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Foi a paixão por ouvir e contar histórias que me fez escolher o jornalismo como profissão. Na faculdade, ouvia muito sobre o poder de um bom conteúdo para conquistar a atenção do público. Depois de ingressar no mercado, descobri o universo do marketing digital e me encantei com as histórias que as marcas tinham para contar. Aprendi que elas geram conexão, engajamento e, por consequência, resultados.

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Agora imagine só quando essas histórias falam sobre transformação!

Hoje, desbravando o ecossistema de empreendedorismo social, percebo o enorme potencial de negócios e organizações de impacto socioambiental positivo para o marketing de engajamento. Afinal, para chamar a atenção das pessoas para causas importantes, cada vez mais é necessário saber contar boas histórias. Uma pesquisa realizada no ano passado pela Edelman, por exemplo, mostra que 69% dos brasileiros compram com base no posicionamento das empresas sobre questões sociais.

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Por isso, não tenho dúvidas de que a primeira pergunta a ser feita no momento de pensar em uma estratégia de comunicação de causas é: “qual o propósito da sua marca?”

As causas também precisam ser vistas como produtos/serviços e devem ser comunicadas com clareza para encantar. Ou seja, o mesmo trabalho, que envolve pesquisa, análise de mercado e mensuração de dados(geralmente usado com foco no consumo), também deve ser aplicado para iniciativas sociais que buscam visibilidade.

Mas, por onde começar?

Conheça o seu público-alvo

Antes de tudo é importante saber para quem você vai contar sobre o seu propósito. Clientes? Parceiros? Investidores? Seja para quem for, entender hábitos e interesses ajuda a nortear sua estratégia de conteúdo. Uma boa dica é realizar entrevistas  (usando o forms do Google, por exemplo) com pessoas que já interagiram com sua marca, juntar as respostas mais comuns e montar personas para o seu negócio.

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As personas nada mais são do que a representação fictícia do seu “cliente ideal”, e são elas que irão guiar toda a sua estratégia de conteúdo. Por isso é muito importante coletar dados de comportamento e características demográficas com os entrevistados, assim como a compreender suas histórias pessoais, motivações, objetivos, desafios e preocupações.

Saiba onde encontrá-lo

Essa pesquisa também ajuda a entender quais são os canais onde seu público mais consome informação. Entre os mais usados hoje, temos as redes sociais, blog e e-mail marketing.

Poucos lugares proporcionam tanto a interação das pessoas com as marcas quanto as redes sociais. Uma pesquisa feita pela Nossa Causa, em parceria com o Instituto Legado, sobre o cenário da comunicação no terceiro setor, mostra que 93% das 414 organizações entrevistadas estão presentes lá. As principais redes utilizadas, segundo a pesquisa, são Facebook (98%), Instagram (78%) e Youtube (56%).

Pense em que tipo de história vai contar para ele

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A história da sua marca precisa estar alinhada com as necessidades e interesses do seu público. Por exemplo: se você quer sensibilizar para a captação de recursos, pode conversar com possíveis investidores, e eles geralmente podem ter muitas dúvidas relacionadas aos benefícios de aplicar seu dinheiro em causas como a sua. Nesse caso, são essas dúvidas que você irá transformar em temas para o conteúdo de suas publicações.

Veja que estamos falando também de um trabalho bastante educativo. Ao colocar seu público nessa jornada de aprendizado, você tem a oportunidade de abordar inúmeros assuntos atrelados ao universo da causa que sua marca defende.  Criar um calendário de postagens e definir editoriais para suas publicações ajudam a organizar quando e sobre o que publicar.

Lembre-se: o Marketing de Conteúdo é seu aliado!

Hoje quase nenhuma decisão é tomada sem antes consultar o Google, não é mesmo? Por isso é fundamental fortalecer a presença no mecanismo de busca, deixando sua marca facilmente disponível para quem procura ativamente informação online. Ter um blog para armazenar conteúdo exclusivo e relevante, pensado com base nos termos mais buscados sobre a causa que você defende, ajuda na atração do público certo.

Mostre os bastidores

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As melhores histórias são aquelas que aprofundam a vida dos personagens, gerando conexão e fazendo com que nos apeguemos a eles. Com as marcas não é diferente. Colocar sua audiência em contato com o que acontece “por trás das câmeras”, faz com que as pessoas se identifiquem com sua marca além do produto ou serviço, mas com os valores e o ideal por trás delas. Mostre fotos e vídeos de eventos, de projetos, de pessoas.

Tenha um tom de voz alinhado ao seu posicionamento

As empresas precisam viver, sentir e respirar as ações que promovem, e esse mesmo posicionamento deve ser refletido em toda a comunicação da sua marca. Assim, a imagem passada ao seu público se torna uniforme e não gera confusão. Por isso, defina um “tom de voz”. Certifique-se de que seus valores estejam inseridos na narrativa do conteúdo e fale com um tom que seja compatível com seu público.

Investir em estratégias de conteúdo é um ótimo caminho para iniciativas que contam com equipes enxutas de marketing - ou, como em muitos casos, que nem contam com profissionais para ajudar nessa função. Além de não exigir alto investimento, cria um relacionamento efetivo com o público-alvo, gera sensibilização para captação de recursos e ampliar o impacto da causa.

Pronto para o desafio?

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*Artigo escrito por Eugênio Calixto,  jornalista especialista em Comunicação Digital e E-Branding. Coordenador de Marketing e Comunicação do Instituto Legado. O Instituto Legado é parceiro do Instituto GRPCOM no blog Giro Sustentável.

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