• Carregando...
É possível trocar o refrigerante pela água?
| Foto:
Pedro Serápio/Gazeta do Povo

Uma professora iniciante falava com seus alunos de 1º ano sobre a preservação da água do planeta. A única criança que parecia não interessar-se pela aula finalmente levantou a mão e prontamente a professora deu-lhe a oportunidade de falar. Atônica, descobriu que o aluno não estava preocupado se a água acabasse, porque ele preferia tomar refrigerante.

Fato ou lenda, a história simplista demonstra o desconhecimento da importância da água para a vida na terra e sua utilização, e lembra a criança que pensa que o leite que ele bebe vem da caixa, e não da vaca.

A visão fragmentada da qualidade da nossa água, alimento ou ar, faz com que muitos indivíduos, depois de adultos, ajam de maneira irresponsável, sem dar conta que suas ações refletem, cedo ou tarde, no que estará disponível à sua mesa.

Recentemente, tive uma experiência muito positiva com crianças, em substituir o refrigerante e sucos industrializados, em função da sustentabilidade ambiental e financeira. Quase de brincadeira, falei para o meu caçula, de seis anos: se você passar um dia inteiro tomando água ao invés de beber refrigerante ou suco, ao final do dia, dou a você R$ 2.

Para minha surpresa, ele agarrou-se a chance de ganhar os dois merecidos reais e venceu o primeiro dia. No outro dia, a irmã quis o direito de participar do desafio.

As crianças resolveram continuar com o desafio, em casa, já são 40 dias sem refrigerante. O organismo, a conta bancária e o meio ambiente agradecem, já que o líquido não tem conservantes, corantes ou açúcar, é mais barato e as garrafinhas podem ser recarregadas inúmeras vezes.

Fazer as próprias escolhas é o que faz a diferença!

*Artigo escrito por Raquel Momm, Conselheira do Sinepe/PR, instituição parceira do Instituto GRPCOM.

**Quer saber mais sobre cidadania, responsabilidade social, sustentabilidade e terceiro setor? Acesse nosso site! Siga o Instituto GRPCOM também no twitter: @institutogrpcom.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]