• Carregando...
Fonte: Jonas Kilpp
Fonte: Jonas Kilpp| Foto:

A Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) Papagaio-de-peito-roxo foi inaugurada neste mês de setembro, em Bocaiúva do Sul, na Região Metropolitana de Curitiba. A reserva de 100 hectares foi criada por iniciativa do proprietário da área, Julio Siqueira. Dono de uma pousada na região, Siqueira procurou a Sociedade de Pesquisa em Vida Selvagem (SPVS) em busca de orientações sobre como poderia proteger a área de floresta que cerca a pousada.

“Sempre foi um sonho manter a riqueza natural que encontramos aqui e hoje é uma alegria e um orgulho imenso ter alcançado isso”, conta Siqueira, proprietário da RPPN Papagaio-de-peito-roxo. Por meio do Programa Desmatamento Evitado, realizado desde 2003, a SPVS aproxima proprietários de áreas naturais e empresas interessadas em investir na conservação da natureza. A empresa em questão foi a concessionária de rodovias Arteris Planalto Sul, como medida de compensação ambiental por obras realizadas na BR-116.

O projeto desenvolvido pela SPVS começou em 2012 e incluiu a proteção de 100 hectares na RPPN Papagaio-de-peito-roxo, a adoção de outros 100 hectares de vegetação nativa e a restauração florestal de mais 76 hectares, superando a área exigida pelos órgãos ambientais para a compensação das obras da Arteris. “Quando olhamos para essa compensação, vimos que poderíamos fazer mais”, diz Solange Garcia, gerente corporativa de meio ambiente do Grupo Arteris. “Nesse momento, conhecemos o Sr. Julio, que tinha um sonho de transformar essa propriedade em RPPN. A junção de tudo isso resultou nesse trabalho maravilhoso”, acrescentou durante o evento de lançamento da nova reserva.

A área protegida já teve registros de espécies animais como papagaio-de-peito-roxo, puma, jaguatirica e veado, além de plantas ameaçadas de extinção como a araucária e a imbuia, que indicam a importância dessa área para a conservação da natureza. O trabalho na região envolveu a elaboração do Plano de Manejo da RPPN, o controle de espécies exóticas invasoras, plantio de mudas de espécies nativas – entre elas, algumas ameaçadas de extinção – e a orientação técnica da SPVS para a criação da RPPN.

Ecoturismo

Na mesma propriedade onde estão os 100 hectares da RPPN Papagaio-de-peito-roxo, funciona a Eco Pousada Valle do Ribeira. A biodiversidade conservada na área é o maior atrativo e o grande diferencial do negócio. “Os hóspedes podem visitar as áreas da RPPN, onde encontram até mesmo cachoeiras. Tudo previsto e de acordo com o Plano de Manejo da propriedade” conta Marcelo Bosco, coordenador do Programa Desmatamento Evitado.

O turismo com base na conservação da natureza é uma das principais atividades econômicas de baixo impacto ambiental e contribui para o desenvolvimento da região.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]