O varejo, isto é, a “atividade comercial de venda ao consumidor final” (conforme definição do Dicionário Aurélio) está em revolução. Pelo menos é isso o que pensa o SEBRAE-PR, que organiza em Londrina, no próximo dia 30, o segundo evento “Varejo em Revolução” no Paraná (o primeiro aconteceu em Curitiba, no dia 18 de agosto).

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Mas o que o varejo pode ter a ver com sustentabilidade?

Pensar em qualidade de vida e desenvolvimento sustentável não significa, apenas, tratar de iniciativas sociais e de soluções viáveis para melhorar a sociedade; consiste também entender o contexto em que vivemos.

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Nessa ótica, o consumo é tema recorrente. Consumimos e nos voltamos ao varejo, praticamente todos os dias, para sobreviver. No mínimo.

Muito do nosso dia-a-dia está relacionado a práticas de compra e venda de produtos. Assim, por mais que a campanha e o evento do SEBRAE sejam mais direcionados aos profissionais do comércio varejista e às empresas que visam lucro, o entendimento das evoluções e revoluções que acontecem nessa área pode ser importante para o desenvolvimento de ações visando a sustentabilidade.

Um exemplo são os estudos relacionados à tecnologia como ferramenta para o consumo. Em 2009, 55 milhões de brasileiros se utilizaram de alguma rede social, o que potencializa a importância dessas redes como canais de comunicação entre empresas e consumidores. Levar isso em consideração com o viés da sustentabilidade permite entender essas redes sociais não só como favoráveis aos negócios, como também o meio mais fácil de divulgar, por exemplo, um projeto social, ou uma notícia relevante no âmbito da cidadania e do Terceiro Setor.

Há uma preocupação, também, em como desenvolver novos padrões de consumo, que utilizem energia limpa e contribuam com o equilíbrio do ecossistema. E, ainda, com os serviços a oferecer a uma população que envelhece cada vez mais e cuja classe C passou de 36% para 53% do total, nos últimos 15 anos. Essas novas classes consumidoras também serão público atendido por programas governamentais e, provavelmente, farão parte de alguma iniciativa social, seja trabalhando no projeto, seja sendo assistido por ele.

No vídeo abaixo, há mais informações sobre todas essas preocupações do setor varejista. Assista e procure absorver o que, dentre essas coisas, pode interferir mais em sua vida e nos rumos de seus projetos.

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