• Carregando...
Você pode utilizar melhor o seu tempo?
| Foto:
Valterci Santos / Gazeta do Povo

Ações sustentáveis visam minimizar os danos ambientais, aumentando o aproveitamento dos recursos. Ou seja, compartilhamos ideias de como reciclar, reduzir ou reutilizar tudo aquilo que ocupa um lugar – espaço – no nosso planeta.

As ações sustentáveis são fundamentais, pois nosso planeta não pode abrigar de maneira indefinida a sucata de milhões de eletrodomésticos e eletroeletrônicos que a população mundial compra todos os anos. Objetos estes, vale salientar, que são fabricados em sua maioria para reduzir o tempo gasto em atividades que não consideramos tão agradáveis, ou como diriam alguns, tornar a vida mais prática.

Ótimo. A pergunta inevitável é: o que estamos fazendo com o tempo que ganhamos através de eletrodomésticos e eletroeletrônicos ultramodernos que se tornarão sucata por dezenas de anos? Recentemente, foi aprovada uma nova legislação normatizando a propaganda que tem como público alvo as crianças a partir de uma constatação preocupante. Nossas crianças estão, em média, mais de cinco horas por dia em frente à televisão e muito vulneráveis às ações de mídia.

Se não nos disciplinarmos em relação ao bom uso do nosso tempo, em especial do nosso tempo livre, nossas crianças, nossa educação e o futuro do nosso planeta pagarão um preço muito alto. Criança precisa de um local em casa para estudar sim. Mas mais do que uma bancada de estudos, é necessário planejar um tempo para os estudos. Não vamos melhorar significativamente a educação de nosso país se nossas crianças não tiverem um tempo decente de estudo em casa. Pais e professores dão o exemplo ao desligarem por um tempo a televisão e se dedicarem à leitura.

Invente e aproveite seu tempo com a família. Viaje, leia, pinte, costure, borde, construa, plante, regue, fotografe, cozinhe, organize. Tenha conversas reais e não apenas virtuais. E, acredite, existe tempo para isso na sua vida. Afinal, você tem dezenas de objetos que te ajudam. E aí vale aquela pergunta sincera: você pode melhorar a utilização do seu tempo?

>> Artigo escrito por Raquel Adriano Momm Maciel de Camargo, Diretora do Centro Educacional Evangélico e Conselheira do Sinepe/PR (Sindicato das Escolas Particulares do Paraná), instituição parceira do Instituto GRPCOM.

**Quer saber mais sobre cidadania, responsabilidade social, sustentabilidade e terceiro setor? Acesse nosso site! Siga o Instituto GRPCOM também no twitter: @institutogrpcom.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]