• Carregando...
Bicicletário da Sanepar: área coberta e 60 vagas. (Foto: Array/AEN)
Bicicletário da Sanepar: área coberta e 60 vagas. (Foto: Array/AEN)| Foto:
Diretor de meio ambiente da Sanepar, Péricles Weber, dá o exemplo e vai trabalhar de bicicleta (Foto: Aniele Nascimento/ Gazeta do Povo)

Diretor de meio ambiente da Sanepar, Péricles Weber, dá o exemplo e vai trabalhar de bicicleta (Foto: Aniele Nascimento/ Gazeta do Povo)

A Companhia de Sa­­nea­mento do Paraná (Sanepar) inaugurou na última sexta-feira (27) um bicicletário com capacidade para até 60 bicicletas em uma área de 80 metros quadrados na sede da empresa, em Curitiba. A iniciativa é parte de um projeto interno chamado Eco Ciclo, que desenvolve atividades para incentivar o uso da bicicleta como meio de transporte entre os colaboradores da companhia.

O projeto foi criado pelo arquiteto da Sanepar, Marcelo Gaspar Figueiredo. O equipamento custou R$ 83.830 e foi construído com recursos próprios da Sanepar. A obra foi contratada por meio de licitação, na modalidade carta convite, vencida pela empresa RN Construções Civis Ltda, que ofereceu o serviço com deságio de 10,4% sobre o valor máximo do edital (R$ 93.573,53).

“Com o bicicletário queremos dar melhores condições para que o empregado venha trabalhar de bicicleta e, assim, adote hábitos saudáveis e contribua para a redução da poluição e de problemas no trânsito. É uma forma simbólica de dizer ao empregado para praticar saúde e de reconhecer a bicicleta como um meio eficiente e sustentável de transporte”, diz o diretor de Meio Ambiente, Péricles Weber.

Para dar o exemplo, o diretor vai trabalhar pedalando e deixa a bicicleta estacionada na vaga privativa da diretoria, junto com os carros dos outros colegas.

Funcionário da Sanepar, o motorista Juarez Fernandes Siqueira conta que gastava até 40 minutos para fazer os cinco quilômetros de distância entre sua casa e a empresa de carro. “Agora faço com tranquilidade em 20 minutos esse trajeto, não fico preso no trânsito, não me incomodo se o estacionamento está cheio ou não e faço exercício ao ar livre. Melhorou minha saúde”, relata.

Bicicletário da Sanepar: área coberta e 60 vagas. (Foto: Array/AEN)

Bicicletário da Sanepar: área coberta e 60 vagas. (Foto: Array/AEN)

Durante a inauguração do bicicletário, a Sanepar distribuiu coletes com faixas refletoras como equipamento de proteção individual (EPI) aos funcionários que pedalam. A empresa também abriu a exposição fotográfica “O Sanepariano e a bicicleta em seu cotidiano“, na sala Tadeu Wantroba, na sede central da empresa. No fim de semana, a empresa também promoveu um passeio ciclístico na região dos Mananciais da Serra, em Piraquara, na Região Metropolitana de Curitiba.

 

Com informações da AEN
0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]