i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?

High End

Foto de perfil de High End
Ver perfil

HyperloopTT esta em negociações para instalar trem de 1.000 km/h no Brasil

  • Por Marcus Contin
  • 05/03/2020 17:24
HyperloopTT esta em negociações para instalar trem de 1.000 km/h no Brasil
| Foto:

A empresa já tem um projeto nos Emirados Árabes Unidos em andamento, que conecta Abu Dhabi, Al-Ain e Dubai em 15 minutos, e agora quer desenvolver uma linha brasileira que faria a rota São Paulo - Rio de Janeiro em apenas 25 minutos.

O Hyperloop conseguiria percorrer o trajeto São Paulo - Rio de Janeiro em apenas 25 minutos. (crédito: divulgação).
O Hyperloop conseguiria percorrer o trajeto São Paulo - Rio de Janeiro em apenas 25 minutos. (crédito: divulgação).

Baseados em um conceito de Elon Musk, os trens da Hyperloop Transportation Technologies viajam a velocidades altíssimas, por meio de levitação magnética e tubos despressurizados. Cada 'Pod', como foram apelidados os vagões, comportam de 20 a 30 passageiros e são feitos de estrutura de fibra de carbono, chamada de 'vibranium'.

O trem consegue chegar à velocidade de 1.000 km/h por meio de levitação magnética e tubos despressurizados. (crédito: divulgação).
O trem consegue chegar à velocidade de 1.000 km/h por meio de levitação magnética e tubos despressurizados. (crédito: divulgação).

Outro plano que faz parte das negociações da empresa é a rota São Paulo - Campinas, que levaria apenas 6 minutos. Ricardo Penzin, diretor da HyperloopTT na América Latina afirmou que esse trajeto menor seria mais fácil de sair do papel. "O Brasil deve figurar na segunda leva de investimentos, prevista para daqui a cinco anos", estima Dirk Ahlborn, fundador e CEO da HyperloopTT, à Exame.

Um dos grandes problemas atuais para a empresa são as conversas com o poder público. Em 2018 a HyperloopTT chegou a anunciar que o seu centro de pesquisas seria em Contagem, Minas Gerais. No ano seguinte o projeto já havia sido cancelado pois o governo mineiro não liberou a verba de R$ 13 milhões, equivalente à metade do custo total. A empresa agora tenta convencer Curitiba, dizendo que a cidade tem vocação para esse tipo de inovação.

Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 0 ]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.