• Carregando...
Via de acesso ao zoologico de Curitiba. Ciclofaixa foi retirada do projeto de revitalização. (Foto: Cesar Brustolin/SMCS)
Via de acesso ao zoologico de Curitiba. Ciclofaixa foi retirada do projeto de revitalização. (Foto: Cesar Brustolin/SMCS)| Foto:
Via de acesso ao zoologico de Curitiba. Ciclofaixa foi retirada do projeto de revitalização. (Foto: Cesar Brustolin/SMCS)

Via de acesso ao zoologico de Curitiba. Ciclofaixa foi retirada do projeto de revitalização. (Foto: Cesar Brustolin/SMCS)

A prefeitura de Curitiba anunciou em seu site oficial que vai iniciar em março uma obra de recuperação da via de acesso ao zoológico pela Avenida Marechal Floriano. A “novidade” já havia sido anunciada em fevereiro de 2012 pela gestão passada – que, à época, afirmou que já tinha os recursos necessários para aplicar na obra.

A grande diferença é que, na promessa do então prefeito Luciano Ducci (PSB), o projeto previa a inclusão de uma ciclofaixa no trecho de seis quilômetros entre o Parque Náutico do Iguaçu e a entrada do zoo. A infraestrutura para os ciclistas, no entanto, foi retirada do projeto que será tocado agora pelo prefeito Gustavo Fruet (PDT).

O projeto original, com a ciclofaixa, havia sido desenhado e aprovado pelos engenheiros e arquitetos do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc). De acordo com o estudo, a estrada, atualmente de mão dupla, seria convertida em mão única para o tráfego de veículos e receberia uma ciclofaixa permitindo o tráfego de ciclistas nos dois sentidos.

No fim de 2011, a Câmara de Vereadores havia aprovado uma autorização para o Executivo municipal contratar um empréstimo no valor de até R$ 32 milhões, junto a Agência de Fomento do Paraná, para execução de obras de pavimentação, drenagem, calçadas, iluminação, sinalização e ciclovias de diversos pontos da cidade. Nessa proposta, também estava prevista a requalificação com implantação de passeios, paisagismo, sinalização indicativa e iluminação e readequação do pavimento da via de acesso ao Zoológico Municipal, entre a Avenida Marechal Floriano Peixoto e a entrada do parque.

zoo

Projeto previa inclusão de ciclofaixa na via de acesso ao zoológico de Curitiba.

O argumento da prefeitura para retirar a ciclofaixa do plano de recuperação do trecho é de que se trata de uma “obra emergencial”. “Quando for implantado o Circuito Interparques haverá sim uma ligação cicloviária amplamente sinalizada e segura de acesso ao Zoológico de Curitiba”, diz a prefeitura através de sua assessoria de imprensa, sem precisar uma data.

“Para instalar uma via ciclável na cidade é preciso que sejam implantadas também as condições de segurança para tanto, o que demanda um projeto mais complexo. Caso contrário, colocaremos em risco a vida dos ciclistas”, completa a prefeitura.

A chamada “Estrada Intercavas”, que beira as cavas do Rio Iguaçu e dá acesso ao zoológico, está totalmente abandonada há anos. O asfalto está esburacado e a via totalmente sem sinalização, colocando em risco a vida dos ciclistas que transitam pelo local nas condições atuais. Outro problema é o acúmulo de lixo na beira da via e o esgoto despejado no rio. O projeto, apresentado pela prefeitura há dois anos, havia sido elaborado pela equipe técnica do Ippuc.

 

Conheça os termos de uso do conteúdo do blog Ir e Vir de Bike

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]