• Carregando...
Tribos da Paz e o Protagonismo Juvenil
| Foto:
Projeto Não Violência

O programa Tribos da Paz desenvolvido pelo Projeto Não-Violência em algumas escolas tem procurado através da sensibilização sobre a cultura da paz despertar nos jovens o espírito de liderança e o protagonismo juvenil. Há muitos desafios a serem superados: a dificuldade para trabalhar em equipe, a apatia, a visão de que nossos jovens não têm compromisso ou responsabilidade.

Diante disso, o Tribos da Paz trabalha no sentido de romper com esses padrões contribuindo para colocar nossos jovens na condição de protagonistas desenvolvendo atividades que compreendem a capacitação e sensibilização para o que seja liderança e cultura de paz além de oficinas de meio ambiente e rádio comunitária.

Podemos perceber algumas mudanças importantes, como o simples fato de vir pra escola sem ser ‘obrigado’ e participar de algo para o qual não há nota ou recompensa já derruba a ideia de que “eles não querem nada com nada”. A tarefa de realizar um festival de talentos na escola com prazo e recursos curtos nos fez perceber o quanto esses jovens são capazes de assumir responsabilidades e resolver seus problemas de forma pacífica e organizada.

Enfim, essa iniciativa tem mostrado que o investimento vale a pena!

*Texto escrito por Maria Izabel Machado, técnica do Projeto Não-Violência, ONG parceira do Instituto GRPCOM. (Confira o calendário dos cursos de capacitação oferecidos pela ONG neste segundo semestre!)

**Quer saber mais sobre cidadania, responsabilidade social, sustentabilidade e terceiro setor? Acesse nosso site! Siga o Instituto GRPCOM também no twitter: @institutogrpcom.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]