Eduardo Bolsonaro na ONU| Foto:

“O que aconteceria se John Lennon estivesse armado?”, pergunta o dublê de chapeiro, deputado nas muitas horas vagas e candidato à embaixada do Brasil nos EUA, Eduardo Bolsonaro, enquanto posa fazendo arminha diante da escultura Non Violence, de Carl Fredrik Reuterswärd, em homenagem ao beatle. Um capeta em forma de guri.

CARREGANDO :)

É mesmo uma pergunta retórica bastante pertinente. O socrático deputado poderia refazê-la a si mesmo com a seguinte variação: “E se Adélio Bisco estivesse armado?” É de se pensar. Porque havia seguranças armados em torno do presidente Jair Bolsonaro, mas isso não impediu que o desequilibrado Bispo atentasse contra a vida do indefeso Messias. Mais do que a facada, um tiro à queima-roupa teria sido letal.

Não sou pacifista, em sentido estrito, pois reconheço a necessidade do uso da violência para a ordem social. A violência é uma potência neutra, que pode e deve servir a propósitos bons e úteis. Defender-se a si mesmo; defender a própria família; defender a aldeia, a cidade ou o país de agressões injustas e despropositadas. Como qualquer paixão humana, pode ser bem ou mal direcionada.

Publicidade

A cada oportunidade que tem, no entanto, Eduardo Bolsonaro demonstra que, para ele, a violência é um fetiche. Uma tara. Uma mania. Já quando seu pai se recuperava de intervenção cirúrgica no hospital, lá estava o 03 com arma na cintura, bem à mostra, como se ali também fosse hora e lugar para rejeitar todo pacifismo. Monomaníaco, parece ver na força a oportunidade de afirmar virtudes que não tem.

Mais do que um conjunto indeterminado de atos, a política é feita de liturgias e ritos, de manifestações simbólicas e gestos de valor, e vai além da legislação positiva, das promessas de campanha, do pleito eleitoral, da equipe econômica, do regimento interno ou dos discursos parlamentares. Sobretudo, é uma visão de mundo, com suas predileções éticas e intelectuais.

Com sua estreita percepção da realidade, Eduardo Bolsonaro decerto teria rejeitado o espírito da mensagem evangélica: “Bem-aventurados os pacíficos, porque serão chamados filhos de Deus”. Teria rechaçado também os valores de Atenas e aderido aos de Esparta. Justificar-se-ia fazendo arminha defronte o Partenon, como quem perguntasse, “O que aconteceria se Socrates estivesse armado?”, incapaz de imaginar que Socrates teria bebido a cicuta com serena convicção.