| Foto:
CARREGANDO :)

O mês de janeiro é conhecido pelas típicas chuvas de verão, que em muitos casos ocasionam desastres catastróficos. Desde que o ano começou, a mídia tem divulgado o caos em muitas cidades do país, principalmente no Rio de Janeiro e Minas Gerais.

No intuito de salvar vidas em meio às enchentes e soterramentos, os cachorros são uma ajuda valiosa. No Rio de Janeiro, por exemplo, o cão Spot, de cinco anos, foi um ajudante importante nas buscas pelos corpos das vítimas.

Publicidade

Muito bonita a atitude de preparar animais para ajudarem as pessoas nestas situações! Mas, e o contrário?

Temos acompanhado também, que nestes locais afetados pelas chuvas, há cães e gatos para todos os lados. Na pressa de sair de casa, e na ânsia de salvar a própria pele, muitas pessoas acabam deixando para trás os animais, que ficam presos entre os muros dos quintais alagados, ou nadam desesperados em busca de um local seco, como mostra a reportagem exibida no Fantástico.

Não se sabe ao certo quantos animais foram abandonados e quantos foram resgatados. Mas, o que se sabe é que nem todos os bichos esperam ou aguentam esperar pelo socorro.

Na hora do desespero e da correria é complicado pensar em muitas coisas, mas os animais devem e precisam ser lembrados. Afinal, nenhuma vida tem mais importância ou valor do que outra! Não se trata de defender humanos ou animais, e sim um belo exemplo de que o mais forte deve defender o mais fraco!

Então, que tal sermos treinados para darmos mais valor à vida? E termos ânsia de salvar não só a própria, a do familiar, ou só a dos animais, mas a de todos. E assim, nos sentirmos extraordinários!!

Publicidade

**Quer saber mais sobre cidadania, responsabilidade social, sustentabilidade e terceiro setor? Acesse nosso site! Siga o Instituto GRPCOM também no twitter: @institutogrpcom.