• Carregando...
Não só de Responsabilidade Social Empresarial viverá o mundo..
| Foto:
Daniel Castellano / Gazeta do Povo
A questão do gerenciamento de entulhos: investimento da prefeitura de São José do Rio Preto é exemplo de prática de responsabilidade social, mas por parte do governo. – Mas práticas como essa não deveriam ser obrigação de todo gestor público?

… As práticas deverão surgir do poder público também!

É isso mesmo! Cuidar, preservar e incentivar a sustentabilidade do planeta é uma prática que precisa ser incluída nas nossas políticas públicas. Alguns estados e municípios brasileiros já inclusive dão exemplos de como isso pode ser feito!

Dinheiro para preservar áreas de conservação – Agricultores do Espírito Santo que mantêm áreas de preservação conservadas estão recebendo dinheiro do governo capixaba para manter a prática. O Programa de Serviços Ambientais do Espírito Santo tem como objetivo principal incentivar as boas ações que protegem as áreas intactas e que recuperam as degradadas. Hoje já são 130 agricultores beneficiados pela política; a meta é elevar o percentual de território coberto por vegetação nativa dos atuais 10% para 16% nos próximos dez anos.

Incentivo ao gerenciamento de entulhos – Outra política pública implantada que deu certo foi em São José do Rio Preto, cidade do interior de São Paulo. A ideia nesse caso é incentivar um programa de gerenciamento de entulhos. Como isso funciona? Na maior parte das cidades brasileiras, o cidadão que faz uma reforma em casa e precisa se livrar de um armário ou de azulejos quebrados não tem para onde levar esse material. A ideia do programa é receber e separar o material recebido (lixo) e após a retirada de partes que não podem ser moídas, o produto resultante é aproveitado pela prefeitura para recuperar estradas e outras finalidades especificas, como construção de tampa de bueiro e guias de meio-fio.

Esses são 2 exemplos de que o poder público não só pode como deve trabalhar para a sustentabilidade do planeta. Pagamos impostos também para isso, afinal.

E sua cidade, tem alguma pratica sustentável? Divulgue boas idéias; elas podem ser replicadas em outros lugares Brasil afora!

**Quer saber mais sobre cidadania, responsabilidade social, sustentabilidade e terceiro setor? Acesse nosso site! Siga o Instituto GRPCOM também no twitter: @institutogrpcom.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]