• Carregando...
Por que ser voluntário?
| Foto:

O voluntariado existe desde o começo da história da humanidade. Pessoas colaborando com outras para melhorar um local ou ajudar quem está precisando não é novidade. Mas por que o cidadão, em uma sociedade baseada na competitividade e no consumo, continua procurando atividades voluntárias?

Em uma enquete realizada no site do Centro de Ação Voluntária de Curitiba, 46% das pessoas informaram que são voluntárias porque buscam o “crescimento pessoal”, 23% “por ideal” e 21% para “dar retorno social”.

Pela experiência do CAV e pelas respostas da enquete, são fortes os elementos para acreditarmos que as pessoas querem mais do que somente trabalhar pelo salário ou viver para o consumo; procuram também lugares onde sejam respeitadas e possam contribuir, acrescentar com novas idéias, inspirações e ações.

O voluntariado é um espaço que podemos, livremente, escolher o que fazer. Pode estar aí uma das razões de ser voluntário: encontrar a nossa missão de vida! Vale a pena se perguntar sobre isso.

O Ciclo de Desenvolvimento: Voluntários Transformadores, uma proposta de desenvolvimento humano realizada pelo CAV, pode ser uma ótima oportunidade para que cidadãos e voluntários busquem sua essência. Participe você também e engaje-se a esta causa!

*Artigo escrito pela equipe do CAV, instituição parceira do Instituto GRPCOM

Jonathan Campos / Gazeta do Povo
Voluntários trabalham na separação e na embalagem de donativos para vítimas das chuvas

**Quer saber mais sobre cidadania, responsabilidade social, sustentabilidade e terceiro setor? Acesse nosso site! Siga o Instituto GRPCOM também no twitter: @institutogrpcom.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]