| Foto:
CARREGANDO :)

Confesso que quando era mais nova acompanhava com mais boa vontade o Video Music Awards (VMA), da MTV Americana. Assistir ao programa era praticamente um evento, com direito a muita porcaria pra comer durante e apostinhas. Mas nos últimos anos andava achando a premiação meio nhé.

Só que quando saiu a lista de indicados e das performances de 2016, me animei. Afinal, o maravilhoso “Formation”, da Beyoncé, concorre em nada menos que seis categorias – incluindo a de vídeo do ano – e não é sempre que você consegue ver uma apresentação das rainhas RiRi e Britney na mesma noite.

Publicidade

E como boa fã de babado, confusão e gritaria, achei que um post de aquecimento com os melhores bafões – na minha humildíssima opinião – da história da premiação seria uma boa ideia. A edição deste ano acontece no próximo domingo (28), e a MTV Brasil transmite tudo a partir das 21h.

Então pega uma pipoca, coloca “Oops!…I Did It Again” na vitrolinha e vem comigo:

1. Kanye West interrompe Taylor Swift (2009)

Não tem como falar de VMA sem lembrar que foi na premiação que o barraco entre Taylor Swift e Kanye West – que se estende até hoje – foi armado. Caso você tenha sido abduzido e não se lembre, a cantora ganhou o prêmio de “Melhor Vídeo Musical Feminino”, com “You Belong With Me”. Kanye ficou locão, invadiu o palco e soltou “Taylor, estou muito feliz por você, mas Beyoncé fez um dos melhores clipes de todos os tempos”, referindo-se a “Single Ladies”.

Publicidade

2. Beyoncé anuncia sua gravidez (2011)

Já que falamos em Beyoncé…

Queen B. achou que a premiação era o melhor momento para anunciar sua primeira – e única, até o momento – gravidez. Ao final da apresentação de “Love On Top”, Bey abriu seu apenas maravilhoso blazer de paetês e acariciou a barriguinha saliente. A plateia – onde estava Jay Z – foi à loucura.

3. Courtney Love interrompe entrevista de Madonna (1995)

Publicidade

Amo Courtney, amo Hole, amo os anos 90, mas confesso que às vezes a viúva de Kurt me dá uma preguiiiiiiiiça. De qualquer forma, ela invadindo a entrevista de Madonna é um dos momentos mais icônicos – e vergonha alheia – da premiação.

P.s.: a cara de saco cheio de Madge é sensacional.

4. Miley Cyrus mandando um “twerk” com Robin Thicke (2013)

Tirem as crianças da sala! Foi em 2013 que Miley Cyrus se rendeu ao twerk – que significa algo como “se remexer como um idiota” – e resolveu mostrar isso ao mundo em pleno VMA. Ao lado de Robin Thicke, Miley mostrou que Hannah Montana tinha ficado pra trás e botou pra quebrar ao som de “Blurred Lines” – música que, inclusive, foi considerada uma das mais misóginas de 2013.

Publicidade

5. Fiona Apple e seu discurso de que “o mundo é uma mentira” (1997)

Fiona Apple, uma deusa, uma louca, uma feiticeira. Amo demais essa mulher, Brasil! Em 1997, quando a cantora ganhou o prêmio de artista revelação, ela fez um discurso bastante crítico, e soltou “o mundo é uma mentira, e você não deveria moldar uma vida baseada no que os outros dizem que é legal”.

6. Madonna, Britney Spears e Christina Aguilera causando (2003)

Publicidade

Em 1984, Madonna causou muito ao levar “Like a Virgin” para o palco do VMA. Mas como a bicha é poderosa, ela mesma se superou, 19 anos depois. Ao lado de Britney Spears e Christina Aguilera, a rainha do pop performou “Hollywood” e ainda lascou um beijão nas duas.

7. O retorno de Britney (2007)

Mais Britney! Em 2007, após um período obscuro em sua vida – quem não se lembra da cantora careca atacando um carro com um guarda chuva? -, Britney voltou à ativa com uma apresentação no VMA, onde cantou e dançou “Gimme More”.

A artista foi bastante criticada, por seu corpo e sua performance, mas eu tô nem aí e acho ela maravilhosa de qualquer jeito.

Publicidade

8. O vestido de carne de Lady Gaga (2010)

Lady Gaga aprendeu bem com Madonna e sabe dar um show na premiação. Foram vários momentos marcantes da Mommy Monster – como Gaga é chamada pelos fãs – desde 2009, mas acredito que o mais chocante aconteceu em 2010, quando a cantora apareceu no evento com um vestido feito inteiramente de carne. Eca!

9. Showzinho de Tim Commerford, do Rage Against the Machine (2000)

Publicidade

Antes de Kanye West, existiu Tim Commerford. O baixista do Rage Against the Machine ficou tão irritado com o fato de a banda ter perdido o prêmio de “Melhor Vídeo de Rock” para o Limp Bizkit que, durante o discurso de Fred Durst, vocalista da banda “rival”, Tim invadiu o palco e se pendurou em uma planta decorativa. Para que tá feio.

10. O “acidente” com o baixo de Krist Novoselic, do Nirvana (1992)

Jogar o baixo para cima e não conseguir pegá-lo ou não se esquivar não parece ser uma boa ideia. Que o diga Krist Novoselic, baixista do Nirvana. O coitado quase desmaiou em pleno palco.

Publicidade