• Carregando...
Debate na RIC TV (Foto: Denis Ferreira Netto/Gazeta do Povo)
Debate na RIC TV (Foto: Denis Ferreira Netto/Gazeta do Povo)| Foto:

Ratinho Junior (PSD) foi impiedosamente atacado no debate entre os candidatos ao governo do Paraná feito pela RIC TV nesta sexta-feira (28). As ofensivas vieram de todos os lados, principalmente de João Arruda (MDB) e Professor Piva (Psol). A estratégia, especialmente no caso de Arruda, é clara: tirar votos de Ratinho para, assim, garantir que a eleição vá para o segundo turno. A governadora Cida Borghetti (PP), que acaba se beneficiando dessa estratégia, também foi para cima de Ratinho, mas em tom menos agressivo.

Na maior parte das vezes, o candidato do PSD dedicava os primeiros segundos de seu tempo a responder aos ataques e logo partia para um discurso mais propositivo, defendendo seu programa de governo. Uma estratégia lógica para quem aparece isolado na liderança.

LEIA MAIS: Quem ganhou e quem perdeu no debate da RIC TV a governador do Paraná

Ratinho apanhou por tentar vender a imagem de “nova política”; apanhou por ter sido secretário do ex-governador Beto Richa (PSDB); e apanhou por ter se omitido sobre o 29 de abril.

Em um único momento dos ataques, Ratinho parece ter acusado o golpe: foi quando Professor Piva fez a ilação – irresponsável, diga-se – de que o ex-secretário de Richa também teria recebido “tico-tico” nos casos de desvios de recursos que estão sendo apurados no governo do Paraná. Não há nenhuma informação do Ministério Público que indique qualquer participação do candidato nos esquemas apurados.

DESEJOS PARA O PARANÁ: Planejamento de longo prazo

Ainda que ele não tenha cometido nenhuma gafe em suas defesas, a chuva de ataques certamente pôs uma pulga atrás da orelha dos eleitores que acompanharam o debate, especialmente pela estratégia do candidato de não enfrentar diretamente as acusações. Há, além disso, as versões pós-debate, que as campanhas se dedicarão a repassar em suas redes sociais oficiais e também no fluxo sub-reptício de memes eleitorais que saem dos núcleos de propaganda das campanhas e se espalham pelos grupos de Whatsapp.

Acompanhe o blog no Twitter. 

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]