Marcello Richa (PSDB) vai disputar o cargo de deputado estadual(Foto: Divulgação)| Foto:

A pressão que o ex-governador Beto Richa (PSDB) tem feito sobre seu grupo político para garantir a eleição de seu filho Marcello Richa (PSDB) ao cargo de deputado estadual tem incomodado muitos candidatos ligados ao ex-governador. Segundo aliados que também pretendem disputar uma vaga na Assembleia Legislativa, Richa está “jogando pesado”, ao estilo que lembra o do também ex-governador Roberto Requião.

CARREGANDO :)

Na prática, os outros pré-candidatos se queixam de falta de espaço para atuar politicamente. Essa situação acontece especialmente na prefeitura de Curitiba, onde Marcello Richa comandou a Secretaria de Esportes, Lazer e Juventude até o dia 6 de abril.

Enquanto esteve no secretariado, Marcello gozou de privilégios. Mesmo em um ano de ajuste fiscal e congelamento do salário dos servidores, viu os gastos da prefeitura na função orçamentária Desporto e Lazer cresceram 28%. Além disso, a SMELJ aumentou seu gasto com pessoal em 12%: em 2016, foram R$ 3,8 milhões, já em 2017, R$ 4,3 milhões. Isso aconteceu porque em 2016, a secretaria tinha cerca de 13 cargos comissionados, em fevereiro de 2018 havia 23 nomeados em cargos de comissão da pasta.

Publicidade

Campanha? Filho de Richa usa cadastro público para mandar mensagem a corredores de rua

Neste período pré-eleitoral, o que costuma acontecer para uso político das estruturas públicas é uma espécie de loteamento das áreas de atuação da prefeitura. Os candidatos mais ligados à saúde, por exemplo, atuam nessa secretaria; os vinculados à cultura ocupam espaços na Fundação Cultural. Neste ano, entretanto, muitos setores estão de portas fechadas para os candidatos porque estão comprometidos com a eleição do herdeiro político da família Richa.

Acompanhe o blog no Twitter.