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Modelo de paraciclo móvel do Ippuc
Modelo de paraciclo móvel do Ippuc| Foto:
Alexandre Costa Nascimento/Ir e Vir de Bike

Modelo de paraciclo móvel, atualmente em fase de testes na sede do Ippuc, em Curitiba.

O Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc) aposta em um novo modelo de paraciclo para ampliar o número de vagas públicas para estacionamento de bicicletas na capital paranaense.

A diferença está no custo final do equipamento, que é móvel, e equivale a um terço do preço do modelo fixo, já instalado em alguns pontos da cidade.

Cada módulo do equipamento com calandragem e pintura eletrostática, com vagas para oito bikes, tem o custo de R$ 1.360, enquanto o modelo fixo tem o custo final de R$ 3.875, já instalado.  Segundo o Ippuc, a vantagem é que o paraciclo móvel, com custo 65% inferior e mesma funcionalidade, também pode ser fixado ao solo, tornando-se um equipamento permanente. “Reduzindo o custo a um terço podemos triplicar o número de novos paraciclos previsto inicialmente”, diz o órgão através de sua assessoria de imprensa.

O Ippuc explica que os paraciclos móveis também serão usados em eventos da prefeitura, como a Quadra Cultural, Virada Cultural ou nos parques da cidade.

Pouco uso

Alexandre Costa Nascimento/Ir e Vir de Bike

Paraciclo fixo na Praça Zacarias: subutilização não deve inibir instalação de novos equipamentos.

Curitiba tem hoje 80 vagas em paraciclos distribuídas em sete pontos estratégicos da cidade: Praças Osório, Zacarias, Tiradentes e Café do Estudante (Praça Leonor Twardowski), Palácio 29 de Março (Prefeitura), Assembleia Legislativa do Paraná e dois conjuntos na Câmara Municipal de Vereadores.

Embora não haja um levantamento oficial sobre a demanda dos equipamentos já instalados, o Ippuc reconhece que há uma subutilização dos paraciclos. Entretanto, o órgão garante que isso não vai inibir novos investimentos para criação de mais vagas. “O   plano de expansão dos paraciclos existe e será levado adiante”, diz o Ippuc por meio de nota. A avaliação é de que a criação de vagas é apenas uma das etapas necessárias para estímulo à ciclomobilidade e que a medida deve ser implantada de forma integrada com a criação de vias e campanhas educativas. “A implantação de vagas é parte fundamental para promoção da cultura do uso da bicicleta”.

Licitação e orçamento

No fim de 2012, ainda sob a gestão do prefeito Luciano Ducci (PSB), a prefeitura chegou a anunciar o resultado  licitação para a instalação de 15 novos paraciclos com a criação de 200 novas vagas. A obra foi licitada em 26 de setembro, mas a ordem de serviço nunca foi assinada.

A vencedora da licitação nº 75055/2012 foi a Kokot e Irmãos Ltda — mesma empresa que, na primeira etapa, instalou os paraciclos em sete pontos da cidade — a proposta vencedora (de menor valor) ficou em R$ 105.729,41.

Os paraciclos instalados pela empresa na primeira etapa apresentaram problemas antes mesmo da inauguração. A empresa entregou os equipamentos com uma pintura cerca de 20% mais barata que a licitada. As obras precisaram ser refeitas e os paraciclos foram readequados após denúncia do blog Ir e Vir de Bike.

Questionada sobre a implantação dos novos paraciclos, a prefeitura informou que está “rastreando” os recursos, empenhados no ano passado, para que as obras sejam autorizadas e os equipamentos instalados.

 

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