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Prefeitura reposiciona semáforo na ciclovia da Mariano Torres
| Foto:
Alexandre Costa Nascimento/Ir e Vir de Bike
Ciclistas agora podem acionar semáforo para cruzar a avenida Visconde de Guarapuava. Só falta aumentar o tempo do sinal verde.

Cumprindo compromisso assumido com os ciclistas, a Secretaria de Trânsito de Curitiba (Setran) reposicionou nessa segunda-feira (23) os postes do sinaleiro para pedestres no cruzamento da Rua Mariano Torres com a Avenida Visconde de Guarapuava. A mudança tem por objetivo facilitar o uso do equipamento por ciclistas que trafegam na ciclovia local.

A alteração havia sido solicitada na reunião entre ciclistas e representantes da Prefeitura no dia 14.

No último domingo (22), o Ir e Vir de Bike denunciou os problemas com o posicionamento do equipamento e o tempo dado para a travessia dos pedestres: 5 segundos de sinal verde fora do horário de pico, com mais 5 segundos de sinal vermelho piscando. Em horário de pico, de acordo com a Prefeitura, o tempo aumenta para 15 segundos no total.

O blog mostrou também que, matematicamente, o tempo concedido pelo sinal é insuficiente para que um pedestre atravesse aquela avenida.

Quando caminhamos, nos movemos a uma velocidade média de 5 km/h, ou, cerca de 1,4 metros por segundo. Ou seja, nos 10 segundos que tem, um pedestre caminhando tem condições de atravessar apenas 46% do trajeto — 14 m dos 30 m da Avenida Visconde de Guarapuava, na esquina com a Mariano Torres.

Para garantir uma travessia no tempo normal de uma pessoa caminhando, o tempo de espera do semáforo, com sinal verde, deveria ser de, no mínimo 21,5 segundos — mais que o dobro do tempo oferecido atualmente.

Em nota enviada ao blog, a diretora de Engenharia de Tráfego da Setran, Guacira Civolani, informou que uma equipe técnica está avaliando a possibilidade de implantar uma coluna exclusiva para pedestres e ciclistas no meio do canteiro, permitindo a travessia em duas etapas.

Segundo ela, o tempo do sinaleiro não pode ser maior para os pedestres pois “também temos diversas linhas de ônibus (com vários pedestres em seu interior) que estavam com a sua tabela atrasada em função do tempo de verde inicial que havíamos implantado”.

A solução, entretanto, não resolve o problema. Ao contrário, só o agrava. Fazer com que os pedestres tenham que esperar 3 minutos para atravessar 30 metros de rua induzirá a travessia no sinal vermelho, colocando pedestres e motoristas em risco.

Lembrando que, a esquina em questão, reproduz um problema verificado ao longo de toda a Mariano Torres. Esperamos que a a mesma agilidade e eficiência na recolocação dos postes seja reproduzida no encaminhamento de uma solução adequada, que priorize o pedestre, em todos os pontos críticos.

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