i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?

Guilherme Fiuza

Foto de perfil de Guilherme Fiuza
Ver perfil

Brasil no cativeiro

  • Por Guilherme Fiuza
  • 15/05/2020 20:35
Estátuas do Monumento das Bandeiras com máscaras de proteção em São Paulo, 12 de maio
Estátuas do Monumento das Bandeiras com máscaras de proteção em São Paulo, 12 de maio| Foto: NELSON ALMEIDA / AFP

João Dória disse que salvou 25 mil vidas com suas medidas de confinamento no estado de São Paulo. O noticiário está divulgando esse tipo de coisa sem achar que precisa demonstrar nada. Quem disse isso? Foi a ciência, responde o governador – única autoridade do planeta que possui uma equação segura entre percentual de isolamento e mortalidade por coronavírus. Ele diz que foi a diferença entre o que o Instituto Butantã projetou sem quarentena e o número atual de óbitos.

Se o que o Imperial College de Londres projetou para a pandemia fosse levado em conta, a OMS poderia declarar que já foram poupadas milhões de vidas. Mas a diferença entre projeção e realidade não se deveu a método de contenção algum – foi apenas um estudo feito com premissas inadequadas, como admitiu seu próprio autor, o epidemiologista Neil Ferguson. Quais são as premissas cientificamente seguras para qualquer projeção envolvendo a pandemia de coronavírus?

No nível da segurança absoluta – que permita constatações com o rigor matemático como o ostentado por João Dória – nenhuma. Pelo simples fato de que o vírus é novo e a literatura sobre o seu comportamento não existe – está sendo criada agora, em tempo real. O governador de Nova York acaba de informar que os dados sobre a população infectada registrados na rede hospitalar do estado o surpreenderam completamente.

Um total de 84% dos internados com Covid-19 estavam cumprindo as medidas de confinamento determinadas pelo democrata Andrew Cuomo – ou seja, estavam em casa. Esse resultado derrubou boa parte das projeções e premissas sobre os efeitos do lockdown, e as estimativas estão tendo que ser refeitas. Mas João Dória, ao contrário do resto do mundo, não tem dúvidas.

Nós temos – muitas, mesmo que isso não esteja em voga (ter dúvidas) dependendo do que se queira afirmar. A Organização Mundial da Saúde, referência para a recomendação do lockdown, atualizou essa diretriz algumas vezes desde o início do reconhecimento da pandemia. A principal revisão foi relativa à constatação – frustrando em parte suas projeções – do surgimento de frentes significativas de contágio dentro das casas. E esse contágio não seria necessariamente provocado pelas parcelas da população que continuaram circulando. Um grande contingente provavelmente se confinou já infectado e assintomático.

Esse fator de incerteza, apresentado pela OMS, sobre a eficácia exata do confinamento já introduz uma variável desconhecida que desautoriza qualquer projeção com precisão matemática – como vimos no caso de Nova York – sobre o avanço do contágio, em qualquer região do mundo. Menos em São Paulo.

A OMS disse mais: em áreas socialmente vulneráveis – como o Brasil, incluindo São Paulo – onde pessoas precisam cavar a sua sobrevivência a cada dia, a circulação controlada (excetuando os grupos de risco e os sintomáticos) não só é aceitável, como recomendada, naturalmente com todas as medidas de prevenção de contágio e contra aglomerações. Você acha que a OMS quis dizer com isso que não tem problema permitir o avanço da epidemia nessas áreas?

Claro que não. Ela quis dizer que, embora recomende o isolamento horizontal como a medida mais conservadora (e não salvadora, como mostra a ocorrência do contágio em casa), a circulação social restrita e controlada não afronta os códigos de enfrentamento da pandemia – e estamos falando da OMS, a proponente e avalista planetária do “fique em casa”, medida que está longe de ser consensual nos meios científicos. Ou seja, não há um modo absolutamente seguro de proteção contra a pandemia e não existem certezas absolutas nessa matéria. A não ser em São Paulo.

A flexibilização do lockdown para áreas socialmente vulneráveis é o reconhecimento de que, para essas populações, o embargo às atividades extradomiciliares provocará desnutrição, doença e morte – como ratificado pela FAO (órgão das Nações Unidas para alimentação e agricultura) e agora pela Unicef (idem para a infância). Essas mortes não entraram na equação de João Dória – quando nada, pelo fato de que essa equação não existe.

Apesar de todas as incógnitas colocadas – não por esse texto, mas pela OMS, pela medicina, pela epidemiologia, pela infectologia, enfim, pela ciência – tente usar o fator Dória de sobrevivência num exercício de hipótese. Imagine que 10% da população que o governador de São Paulo diz ter conseguido manter em casa não tivessem aderido ao confinamento. Quantas pessoas desse grupo teriam falecido?

Você não saberá, nem o Instituto Butantã, nem o Dória, nem o Nostradamus, porque dependerá de quantos eram do grupo de risco, de que faixas etárias, se estiveram em aglomerações ou se circularam responsavelmente, se tornaram-se ou não vetor de contágio assintomático para seus familiares, se uma vez infectados desenvolveram sintomas importantes ou não – e, caso tenham desenvolvido, se trataram adequadamente ou não – entre muitas outras variáveis.

Matemática de loteria não salva vidas. E se disser que salva, estará zombando delas.

Você não consegue nem saber quantas pessoas foram mortas pelo coronavírus, porque muitos morreram por outras doenças e portavam o coronavírus – mas, por uma razão obscura qualquer, essa separação estatística não chega a você. E se você pedir um rigor maior nas informações que cercam a pandemia – porque você quer conhecer direito o problema – será acusado de querer minimizar o problema. E de desprezar vidas. É o que João Dória faz todos os dias. Ele e seus companheiros de trancamento dogmático pelo Brasil afora.

Ou o Brasil toma coragem para refutar as bravatas devastadoras, ou apodrecerá no cativeiro até que os parasitas se considerem satisfeitos – isto é, nunca.

64 COMENTÁRIOSDeixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 64 ]

Máximo 700 caracteres [0]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Termos de Uso.

  • W

    Wilson Santos Marques

    ± 0 minutos

    Boa noite Sr. Guilherme Fiuza, parabéns pelas suas matérias, que no mínimo trazem esclarecimentos respeitosos para as pessoas que preferem um jornalismo sério e independente. Obrigado.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • P

    Plínio

    ± 11 dias

    Excelente. Por você, Guzzo, Constantino, Graeml e Alexandre eu continuo assinando este jornal. Hoje tristemente deram as costas ao seu lado conservador passando perfume nas atitudes do ministro cabeça de ovo. Se Burke visse a noticia no jornal justificando a iniciativa anti fakes se suicidava.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    Maria Fatima de Moura

    ± 16 dias

    Parabéns pela reportagem.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • C

    Calamari Enilson

    ± 18 dias

    Achei muito pertinente essa notícia para o momento que vivemos agora. Parabéns ao autor!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • J

    José Tadeu Araujo

    ± 20 dias

    Se a doença, por um estranho desígnio, atingisse apenas os pobres, não teríamos confinamento. Se usamos a estatística (não é uma ciência?), acusam de insensível, contra a vida, etc. E, no entanto, ficam divulgando a todo momento o número de mortos, número de infectados, número de urnas funerárias compradas, número de covas abertas, número de futuros defuntos, etc.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    Mario José Javarys

    ± 21 dias

    Outro verdadeiro jornalista isento como sempre parabéns GUILHERME FIUZA.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    Monica Muylaert

    ± 21 dias

    Excelente sempre!!!!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • C

    Celio Aparecido Alves Beserra

    ± 22 dias

    Após toda essa destruição de empregos e vidas, ao menos me resta o consolo de que Dória está liquidando a própria carreira política e nos livraremos desse c.a.n.a.l.h.a. em 2022.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • G

    Galvão

    ± 22 dias

    Excelente comentário clap, clap, clap

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • P

    peace!

    ± 23 dias

    cachaceiro

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • G

      Galvão

      ± 22 dias

      Concordo com vc, o Lula Ladrão é cachaceiro.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • V

    VOTO IMPRESSO JÁ

    ± 23 dias

    #ForaDoriaGenocida

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • D

    Dissenha

    ± 23 dias

    Idem : sensato como sempre.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • P

    PTRLC

    ± 23 dias

    João Bravata Dória deveria por na sua conta de infectados, a decisão esdrúxula dele com o alcaide "Burro" Covas, na implantação do rodízio de carros na cidade de São Paulo durante essa pandemia, que só serviu para aumentar o número de infectados nos transportes coletivos. Valeu Fiuza, pelo artigo desmascarando esses gigantes de pés de barro.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • R

    Rubens Farias

    ± 23 dias

    Não adianta os pais fazerem quarentena, ficarem em casa ,se os filhos vão para as baladas clandestinas.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • J

    joão carlos moretto

    ± 23 dias

    Contra burrice não existem argumentos, ou é falta de caráter mesmo. Na verdade o Sr. FIUZA está enquadrado tanto na burrice como na total falta de caráter. Tanto Lula como Bolsonaro possuem o dom de transformar gente em anta.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • S

    Stefan Halla

    ± 23 dias

    Excelente! Parabéns.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • E

    EDUARDO SABEDOTTI BREDA

    ± 23 dias

    Fuiza, sensato como sempre.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • T

    TIAGO SILVA

    ± 23 dias

    Heita Fiuzza, além de lunático e preguiçoso. Veio com os mesmos tópicos fora de contexto sobre NY que já trouxe na semana passada, lamentável. Pf comenta aí que teremos o 3 Min da Saúde em 1 mês e ainda não temos plano algum para a pandemia. Crie vergonha na cara!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    2 Respostas
    • D

      Diogo

      ± 23 dias

      Nesta

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • D

      Diogo

      ± 23 dias

      Ah é? Quer dizer que o ministro da saúde manda alguma coisa besta epidemia? Quem manda são os governadores e prefeitos. O governo federal serve apenas para mandar a mesada.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • B

    Bárbara Silva Ganzelevitch

    ± 23 dias

    Bravooooooo

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • C

    CSG

    ± 23 dias

    Fiuza, vc não pode esquecer o remédio antes de escrever...Sim , concordo com vc , a terra é plana, mas não esqueça o sedativo.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • T

    Toso

    ± 23 dias

    Perfeito, Guilherme.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • F

    Fernando Antonio Roquette Reis Filho

    ± 23 dias

    A verdade é que ninguém sabe nada. Aqui em BH um infectologista pavão, que dá entrevista na Globo todo dia, previu 500.000 mortes. Como temos pouco mais de 20, ele agora escreve contos e ensaios literários em jornais da capital citando Guimarães Rosa e enaltecendo o pão de queijo, a cachaça, o torresmo e as montanhas como nossos protetores. É de lascar.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • F

    Fabio Vieira

    ± 23 dias

    Pensei que fosse encontrar aqui na gazeta do povo jornalistas sensatos como Fiuza e Alexandre Garcia, mas me decepcionei, estou saindo, não deu pra ficar uma semana.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • T

      TONI NARDI

      ± 23 dias

      Fabio, Bom dia. Amanhã é meu último dia de assinatura. Parei no primeiro mes. Achei um absurdo pagar 0,99 pela péssima experiência com a GP. A ascenção do conservadorismo/liberalismo é muito recente. Temos uma batalha duríssima pela frente.O que nos deve animar é o surgimento de uma geração mais jovem para debater e divulgar nossas idéias. Boa sorte para todos.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • J

    joão José Augusto Mendes

    ± 23 dias

    Falou uma realidade incontestável, ninguém sabe nada sobre esse vírus, outra realidade a Chine recupera sua economia a todo vapor pois está vendendo para o mundo aquilo que todos precisam para combater o seu vírus. Veja a curva nesta Gazeta, e incrível de todos estão caindo e a nossa continua subindo, em dois meses a de todos estabilizaram e estamos a 4 e continuamos rampa acima. Será?

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    Marcelo Marinho

    ± 23 dias

    Fiúza para ministro da saúde.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    Maquiavel

    ± 24 dias

    O Doriana e o Carequinha vão acabar com São Paulo

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • D

    Darcio A G

    ± 24 dias

    o superintendente do comite de crise do doria é pai do Boulos!!!!!! sem comentarios....

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    Marcus Vinicius de Andrade

    ± 24 dias

    Esse Doriana é insuportável!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • I

    Izio Machado

    ± 24 dias

    O que ainda faz o Fiúza na Gazeta do Moro ???? Sai daí rapaz !!!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • P

    Paulista

    ± 24 dias

    João Ditadória é sujeito que veio para jogar a pá de cal no PSDB

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • I

    Ivan S Ruppell Jr

    ± 24 dias

    Penso que a Gazeta poderia emoldurar o texto e apresentar dia a dia aos editores e jornalistas, colunistas e articulistas desse jornal, pra que tenham alguma coerência e ética em suas reflexões sobre os atos governamentais e políticos acerca da Covid 19.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • H

    Humberto Edson Cervelin

    ± 24 dias

    Dória vai colher o que plantou. O estado de SP está sendo aniquilado por ele, cujo único propósito é eleitoreiro. Vai ser preciso gerações para recuperar o estrago feito em 60 dias. Uma coisa é certa, Dória jamais vai poder andar na rua sem um forte aparato de segurança, isso diz tudo

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • J

    JULIO CESAR DA SILVA

    ± 24 dias

    Diante esta pandemia e da hipocrisia de alguns governadores e prefeitos que pregam desordenadamente o isolamento social total depois do Carnaval, mas antes do Carnaval afirmavam que o contato social durante a festa da carne não geravam risco de contato, afirmo dá nojo ter votado nesta gente! Escuta los diariamente na televisão como arautos da ciência fazendo discursos dá vontade de nunca mais votar na vida!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    MORALES

    ± 24 dias

    Quando Mandetta e João Dória falam em nome da ciência, eu não consigo parar de rir. É de um ridículo absurdo.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • L

    Leidson

    ± 24 dias

    A realidade é que os estados que são ferrenhos defensores do lockdown são aqueles que mais negligenciaram a saúde nos últimos anos e exatamente os que têm maiores históricos de corrupção.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • E

    Eduardo Prestes

    ± 24 dias

    Não fiz e não farei quarentena, vida normal, com algumas precauções. E o estado que não se meta na minha vida... De todas as opções, prefiro o risco e a imunização de rebanho.. A quarentena não resolve nada e ainda traz prejuízos econômicos catastróficos. E ainda por cima, é recomendação de esquerdistas. Tenho preconceito contra essa gente, prefiro estar contra, no outro lado, o da liberdade e da responsabilidade individual. O coletivismo truculento só traz desgraça.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • C

    Carlos

    ± 24 dias

    Se o boneco de cera tem tanta certeza que salvou 25 mil vidas, queria saber o nome de ao menos uma delas. A minha não deve ter sido

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • L

    luiz antonio benfato

    ± 24 dias

    disse tudo sou de campinas sp aqui a cidade parou houve poucas mortes somente medo que passa pra gente

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    marco Aurelio Bittencourt

    ± 24 dias

    Sim, tudo ok com o artigo. Penso eu que o ponto é o que destacou outro jornalista: o que quer Bolsonaro. A resposta correta do jornalista: isolamento vertical e remedio no inicio da doença. Creio que Bolsonaro esta certo (sai do grupo por conta do seu pacto com o centrão). Mas qual seria a forma de se ter uma estratégia sobre o remedio? Imagino que seria exigindo o protocolo clinico de que está tratando a doença. Uma analise mais aprofundada levantaria os protocolos clínicos de sucesso no mundo. Acho muito ruim a estratégia da mídia em levantar números de mortos sem sequer destacar os protocolos. É o que penso. E curti a sua materia.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    Admar Luiz

    ± 24 dias

    Dória? Esse politicamente já era. Tentou posar de estadista, de líder, sei lá do que mais, danou-se. O povo, está mais esperto, não suportam mais demagogos, políticos oportunistas como ele, e os Lulas da vida.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • R

    Ricardo Drummond de Macedo

    ± 24 dias

    No cativeiro do pensamento mágico de uma Direita truculenta, embrutecida, voraz e desumana.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    4 Respostas
    • M

      Maquiavel

      ± 24 dias

      Uuuuiiiiiii...

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • A

      Admar Luiz

      ± 24 dias

      Pior ainda pra gente burra como vc. Credo! Caia fora esquerdista ignorante. Cara, não tenho paciência com gente sem neurônios. Mamma mia!

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • M

      maisvalia

      ± 24 dias

      Esquerda voraz em roubo, até na pandemia petista continua roubando

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • M

      maisvalia

      ± 24 dias

      Fique vc em casa

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    Marcos eisenschlag

    ± 24 dias

    Neil Fergurnon e' aquele que escapava do isolamento que ele mesmo recomendava para ir dar uma bimbada na esposa do colega de trabalho dele. Muito cientifico ele em sua "quarentena"...Me lembra a Greta criando uma narrativa mundial para poder matar aula nas sextas-feiras.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • J

    J.A.O

    ± 24 dias

    Se, em longo prazo, somos os criadores do nosso destino, de imediato perdemos essa capacidade ao nos tornarmos escravos das ”CERTEZAS” daqueles que tem o poder de decidir o que julgam ser o correto a nossa subsistência no presente. Somente reconhecendo a tempo o perigo que essas "”CERTEZAS” representam é que poderemos esperar um futuro onde seremos os protagonistas de nossas próprias escolhas.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • G

    Gonzaga

    ± 24 dias

    João Doria veio para substituir o antigo e carcomido PSDB. Pelo jeito veio pra pior.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • W

    Wilson Ferreira

    ± 24 dias

    Para os adeptos da "Terra parada", uma observação: o cronista não defende todo mundo na rua, somente um enfrentamento sensato do problema, pautado em critérios científicos minimamente aferível e não baseado em achismos.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • P

    Paulo Henrique Macedo

    ± 24 dias

    João Dória é um marqueteiro exercendo a governança. Nada mais trágico para o povo paulista!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • C

    Cassiano

    ± 24 dias

    Cada vez há menos motivos para assinar a Gazeta. Fiuza é um deles.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    3 Respostas
    • M

      Maquiavel

      ± 24 dias

      Assine a Foia di Sun Paulu então!

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • M

      MARCO

      ± 24 dias

      CASSIANO!!! Não passe vontade!!!

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • E

      Eduardo Weber

      ± 24 dias

      Se for por falta de tchau, tchau

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • F

    Francisco Velloso

    ± 24 dias

    Doria é a maior erro que eu já fiz com um voto em quase 40 anos

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • V

    Vania Zanardi

    ± 24 dias

    Bravo,lúcido como sempre..

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • E

    Emily Sobral

    ± 24 dias

    excelente análise. Fora Dória pelo bem da população.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • I

    Iguinho

    ± 24 dias

    Fiuza sempre espetacular.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    AJAS

    ± 24 dias

    Esse João Dória é um sabe tudo! Só não sabe que seu fim político está logo ali. Beleza de crônica!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

Fim dos comentários.