• Carregando...
Pesquisa de torcidas: Atlético atrás do G-12, Coxa maior no Sul e o dilema da dupla Atletiba
| Foto:

O DataFolha fez uma pesquisa “invisível” de torcidas pouco antes da Copa do Mundo. A pouca repercussão do levantamento e o resultado nacional estão bem explicados nos blogs do Mauro Cezar Pereira e no Teoria dos Jogos. Por aqui, um recorte local do resultado.

 

Como é comum nestes levantamentos nacionais, os clubes paranaenses aparecem lá no pé da lista, na nebulosa área coberta pela margem de erro. Quando aparecem. Neste levantamento feito em junho não é diferente.

 

No extrato nacional da pesquisa aparece somente o Atlético. O Furacão foi apontado como time da preferência de 1% dos entrevistados. Está ao lado da dupla Ba-Vi no bloco imediatamente atrás dos 12 maiores times do país.

Pesquisa nacional

O Coritiba aparece apenas no recorte da região Sul. O Coxa teve 3% das indicações, contra 1% do Atlético. É mais, por exemplo, que o Palmeiras, time com mais torcida que a dupla Atletiba no estado do Paraná. São 2% de palestrinos na região Sul.

 

O 1% nacional do Atlético, pela pesquisa, deve-se muito mais ao Sudeste (onde tem 1%) do que à sua própria região. O Furacão ainda aparece nos resultados do Centro-Oeste, com outro 1%.

 

Outros recortes específicos da pesquisa são mais fiéis sobre a pouca penetração da dupla Atletiba. Na divisão por municípios, Coritiba e Atlético tiveram pelo menos 1% (o mínimo para aparecer na tabela) nas capitais e região metropolitana. No interior, zerado.

 

Nos recortes por população, outro dado revelador. Coritiba e Atlético aparecem apenas nos resultados de cidades com mais de 200 mil habitantes.

 

Cidades pequenas, em regra, ou não têm time profissional ou têm um time que não disputa grandes competições — ou se disputa, não briga por títulos relevantes. São cidades propícias a escolher clubes de fora. Clubes de fora, invariavelmente, escolhidos porque têm grandes jogadores, disputam (e vencem) os principais títulos ou as duas coisas. Um cardápio que Coritiba e Atlético ainda não oferecem aos seus torcedores.

Pesquisa regional

Há um último bloco da pesquisa que se refere ao interesse pela Copa do Mundo. Lembre-se, estamos falando de uma pesquisa pré-Copa. São três perguntas: Qual seu interesse pela Copa? É contra ou a favor a Copa? Qual sua avaliação do técnico Luiz Felipe Scolari?

 

Para a primeira pergunta, as resposas atleticanas variam do tem ao não tem interesse, seja ele médio ou pequena. Para os coxas, ninguém se declarou interessado. Para a segunda questão, ambas as torcidas apresentaram resultado significativo somente para “contra Mundial”. Para a última, foram as únicas torcidas a dar menos de 1% de bom ou ótimo para Felipão.

Pesquisa Copa

O Paraná não aparece com 1% em nenhuma das respostas ou sub-divisões da pesquisa.

 

A pesquisa foi realizada do dia 3 ao dia 5 de junho de 2014, com 4.337 entrevistas em 207 municípios, com margem de erro máxima 2 pontos percentuais para mais ou para menos, considerando um nível de confiança de 95%. Isto significa que se fossem realizados 100 levantamentos com a mesma metodologia, em 95 os resultados estariam dentro da margem de erro prevista.

A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral com o número – BR-00144/2014  e os dados completos podem ser consultados no site do DataFolha.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]