• Carregando...
Unidade de mobilidade não-motorizada terá responsabilidade de implantar políticas de ciclomobilidade.
Unidade de mobilidade não-motorizada terá responsabilidade de implantar políticas de ciclomobilidade. | Foto:
Unidade de mobilidade não-motorizada terá responsabilidade de implantar políticas de ciclomobilidade.

Unidade de mobilidade não-motorizada terá responsabilidade de implantar políticas de ciclomobilidade. (Foto: Daniel Caron/Gazeta do Povo)

A prefeitura de Curitiba deve anunciar na próxima semana a criação de uma unidade especial dedicada ao transporte não-motorizado dentro da estrutura administrativa da Secretaria Municipal de Trânsito (Setran). O órgão será responsável pela elaboração de políticas públicas, planejamento e acompanhamento de projetos voltados à segurança e circulação de pedestres, cadeirantes e ciclistas no contexto do trânsito urbano.

Pelo organograma da Setran, as unidades ficam subordinadas a um departamento, que por sua vez responde às diretorias, que prestam contas ao secretário. A unidade de mobilidade não-motorizada, entretanto, deverá ficar subordinada diretamente à secretária Luiza Simonelli e contará com os recursos orçamentários do gabinete.

MA

Nova unidade da Setran deve atuar para promover mobilidade de pedestres e cadeirantes.

Embora não tenha confirme a data, um dos diretores da pasta confirma a criação do novo órgão e diz que ainda não há definição de um nome para ocupá-lo. A expectativa é de que o anúncio seja feito pelo prefeito Gustavo Fruet (PDT) na próxima terça-feira, coincidindo com a abertura do calendário que comemora o “mês da bicicleta”, definido pela lei estadual nº 17.385/12.

Promessa
A criação de um órgão municipal dedicado ao transporte não-motorizado foi um dos dez compromissos assumidos pelo prefeito Fruet na área da ciclomobilidade durante o período da campanha eleitoral de 2012. Na ocasião, ele assinou uma carta-compromisso, elaborada por organizações cicloativistas da capital. O documento estabelece como meta do órgão “a ampliação de rede cicloviária e sua constante manutenção e aprimoramento, assim como dedicar-se a garantir calçadas em igual condição de uso”.

Pedalando

O prefeito de Curitiba e pelo menos três secretários municipais aceitaram o convite e vão participar, no decorrer da próxima semana, da iniciativa “Bike to Work” — que estimula o uso da bicicleta para deslocamentos casa-trabalho. Além de Fruet, que deve ir pedalando para o Palácio 29 de Março, Eleonora Fruet (secretária de Finanças), Luiza Simonelli (secretária de Trânsito) e Aluisio de Oliveira Júnior (secretário de Esporte, Lazer e Juventude) também vão pedalar pelas ruas da cidade. No trajeto, cada um deles será acompanhado por um cicloativista voluntário, para troca de impressões e orientações sobre segurança no trânsito. A iniciativa é capitaneada pela Associação de Ciclistas do Alto Iguaçu (CicloIguaçu).

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]