• Carregando...
O que está faltando de verdade?
| Foto:

As aulas de muitos estudantes tiveram seu início marcado para ontem, mas muitas disciplinas ainda não começaram. Em muitas escolas, os professores não puderam comparecer simplesmente porque ainda não haviam sido contratados!

São várias as manchetes desta semana que falam em falta de professores. Nas semanas anteriores, o processo seletivo simplificado (PSS) foi pauta de muitas discussões, de algumas brigas e até de documentos judiciais.

Professores que ficaram com classificações desfavoráveis reivindicam melhores postos para serem chamados, houve atraso na contratação… Um caos! O que muita gente passa a se perguntar agora é: o que está faltando de verdade? Falta professor ou falta organização, dedicação, clareza…

A questão da formação é outro assunto polêmico. A procura por cursos de licenciatura diminuiu, enquanto muitos dos professores mais bem classificados no PSS deste ano são recém-formados em áreas específicas. Com isso, ficam de fora da sala de aula aqueles professores experientes, mas que não têm formação acadêmica na disciplina em que lecionam.

Não se trata aqui de defender um grupo ou outro; mas como ajustar isso, diante da falta de professores nas escolas? O que priorizar para solucionar essa questão neste início de ano letivo? O que está faltando de verdade, afinal?

Ivan Amorin/Gazeta do Povo
Sem professores, alunos do Colégio Estadual Tomaz Edson de Andrade Vieira, em Maringá, ficaram o período de aulas no pátio

**Quer saber mais sobre cidadania, responsabilidade social, sustentabilidade e terceiro setor? Acesse nosso site! Siga o Instituto GRPCOM também no twitter: @institutogrpcom.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]