i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?

Leonardo Coutinho

Foto de perfil de Leonardo Coutinho
Ver perfil

Brasil, América Latina, mundo (não necessariamente nesta ordem)

Eleições americanas

Trump perdeu para ele mesmo

  • Leonardo CoutinhoPor Leonardo Coutinho
  • 06/11/2020 18:53
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump| Foto: Brendan Smialowski / AFP

Na noite da terça-feira, 3 de novembro, dia das eleições nos Estados Unidos, parecia que o presidente Donald Trump seria reeleito. Desafiando todos os prognósticos, o republicano avançava sobre Joe Biden. Uma jornalista lamentou que o destino do mundo estava nas mãos de suburbanos americanos. Um professor disse que os latinos que vivem na América gostam de cavar a própria cova. O analista famoso puxou da cartola que as fake news em espanhol teriam, segundo ele, induzido os votos por Trump no Texas e na Flórida. Outro sujeito foi além. Escorou-se na tese dos “deploráveis” que em 2016 Hillary Clinton usou para definir os eleitores republicanos. Mas Trump não ganhou.

Na manhã seguinte, tudo pareceu voltar ao normal. E os votos em favor de Biden foram mostrando que Trump começava a ficar para trás. A alegria voltou às redes sociais.

Passados três dias de apuração, o quadro estava claro, mas não definido. Biden eleito. Com a virada em Estados como a Pensilvânia e Georgia – fundamentais para Trump – os número antecipados pela imprensa americana selaram a derrota de Trump.

Enquanto esta coluna é escrita, Donald Trump fala em recorrer. Fala em pedir a recontagem em estados onde a diferença foi apertada ou onde ele acusa terem ocorrido fraudes. Se ele mantiver essa posição, adiará o resultado em semanas, podendo levar a briga para Suprema Corte. Janeiro não seria um horizonte exagerado para solução do impasse.

Ainda que sejam remotas as chances de mudar o resultado na Suprema Corte, Trump sairia derrotado. Não há a menor chance de que sua legitimidade seja minada. Implodida pela opinião pública dentro e fora dos Estados Unidos, que já tem uma posição fortemente demarcada contra ele.

Em um cenário em que as recontagens provem a ocorrência de fraudes eleitorais e as Justiças estaduais ou a Suprema Corte dos Estados Unidos revisem os resultados, Trump será tratado como um golpista que não soube perder. São abaixo de zero as chances de alguém reprovar Biden e seus apoiadores por terem metido a mão na eleição.

Não há disposição para as pessoas aceitarem o fato de que existem fraudes nas eleições dos Estados Unidos. Tampouco discutir que o voto pelo correio é uma porta aberta para burlas.

Trump perdeu. Perdeu feio. E perdeu para ele mesmo. E perdeu a capacidade de se defender.

Sua votação colossal foi dada pelos seus acertos na condução da economia e na reconstrução do país que se não fosse a pandemia de Covid-19 teria chegado aqui com os melhores índices de emprego de sua história.

Muitas minorias que foram esculhambadas por “cavar a própria cova” votaram em Trump por reconhecer a melhoria de vida em seu governo. É básico considerar que são aqueles que estão nos níveis mais baixos da escala de salários que sentem mais rapidamente os efeitos da melhoria da economia. O mesmo princípio se aplica nas crises. Nesse quesito, Trump foi mais premiado que punido com seus quase 70 milhões de votos.

Trump era o candidato único. Mas a Covid-19 mudou tudo. Biden ficou trancado em seu porão por semanas – com medo do vírus – enquanto Trump colocava lenha na fogueira apanhando justamente pelos seus erros, mas sobretudo pelo simples fato de ele ser quem é.

Cercado por assessores que minimizaram os efeitos da Covid-19, Trump fez movimentos que deram aos democratas muito combustível para a disputa. Isso talvez não tenha feito Trump perder votos, mas levou muita gente a votar contra ele – mesmo em um candidato ruim, por se tratar do único recurso para se livrar do presidente que levou a culpa por algo que aterrorizou muita gente no país.

Comparado com 2016, Trump obteve, até o momento, um crescimento de 11% no número de votos recebidos. Biden conquistou 12% a mais que Hillary naquele mesmo ano, que vale ressaltar, embora tenha perdido a eleição no colégio eleitoral havia recebido o maior número de votos populares.

Errou quem apostou que Biden venceria com uma lavada monumental. Trump perdeu de forma monumental e assustadoramente colocada em dúvida por causa de um sistema eleitoral cheio de buracos passível de fraudes.

Também errei ao acreditar que apesar das fragilidades do sistema eleitoral americano, Trump venceria. Os argumentos da minha tese foram publicados no meu site. Em resumo eu dizia que menosprezar o eleitor de Trump era o erro capital dos analistas. As pesquisas não estavam captando um fenômeno que são as pessoas que não respeitam mais a imprensa e nem os institutos. A imprensa, por sinal, paga por isso, por frases como as que citei no início do texto. O pessoal não aprende a entender as bases do país. Segue achando que o mundo é a bolha do eixo Nova York-Washington-São Francisco.

Os Estados Unidos saem desta eleição, assim como ocorreu em 2016, divididos. Mas a fissura que separa esses dois mundos parece ter se dilatado deste então. O desafio de Biden, penso eu, será impedir que ela não se amplie mais. Mas suspeito que ele não tem capacidade para isso. Aliás, não tem disposição para impedir.

O que virá depois disso? Minha cota de prognósticos se esgotou na temporada. Só posso dizer que não sou otimista.

59 COMENTÁRIOSDeixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 59 ]

Máximo 700 caracteres [0]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Termos de Uso.

  • R

    Renatoguz

    08/11/2020 19:47:49

    Td tem seu lado bom e ruim. Os 2 têm.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • T

    TIAGO SILVA

    08/11/2020 18:36:21

    Chupa Trumpistas !

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    Márcio de Abreu campana

    08/11/2020 18:05:31

    Que artigo mais decepcionante. Não honra o jornalista investigativo que uma vez admirei.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • E

    Eurico Schwinden

    08/11/2020 15:18:19

    A Jornalistas com a bagagem de um Leonardo Coutinho não se pode uma saída simplista. "Perder para si mesmo" não é argumento, em condições normais poderia servir para Bide, mentalmente o equivalente a uma Dilma. Não é preciso vivencia em Washingto. e decadas de estrada para ver o golpe armado por várias potências que, enfim, ajuda a peste chinesa, como arma política de destroçamento de toda a economi do mundo livre.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • O

    Otacilio

    08/11/2020 14:30:41

    Acho muito cedo para essas conclusões. De fato Trump briga contra toda a elite globalista e imprensa. Mas a América ainda não é uma república de bananas.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • C

      Carlos fastruck

      08/11/2020 14:52:29

      "Ainda", é meio relativo, a partir de janeiro os Estados Unidos, ficarão cada vez mais parecidos com uma Venezuela, para isto acontecer vão mexer com o número de juizes no STF deles, depois muito provável que irão virar as costas aos países que amam a liberdade e se aliar aos países que apoiam terroristas, não foram só os americanos que perderam, todo mundo livre perdeu, os russos e chineses ganharam esta guerra sem a necessidade de dar um único tiro, é o fim.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • C

    Carlos fastruck

    08/11/2020 13:18:12

    Trump de fato não é um sujeito digamos assim "diplomático", pagou o preço, mas o que lhe custou a eleição mesmo foi a estratégia esquerdista de "destruir tudo que está aqui para depois oferecer um mundo novo", para isto primeiro a tática do feche tudo e fique em casa, para destruir a economia, depois "Black live Mater", para seguir destruindo com tudo e criar intrigas e rancores que na verdade foram estabelecido artificialmente, rotulando.Trump como racista, por fim, os comunas levaram a um novo patamar o voto pelo correio que de exceção tirou a regra, permitindo que milhões de zumbis votassem diretamente do cemitério, assim não tem jeito, perde sempre.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • C

      Cidadão Brasileiro

      08/11/2020 21:24:10

      Pirou pirado! Em 2016 25% dos votos foram pelo correio e Trump levou swing states por margens também ínfimas. Teorias da conspiração “comunista” são parte simplória da cooptação pelo incutir medo - tática manjada, mas sempre eficaz. E o BLM foi impulsionado para a visibilidade por um policial estúpido no superlativo, policial que pode sim ter sido causador da sutil diferença que determinou a queda de Trump. Os Republicanos fanáticos, todavia, nele viam um tipo de parça q se excedeu sem intenção do resultado... politicamente, algo fatal num país marcado pelos efeitos do racismo.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • T

    TIAGO

    08/11/2020 13:02:38

    Trump foi um dos melhores presidentes que o EUA já teve, ele só falava um pouco dms e não dava carinho pras elites(esquerda caviar) que queriam uma babá e não um presidente.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • O

    Otávio Ramos

    08/11/2020 9:54:05

    Nossa política externa vai para o vinagre... Tanta submissão ao Trump e nada de produtivo por aqui. Salles e Ernesto que se cuidem.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • L

    LUANA RIBEIRO

    08/11/2020 1:23:59

    Biden é um testa de ferro. Foi eleito pelo Democratic Party para reapresentar as verdadeiras mentes por trás desse jogo que não começou com a apuração dos votos.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • C

    Clístenes Pinheiro

    08/11/2020 0:12:24

    Sei não, pra mim foi muito estranha essa eleição. Para voto, reconta voto, fiscais sendo impedidos de entrar, morto votando, eleitor morando em um estado votando em outro. Tem que ver isso daí!!!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • R

    Ricardo Cesar Martins Santos

    07/11/2020 23:48:25

    Tá acelerado em colega, a disputa ainda não terminou?

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • J

    JOSMAR PORTUGAL VAZ

    07/11/2020 23:18:28

    O povo americano Fez o tradicional : quem procura acha . A América nunca mais será a mesma, apesar do seu domínio tecnológico e do seu poder econômico. Fizeram detido para tirar o Trump comandado pela própria mídia. O mundo ficará à mercê dos chineses . Quando perceberem serão muito tarde....

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • R

    rosano souza

    07/11/2020 21:59:46

    Impressionante o descaso do jornalista com a quantidade de fraudes apontadas justamente nos chamados swing-states. A pressa de dar uma opinião à revelia dos fatos mostra que coutinho ainda não atingiu a maturidade profissional. Ainda falta coragem e bom senso para apontar para o que deve ser apontado.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • E

    ELMOR

    07/11/2020 21:12:28

    Difícil entender como Trump conseguiu perder esta eleição um dos melhores presidentes para os americanos bastaria algumas frases a menos sobre a Covid 19 e teria ganho de goleada. O povo escolhe seu destino fazer o que.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    ALVARO JOSE JUNQUEIRA NUNES

    07/11/2020 21:01:45

    Trump agora é um nada que perdeu para um ninguém.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    ALVARO JOSE JUNQUEIRA NUNES

    07/11/2020 20:58:28

    Trump agora é um nada que perdeu para um ninguém.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • S

    sandra regina

    07/11/2020 20:33:00

    Os EUA perdeu para a CHINA

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • I

    IvoHM

    07/11/2020 20:29:32

    E teve também o software maroto, associado à Smartmatic, que "acidentalmente", "sem querer querendo", deu para o Biden 6.000 votos do Trump, em um condado de Michigan. Ah, esse software foi utilizado em mais 49 condados em Michigan, e em mais 11 estados, onde o Biden venceu.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    3 Respostas
    • C

      Cidadão Brasileiro

      08/11/2020 21:30:54

      Fosse isso verdade seria simplíssimo corrigir... mas os espertalhões não vão perder seus fanáticos por falta de uma explicação (fake, óbvio) que os mantenha cativos pelo ódio aos “conspiradores comunistas” (seja lá o que for que esse anacronismo-para-amedrontar faça com as mentes dos atoleimados).

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • I

      IvoHM

      08/11/2020 9:43:44

      Luana, o software se chama Dominion, e pertence a empresa ligada à Smartmatic. Os Estados, não lembro todos de cabeça, mas são esses que deram problema (Michigan, Georgia, Minnesota, Wisconsin, New Mexico, Nevada mais California, New York, em suma, todos onde o Biden "ganhou". Encontrei essas informações no Twitter, seguindo o Allan dos Santos, do Terça Livre. (que aliás é um ótimo site de notícias, junto com Crítica Nacional e Senso Incomum).

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • L

      LUANA RIBEIRO

      08/11/2020 1:05:09

      Você tem a referência desse software e dos 11 estados? Eu estou procurando.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • I

    IvoHM

    07/11/2020 20:24:42

    Enquanto isto, já descobriram que pelo menos 21.000 mortos votaram no Biden. Faz sentido. "The Walking Dead" parece ser o futuro inevitável. Ou, como disse o OiLuiz, no Twitter, "trata-se de um claro caso de Caixão 2".

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • E

    Eden Lopes Feldman

    07/11/2020 20:04:45

    A vitória de Biden talvez deva ser creditada a imprensa americana. Aquela que deseja o socialismo progressista, a liberação das pautas e agendas sociais, que combate o conservadorismo inerente as famílias de forma espontânea. E incutiu o medo nos americanos aproveitando a pandemia. Nem a grande evolução da economia ajudou Trump. Isto ficou claro. E concordo com a preocupação do colunista, a agressividade será grande entre os lados. O país está dividido, literalmente. Em números e visão social. E isto derrubará o maior país do mundo. As ditaduras vão agradecer.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • E

    Eden Lopes Feldman

    07/11/2020 20:04:45

    A vitória de Biden talvez deva ser creditada a imprensa americana. Aquela que deseja o socialismo progressista, a liberação das pautas e agendas sociais, que combate o conservadorismo inerente as famílias de forma espontânea. E incutiu o medo nos americanos aproveitando a pandemia. Nem a grande evolução da economia ajudou Trump. Isto ficou claro. E concordo com a preocupação do colunista, a agressividade será grande entre os lados. O país está dividido, literalmente. Em números e visão social. E isto derrubará o maior país do mundo. As ditaduras vão agradecer.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • F

    Freitas

    07/11/2020 20:01:41

    Se Trump tivesse dado maior atenção à pandemia, com certeza ganharia de goleada. Preferiu tripudiar.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • F

    F.Neto

    07/11/2020 19:02:07

    Vamos ver se o povo elegeu o Biden ou a Kamala.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • C

    Carlos Brasil

    07/11/2020 18:00:52

    Já era previsto que neste século a economia chinesa ultrapassaria a americana. Só não imaginei que seria tão rápido e tão grandioso como está parecendo. E muito menos pelos esforços da China e mais pela incompetência do povo americano de se unir em torno de algo maior. EUA caminha a passos largos para o fim de u’a era, enquanto a China se prepara para assumir a liderança global. #GOXI ... #BBB ... bye bye Biden.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • E

    Eduardo

    07/11/2020 17:57:19

    Como vai ficar sua cara quando for provado as fraudes nos proximos dias visto que ja tem sido preso alguns?

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • L

      LUANA RIBEIRO

      08/11/2020 1:08:02

      Quem foi preso, meu Deus? Onde estão essas fontes? Eu estou procurando.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    Adenilson

    07/11/2020 16:55:20

    "Trump perdeu feio?!" Os números não dizem isso; a poderosa campanha midiática e antidemocrática contra o mesmo demonstram que Trump caiu de pé e digo mais, os EUA nunca mais serão o mesmo. Daqui pra frente, é só decadência!!! Pode escrever ...

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • F

      Freitas

      07/11/2020 20:02:10

      306 votos no colégio eleitoral... Joe Biden.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • Z

    Zyss

    07/11/2020 16:50:58

    Tem um povo aí que procura no Trump um marido e não um presidente.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    3 Respostas
    • H

      Helio

      08/11/2020 0:13:58

      Zyssdiota.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • F

      F.Neto

      07/11/2020 18:59:58

      Boa!

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • F

      F.Neto

      07/11/2020 18:59:58

      Boa!

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • Z

    Zyss

    07/11/2020 16:49:45

    Mais um " testículo" ridículo de um militante jornalista.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • H

      Helio

      08/11/2020 0:14:12

      Zyssdiota.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    Mauricio Conde

    07/11/2020 15:48:14

    Trump perdeu para a pandemia. Os auxílios econômicos poderiam ter sido prolongados. Isso ajuda na popularidade e numa eventual eleição disputada. Em todo o mundo, os governos estão colocando dinheiro público na economia por conta do enfrentamento da pandemia. Não sou adepto do keynesianismo, mas nesse momento é necessário.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • P

    Paulo

    07/11/2020 13:27:27

    A diferença entre ser firme e ser estúpido justifica a vitoria de Biden. Bolsonaro que se cuide pois ele não é apenas estúpido (traira, fanfarrão, ignorante para dizer o mínimo).

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    André R.

    07/11/2020 13:04:47

    Quem quer um arrogante, agressivo, vaidoso, tóxico para comandar um grande barco ? Vada a bordo, Schetino !

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • S

    Siqueira José

    07/11/2020 12:55:36

    Nem o Leonardo acredita nas próprias palavras. No entanto, é preciso justificar a confusão psicológica que a enorme e escancarada fraude democrata vem provocando na cabeça de seus partidários. É aquela velha máxima: você vai acreditar em mim ou nos seus olhos?

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • T

    Taiguara

    07/11/2020 12:53:59

    Não concordo com a falta de disposição em aceitar fraudes. Se houve fraude que sejam descobertas e punidas, estamos falando do maior democracia do mundo,não podemos minimizar algo tão grave.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    Admar Luiz

    07/11/2020 12:37:49

    Minimizaram os efeitos do COVID? Coutinho, vá catar coquinhos. Biden representa o que há de mais sujo na política. É a esquerda no poder. Aborto, drogas, relativismo moral, rebaixamento das instituições, fim da família como a conhecemos, eis o que representa a vitória do democrata. A conta chegará, China dominará tudo. Hordas de emigrantes terroristas invadirão os EUA. Podem esperar o EI - como no governo Obama - voltará ainda mais forte cortando pescoços. Biden, representa o bem e o belo? A história dirá.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • S

      Sr. Walker

      07/11/2020 16:19:28

      E o planeta terra voltará a ser redondo

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • D

    Dimas N

    07/11/2020 12:05:38

    Discurso de Biden para o dia 1: vou salvar vidas que seriam sacrificadas com Trump na presidência. O Covid escancarou o que a maioria é, gado. Pessoas votando num discurso deste, procuram e merecem um Biden e todo o ônus. Boa sorte USA.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • I

    IvoHM

    07/11/2020 11:32:21

    E o HD do Hunter Biden, seu Leonardo? Not even a single word?

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • R

    Ren Wysocki

    07/11/2020 13:43:48

    Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • R

    Rodrigo di Lorenzi da Silva

    07/11/2020 9:48:58

    Faltou escrever sobre as manipulações (mentiras)da imprensa e redes sociais, da censura aos blogs e sites de direita , a inédita censura, total falta de civilidade e decência no trato com Trump que só reagia a aaques que atingiam até ao seu filho de 11 anos,. ......... Biden é corrupto, pedófilo e está alienado (demente mental). Notícias estás claro censuradas e protegidas ao máximo pela “imprensa e redes sociais”.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • S

    SILVIO MACIEL ROCHA

    07/11/2020 3:11:34

    Otima reflexão ! Pop

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • L

    Luciano

    07/11/2020 2:37:05

    Uma pena o conservadorismo ter como seu representante maior um hipócrita, narcisista e belicista como Trump. Os republicanos deram de bandeja a eleição aos democratas.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    2 Respostas
    • H

      Helio

      08/11/2020 0:14:51

      Zyss: Zyssdiota.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Z

      Zyss

      07/11/2020 16:48:45

      Noffaaa que delicada é vx e ainda burrinha.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • J

    Jorge Luiz de Morais Marques

    07/11/2020 1:58:53

    Realmente. Alguns jornalistas, incluundo os estrangeiros, destruíram a credibilidade da imprensa. Acreditar em imprensa, q ainda idolatra ladrões, pesquisas de institutos safados, e governos socialistas, é o mesmo q acreditar em papai noel

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • F

    Freitas

    07/11/2020 1:50:10

    Menosprezou uma pandemia, tripudiou, ironizou. Pagou o preço por ser um troglodita.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • I

      IvoHM

      07/11/2020 13:43:39

      Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • C

    CSG

    07/11/2020 1:47:45

    Concordo , perdeu para ele mesmo, assim como vai acontecer com Bolsonaro, que ao invés de governar " se é que sabe o que é isso " preferiu investir tudo em um auto golpe e na distante reeleição.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • P

      Paulo Roberto da Costa Brandão

      07/11/2020 4:05:39

      Bolsonaro ainda tem chance de aprender com os erros de Trump e de Macri. Nosso futuro depende disso.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.