A entrevista semanal da coluna Jogos de Guerra terá como convidado nesta quinta-feira (30), a partir das 21 horas, o major da reserva do Exército Nelson Ricardo Fernandes Silva, especialista em gestão de riscos, que opera na Ucrânia e na Georgia.
Especialista em gestão de riscos pela Universidade de Manchester e pela Harvard Business School e autor do canal ARP Risk, Silva fala sobre a disputa de poder e a corrida armamentista entre a Rússia e as potências ocidentais no leste da Europa.
Se a Rússia entrasse em confronto com a Otan, a aliança militar do Ocidente, suas tropas blindadas poderiam chegar à Polônia em cinco dias. Por isso, países do bloco da ex-União Soviética buscam a proteção da Otan.
Já Moscou se diz ameaçada pela aproximação gradual de duas fronteiras da aliança militar ocidental, o que tem provocado uma corrida armamentista e uma escalada de tensão na região. Estados Unidos e Rússia alegam que pretendem resolver a questão diplomaticamente, mas o que está em jogo nesse xadrez geopolítico?
A coluna Jogos de Guerra, publicada aos sábados, traz reportagens exclusivas sobre indústria bélica, forças armadas, zonas de conflito e geopolítica. Todas as quintas-feiras, esses temas são aprofundados com uma entrevista com um especialista na área.
Com STF politizado, fugas de réus da direita se tornam mais frequentes
Estatais batem recorde na Lei Rouanet enquanto contas públicas fecham no vermelho
Trump analisa novas ações militares contra o Irã enquanto protestos se intensificam
Cientistas brasileiros avançam em diagnóstico de Alzheimer a partir de exames de sangue