Bolsonaro x Lula: e o centro?| Foto: arte-montagem
Ouça este conteúdo

As mais recentes pesquisas de opinião indicam que há uma consolidação de cenário para que a disputa de 2022 seja entre Jair Bolsonaro e Lula. Apesar dos percentuais do Datafolha, Paraná Pesquisas, Atlas Político, XP e outros órgãos de opinião apresentarem variações numéricas, há uma coisa em comum em todos eles: o atual e o ex-presidente monopolizam as intenções de voto. O ressurgimento do líder petista, potencializado politicamente pelas recentes decisões do STF contra a Lava Jato, deu novos contornos a essa disputa. Outrora sem rumo e nem narrativa, a esquerda ganhou um candidato competitivo capaz de unificar esse segmento do eleitorado que abrange uma parte considerável da sociedade.

CARREGANDO :)
CARREGANDO :)

Bolsonaro, por sua vez, continua onde estava. Blindado por uma base ferina que, mesmo sob o desastre da administração da pandemia, se mantém ao seu lado. As manifestações do dia 1° de maio, ainda que infinitamente menores do que a retórica oficialista tenta vender, foram significativas por mostrar a mobilização continua dessa militância. No cálculo de Bolsonaro para a reeleição está a certeza de que isso será suficiente para confirma-lo no segundo turno, contando a partir daí com o antipetismo de forma a dobrar os descontes com seu governo mas que ainda temem uma possível volta de Lula.

Bolsonaro e Lula tem características comuns, ainda que visões de mundo bastante distintas. Ambos se comunicam com facilidade, são carismáticos, caminham entre os populares e fazem discursos voltados para a realidade dessas pessoas. Aqui não vou me deter no exame de suas condutas ou no conteúdo de suas falas. Apenas evidencio os ativos que franqueiam o favoritismo deles.

Publicidade

>> SIGA a Gazeta do Povo no Instagram

Em seu mais recente editorial, o jornal “O Estado de São Paulo” pinta o cenário entre os dois como a oposição do “atraso ao retrocesso, a indecência à imoralidade, a desfaçatez ao cinismo”. Também alerta como, em caso de vitória de qualquer um, se aprofundaria “a discórdia entre os brasileiros’.

Nesse contexto, a situação do chamado centro político, torna-se ainda mais dramática. E aqui é necessário dizer: o grupo já batia cabeça muito antes de Lula voltar a ter condições de concorrer. E não, não é o caso de dizer que está tudo definido. Na verdade, essa é uma armadilha de quem quer impor a polarização como única possibilidade. Mesmo assim, seria ingenuidade imaginar que com as posições que ostentam nas pesquisas até aqui, Luís Henrique Mandetta, João Doria, Eduardo Leite, João Amoedo e Ciro Gomes estão confortáveis.

Afinal, o que une essa gente toda que pretende viabilizar uma terceira via? Até aqui não há coesão de pensamento, muito menos pauta unificada. Aparentemente eles se propõem a defender a democracia. E termina aí. Mas desde quando isso é uma agenda? Bolsonaro e Lula também tentarão se vender como democratas e defensores do regime de liberdades.

O que o eleitor quer é uma visão de país. Um programa a ser implementado. E, por hora, o tal centro ainda não apresentou pistas disso. Mesmo aqueles que rejeitam os nomes que simbolizam a polarização não se sentem estimulados a manifestar seu apoio pelos outros. É a clareza de ideias que determina a intenção de voto.

Publicidade

Se o cenário de 2022 caminhar para a disputa entre Bolsonaro e Lula, que ninguém culpe os eleitores. Foram as alternativas que não se mostraram suficientemente atrativas. Ou o centro ata um nó górdio que una suas diferentes candidaturas em uma que represente algo objetivo, ou será encarado pela sociedade como uma valsa de bêbados, condenados a terminar a noite estendidos no cordão da calçada.

Infográficos Gazeta do Povo[Clique para ampliar]