• Carregando...
Imagem: Gazeta do Povo
Imagem: Gazeta do Povo| Foto:
Imagem: Gazeta do Povo

Imagem: Gazeta do Povo

Pare para pensar: você conhece alguém do seu bairro que é envolvido com ações sociais? Ou um vizinho que atua fortemente para melhorar a vida da sua comunidade? Com toda certeza existe uma pessoa que você conhece ou ao menos já viu passar pelas ruas que é envolvida com atitudes que realmente fazem a diferença para você e sua família.

Qual o significado disso? O que ela ganha lutando para melhorar a vida do bairro como um todo? Voltar o olhar para a comunidade muitas vezes é sinônimo de gratidão e recompensa. “O sentimento de pertencimento a algo maior – família, grupos, bairro, sociedade, espaços geopolíticos – nos faz refletir sobre nossa participação no sentido de melhorar o nosso entorno”, explica Álvaro Nogueira Olendzki, Coordenador Geral do Programa Comunidade Escola.

“Ao estabelecermos um olhar crítico, elaborando estratégias e ações com um sentimento positivo de construção, lançamos a ideia de que ‘sempre é possível’ e estes ambientes coletivos são beneficiados por estes processos. Penso que se o indivíduo melhora, o meio em que está inserido tende a melhorar”, afirma convicto o coordenador do programa.

Cada vez mais, as pessoas estão percebendo o valor do protagonismo voltado ao social. Ao desenvolver ações em prol das pessoas e das comunidades, os cidadãos deixam de esperar e fazem acontecer voluntariamente. A união de um grupo para o trabalho voluntário local é a oportunidade para doar tempo e descobrir talentos.

Desde a implementação do Comunidade Escola em 2005/2006, o CAV – Centro de Ação Voluntária de Curitiba é um parceiro que acredita no programa como fator essencial na iniciação do trabalho voluntário, pois as atividades acontecem sempre aos finais de semana e em escolas municipais – ‘berço’ de muitos moradores.

“O voluntariado alimenta a mola propulsora do programa que é voltado para as comunidades e ao mesmo tempo protagonizado pela própria comunidade. O CAV tem facilitado o acesso de pessoas que se candidatam a serem voluntárias. Cito também as capacitações dos agentes do programa, principalmente nos processos de captação e manutenção de voluntários nas escolas. É sempre bom poder contar com parceiros que compartilham as mesmas ideias construtivas que nós”, finaliza Álvaro.

Não há necessidade de inscrições para participar do Programa – as atividades são propostas em cada unidade dos nove Núcleos Regionais da Educação em Curitiba. Para ser um voluntário do Comunidade Escola, consulte as vagas disponíveis no site do CAV (www.acaovoluntaria.org.br). Mais informações: (41) 3350-3133.

 

*Artigo escrito Aline Vonsovicz, jornalista voluntária do CAV do CAV – Centro de Ação Voluntária de Curitiba, instituição parceira do Instituto GRPCOM.

 **Quer saber mais sobre cidadania, responsabilidade social, sustentabilidade e terceiro setor? Acesse nosso site! Acompanhe o Instituto GRPCOM também no Facebook: InstitutoGrpcom.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]