Se o bom atendimento se limitasse apenas à simpatia da proprietária Alice e de suas filhas, Joclene e Joselem, a Empada Original já estaria num patamar anos-luz acima de outras casas do ramo.
Mas o que se vê é um cuidado que alcança detalhes como a louça usada para servir o café (que – graças a deus – é coado e não expresso), o açucareiro, a arrumação do ambiente, sua decoração. Pra ver que é tudo feito com capricho e atenção não é preciso nem entrar. Da rua, a pintura representando galhos de oliveira e ramos de trigo já dão pistas de que o que se vai comer não é uma empada que se encontra em qualquer lugar.
Dona Alice, do alto dos seus 53 anos de cozinha, conta que aquela é mesmo uma empada diferente. A massa é fresca (nunca congelada) e dá a impressão de ser folhada de tão crocante. Os recheios tradicionais (palmito, frango e palmito com camarão) têm um tempero suave e leve. É uma empada que não empapuça nem empanturra o freguês, que se torna merecedor um troféu de auto-controle se conseguir comer apenas uma.
E, se não bastasse isso tudo, ainda podemos dizer que a Empada Original tem pedigree. Os 35 anos em Curitiba são apenas uma parte de uma história que começa em 1946 em Ponta Grossa, onde o sogro de dona Alice, Otto Ewy começou produzir as Empadinhas Otto, tradicionais na cidade. Seu Otto foi quem desenvolveu as primeiras receitas de empada que foram trazidas pela família para Curitiba.
Outro destaque é o doce de queijinho. O nome no cardápio é bolo de requeijão, mas me lembrou do doce de queijinho que eu comia na infância, durante as férias que passava todo ano com a família na região do Alto Vale do Itajaí. É uma alegria saber que, diante da epidemia de cheese cakes que grassa pela aí, ainda tem quem saiba preparar um bom doce de queijinho como sempre fizeram os descendentes de alemães do Alto Vale e que, por algum mistério do universo, é tão difícil de encontrar em Curitiba (quando for lá, peça o seu com geléia).
Também é uma alegria saber que, se existem lugares metidos a chique tão inóspitos a ponto de não permitir nem que o cliente lave as mãos antes de se servir, existem, no outro extremo, lugares como a Empada Original.
——————
Serviço
Empada Original
Rua Fernando Moreira, 565 (verifique a localização no Mapa da Baixa Gastronomia)
(41) 3233-3225
Não aceita cartões
De segunda a sexta, das 11:00 às 19:30. Sábados até 17:30.
——————
Quer mais? Tem sugestões? Visite o mapa, curta nossa página no Facebook, comente aqui no blog, nos envie um e-mail, ou siga-nos no Twitter.
Escândalo do Banco Master afunda imagem do STF e pode impactar as eleições
UE confirma que assinará o acordo de livre-comércio com Mercosul no sábado
Trump quer adquirir a Groenlândia: como funciona a compra de territórios
Ciência mostra que “agenda verde” radical afasta até mesmo quem defende o meio-ambiente