• Carregando...
Ver e Pensar Fotografia: a cada flash um registro surpreendente
| Foto:

Fotografar é uma grande arte, que reúne várias habilidades. É necessário concentração, percepção, olhares atentos e inspiração, além de técnica. É o que acontece com os alunos da Escola Municipal Arco-Íris, em Almirante Tamandaré, que são beneficiados pelo projeto Ver e Pensar Fotografia. Por meio de oficinas teóricas e práticas, alunos da 4ª séries aprendem as técnicas de fotografia e com isso são levados a refletir e expressar sua criatividade sobre os temas cotidianos.

Segundo o fotógrafo Silvio Ribeiro, coordenador do projeto, os pintores começam com uma tela em branco e vão adicionando elementos; os fotógrafos fazem o contrário, deixam no quadro apenas o que valoriza o assunto principal e excluem os elementos que distraem o observador. A fotografia, quando levada para dentro da escola, é um elemento que pode trazer transformações significativas para os estudantes, pois auxilia na concentração, na sensibilização do olhar e leitura do mundo.

O uso da fotografia em projetos de educação não formal, além de ser uma maneira estimulante de promover o conhecimento, também contribui para a inclusão social por meio da troca de informações e experiência e também da elevação da auto-estima dos estudantes.

No próximo sábado, 26 de junho de 2010, será o dia de conhecer o resultado deste de todo o trabalho desenvolvido no Ver e Pensar Fotografia (veja mais informações). A Escola Municipal Arco-Íris, que sediou as atividades durante o semestre, realizará às 10h, uma exposição com as melhores imagens captadas pelos olhares surpreendentes dos estudantes que participaram do projeto.

Para Silvio Ribeiro, a fotografia revela a escola e o mundo conforme os olhos das próprias crianças. A leitura de mundo que os fotógrafos mirins desenvolvem se reflete nos registros de imensa qualidade que eles efetuam.

Diego Linke

– Quer saber mais sobre sustentabilidade e terceiro setor? Acesse nosso site! Siga o Instituto RPC também no twitter.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]