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O presidente Lula (PT) sancionou nesta terça-feira (3) o projeto de lei que cria o Desenrola Brasil.
O presidente Lula (PT).| Foto: EFE/Fernando Bizerra.

A TV Globo acaba de publicar, dentro daquilo que se chamava horário nobre, um anúncio de dois minutos inteiros fazendo propaganda da Petrobras. Custo: 4 milhões de reais. Qual o propósito de uma coisa dessas? Nenhum, a não ser entregar dinheiro público para uma empresa privada e os demais beneficiários do negócio. Não há a mais distante possibilidade de que o cidadão brasileiro, titular legal da maioria das ações da Petrobras, ganhe alguma coisa com isso – mesmo porque nunca ganha nada.

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Não participa dos lucros, quando há lucro. Paga pelos prejuízos, quando há prejuízo. Para a empresa, em si mesma, o anúncio é apenas uma despesa de 4 milhões de reais em troca de nada. Não vai faturar mais elogiando a si própria na televisão. Não vai se tornar mais eficiente. Não vai “melhorar a imagem”; a Petrobras, a propósito, não tem nenhum problema de imagem. É bom, unicamente, para quem recebeu o dinheiro. Só isso.

Lula já torrou mais de 330 milhões de reais este ano com publicidade. Quer gastar 650 milhões no ano que vem para turbinar os seus candidatos na eleição municipal.

Num país em que o presidente da República e seu ministro da Economia dizem todos os dias que o governo não tem dinheiro e que é “inevitável” aumentar os impostos, a empresa-símbolo do “Estado” brasileiro não poderia estar jogando dinheiro fora. Seus resultados financeiros, afinal, acabam teoricamente no erário, de onde, também em teoria, deveriam ajudar no pagamento das contas. Mas ninguém está minimamente preocupado com esse contrassenso.

O casal presidencial torra, há mais ou menos cada vinte dias, milhões em seu programa de volta ao mundo; querem, agora, um novo avião, de 400 milhões de reais, para substituir o Airbus atual, que não está à altura das suas exigências de comodidade. Esse é o exemplo que vem de cima. O resto da máquina vai junto. Por que, então, a Petrobras iria se comportar de modo diferente?

A Petrobras, na verdade, é só uma pontinha dessa montanha. O desastre fundamental é a ideia de gastar dinheiro do pagador de impostos com propaganda na mídia. Esse câncer parecia ter recuado nos últimos anos. Voltou a toda, com o governo Lula. Já torrou mais de 330 milhões de reais este ano com publicidade. Quer gastar 650 milhões no ano que vem para turbinar os seus candidatos na eleição municipal. Nos oito anos de seus primeiros governos, Lula conseguiu entregar 10 bilhões de reis aos veículos de comunicação; nem Deus sabe quando vai gastar até o fim deste terceiro mandato.

É concentração de renda, direto na veia – a pura e simples transferência de dinheiro público para bolsos particulares. Do ponto de vista do cidadão, a utilidade desses gastos é três vezes zero. O governo alega que faz anúncios de “utilidade pública”; na bolada do ano que vem incluiu até o combate às “fake news”. É falso. Na vida real, os bilhões gastos com publicidade servem unicamente para o governo falar bem de si mesmo – e para comprar o apoio, ou o silêncio, dos meios de comunicação. O governo faz uns disfarces, aqui e ali, anunciando oferta de vacinas e coisas parecidas – que iriam para o noticiário normal da imprensa de qualquer forma, sem custar nada. Mas não engana ninguém.

Conteúdo editado por:Jocelaine Santos
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