Os cinco andares abrigarão parte da coleção do bilionário François Pinault, além de um teatro, espaços de galerias, auditório subterrâneo e um restaurante. (crédito: divulgação).| Foto:

O mais novo museu de arte de Paris será construído na antiga bolsa de valores parisiense, o edifício do século 19 ganhou um moderno projeto assinado por Tadao Ando, vencedor do Pritzker.

CARREGANDO :)

 

Publicidade

 

 

Contratado por François Pinault, famoso colecionador de arte contemporânea (incluindo obras de Mark Rothko e Damien Hirst), o arquiteto japonês apresentou um projeto que visa modernizar o prédio histórico construindo um museu circular inteiro de concreto.

 

Publicidade

 

 

A construção é inovadora por ser descolada das paredes originais do edifício, mantendo a história do prédio e preservando a redoma central que servirá como principal fonte de luz ambiente. A solução foi idealizada após a prefeitura de Paris só autorizar as reformas com a exigência de que todas as novas mudanças possam ser revertidas posteriormente.

 

Publicidade

 

As fachadas, paredes internas, afrescos e claraboias vão passar por um intenso trabalho de restauração. Serão cinco andares repletos de obras, além de um teatro, espaços de galerias, auditório subterrâneo e um restaurante.

 

 

Publicidade

 

Com mais de 900m², o novo museu será inaugurado em 2019, abrigando parte da coleção de arte contemporânea de Pinault, o custo estimado do empreendimento é de US$ 121 milhões.