• Carregando...
(Marcelo Andrade/ Gazeta do Povo)
(Marcelo Andrade/ Gazeta do Povo)| Foto:
A despedida de Alex foi o último jogo no Couto com campo padrão Fifa. Note bem à direita a linha lateral, distante da reta da Mauá. (Marcelo Andrade/ Gazeta do Povo)

A despedida de Alex foi o último jogo no Couto com campo padrão Fifa. Note bem à direita a linha lateral, distante da reta da Mauá. (Marcelo Andrade/ Gazeta do Povo)

O torcedor do Coritiba estará literalmente mais perto do time nos jogos disputados no Couto Pereira, em 2015. A reforma do gramado, em andamento, prevê o aumento das medidas do campo de jogo, reduzido no meio do ano passado.

 

Escolhido campo de treinamento para a Copa do Mundo de 2014, o Couto Pereira teve suas dimensões enquadradas no padrão Fifa: 105 x 68 m. O clube decidiu manter as medidas após o Mundial. Agora será resgatada a medida original: 109 x 72 m. São 708 metros quadrados a mais de campo.

 

Em seu site oficial, o Coritiba explica que o objetivo “é retomar as características originais do estádio, levando em conta uma filosofia de times leves e rápidos que são favorecidos por dimensões maiores.”

 

A retomada da característica original é inegável. O torcedor fica fisicamente mais perto do campo, como sempre se acostumou a estar. A relação entre medida de gramado e velocidade do time, porém, é bem questionável.

 

A Copa do Mundo foi jogada em campos medindo 105 x 68 m e equipes rápidas, como Alemanha e Holanda, desenvolveram seu jogo normalmente. Dono do contragolpe mais mortal e veloz do mundo, o Real Madrid joga no campo 105 x 68 m do Santiago Bernabéu.

 

A Premier League construiu uma nova marca de jogos que não param e times rápidos em campos com medidas até inferiores ao padrão Fifa. Stamford Bridge, campo do Chelsea, mede 103 x 67 m (239 metros quadrados a menos que o padrão Fifa e 947 metros quadrados a menos que o Couto). Anfield Road, estádio do Liverpool, é menor ainda. Mede 101 x 68 m (272 metros quadrados a menos que o padrão Fifa e 980 metros quadrados a menos que o Couto).

 

Dois pontos são inegáveis. O primeiro é que o Coritiba terá um time leve. Negueba, Giva e Rodolfo têm muita velocidade. E o outro é que a torcida ficará mais perto do time no Couto.

 

Como curiosidade. O desempenho do Coritiba no Couto Pereira padrão Fifa.

10 vitórias

3 empates

3 derrotas

68,7% de aproveitamento

23 gols marcados

9 gols sofridos

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]