Senadores do Podemos do Paraná na filiação de Carol Arns, filha do senador Flavio Arns (Rede).| Foto: Divulgação/Oriovisto Guimarães
Ouça este conteúdo

O Podemos é a segunda maior bancada do Senado Federal. O partido que elegeu apenas um senador, o paranaense Oriovisto Guimarães, chegou a dez cadeiras no Senado por costuras políticas coordenadas por Alvaro Dias que levaram à filiação de parlamentares eleitos por outras legendas.

CARREGANDO :)

Todo esse crescimento em um dos terrenos mais nobres da política nacional, entretanto, não veio acompanhado de raízes no estado. Apesar de ter dois dos senadores do Paraná, o desafio do partido nas eleições de 2020 é conquistar espaço localmente, com prefeitos e vereadores, e para isso os senadores serão importantes cabos eleitorais.

A primeira etapa desse desafio parece já ter sido superada. Pairava uma dúvida entre os políticos locais se o senador Oriovisto Guimarães empenharia esforços na articulação partidária, já que, empresário e novato na política, ele não tem tradição de atuação em partidos. No primeiro evento realizado pela legenda no ano, entretanto, Oriovisto pareceu disposto a trabalhar para o crescimento do Podemos no Paraná.

Publicidade

No encontro que aconteceu no fim de janeiro, o senador discursou às lideranças partidárias, elogiou a filiação de Carol Arns, filha do senador Flavio Arns, e destacou qualidades da legenda e de seus filiados.

O presidente estadual do partido, Cesar Silvestri Filho, é quem tem a missão formal de aumentar a capilaridade do Podemos no Paraná. No mesmo evento, ele também discursou aos filiados e deixou claro que os senadores são peças fundamentais na estratégia de crescimento.

“Vocês terão algo que nenhum outro partido tem a oferecer, que é o respaldo político, eleitoral e moral, na figura de senadores Oriovisto Guimarães e o Alvaro Dias”, afirmou.

Infográficos Gazeta do Povo[Clique para ampliar]