Iris Van Herper combina técnicas de costura à mão com impressões em 3D e cortes a laser. O resultado é impressionante, típico da designer.

CARREGANDO :)

 

Publicidade

 

A pioneira na impressão 3D de vestuário diz que enxerga na tecnologia uma espécie de ‘extensão da sua mão‘ mas não deixa de lado a tradição. “Tecnologia, para mim, é apenas uma ferramenta. O cortador a laser ou a impressora 3D são iguais às minhas mãos ou as mãos de minha equipe “. Conta Van Herpen.

 

A Holandesa estudou design de moda no ArtEZ ‘Institute of the Arts Arnhem’ e ja explorou vários temas nas suas obras. Formas cristalinas, orgânicas, magnéticas e etc…

Publicidade

 

 

Atualmente o foco é um novo material apelidado ‘Pele de Dragão‘. Um silicone de alta performance, usado principalmente para simular a pele em filmes, onde são aplicadas milhares de peças pequenas cortadas a laser e moldadas na impressora 3D, o resultado é uma aparência orgânica incrível.

 

Publicidade

 

O processo é extremamente peculiar e requer muita atenção. A designer conta que várias versões quase finalizadas foram arruinadas na última aplicação de camadas. Uma vez finalizado o vestido é revestido com uma camada de seda e algodão, que o tornam mais confortável para a utilizadora.

 

Publicidade

 

Para os próximos projetos Iris Van Herpen ja está de olho em um material patenteado pelo exército americano que simula a invisibilidade. Fantástico!