Deputado Boca Aberta (Pros) (Foto: Michel Jesus/Câmara dos Deputados)| Foto:

Os deputados federais pelo Paraná Gustavo Fruet (PDT) e Boca Aberta (Pros) estão exercendo o mandato em Brasília com um olho nas eleições municipais de 2020. Fruet com as atenções voltadas a Curitiba e Boca Aberta a Londrina. Cada um com sua estratégia, ambos têm feitos seguidas críticas aos atuais prefeitos, que serão adversários na disputa do ano que vem.

CARREGANDO :)

Em seu Facebook, Fruet tem lançado uma série de comparações entre dados de sua gestão e a de Rafael Greca (DEM). O deputado compara o número de unidades de saúde reformadas; de feiras de alimentos implantadas; de grandes obras de mobilidade, entre outros. Além disso, Fruet tem usado o espaço para questionar declarações e anúncios de Greca.

LEIA MAIS: Como os partidos do Paraná estão se reorganizando para as próximas eleições

Publicidade

Para além do debate virtual, Gustavo Fruet já vem calibrando a atuação de seu partido para que a legenda se afaste de Greca e se firme como uma força de oposição para 2020. Nesse sentido, uma das ações mais evidentes foi a abertura do processo de expulsão contra dois vereadores pedetistas que estão na base da atual gestão: Zezinho do Sabará e Toninho da Farmárcia.

“Apesar do PDT ser declaradamente partido de oposição na capital, os dois parlamentares não só compõem a base do prefeito Rafael Greca como votam com o governo invariavelmente. Desrespeitando orientação e os valores defendidos pelo partido, votaram inclusive a favor do pacotaço do prefeito que promoveu o maior aumento de impostos da história de Curitiba”, disse, em nota, o PDT de Curitiba.

Boca Aberta

Menos polido que o ex-prefeito de Curitiba, Boca Aberta, tem feito um mandato de deputado federal com práticas de vereador. De Londrina, publica vídeos criticando buracos na rua; da tribuna, na Câmara Federal, não faz um discurso sem criticar o prefeito Marcelo Belinati. Nesta segunda-feira (15), por exemplo, este foi o tom.

“Eu não aguento mais, senhor prefeito Marcelo Belinati. Eu vou bater em você aqui, no teu lombo, até você sangrar. Até você aprender a ser homem de verdade; honrar a cueca que você veste, prefeitinho”, disse Boca Aberta, na tribuna no plenário Ulysses Guimarães.

Publicidade

VEJA TAMBÉM: Desentendimentos entre governo e Câmara dão força à reforma tributária de Hauly

Um outro vídeo publicado no fim de semana ajuda a entender a estratégia política do deputado. Em uma ocupação na região Norte de Londrina, o deputado afirmou que, quando ele virar prefeito, a situação vai mudar.

“Se deus der vida e saúde e não mandarem matar nós até lá e nós formos eleitos prefeito no ano que vem, nós vamos comprar esse terreno aí e eu vou fazer o lote popular para todo mundo. Quero ver se eu não faço. Está gravado isso aí”, disse.

Infográficos Gazeta do Povo[Clique para ampliar]
Publicidade