O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.
Nos estudos em casa não tem jeito: o vestiba tem de contar com ele mesmo para se manter focado nos livros. No colégio a história é diferente. Todas as atenções estão voltadas ao professor, que precisa de muita garra para fazer os estudantes absorverem os conteúdos. A galera do Colégio Bom Jesus contou à repórter Adriana Czelusniak quais são as características principais de um bom professor de pré-vestibular.
“Ele tem de ter equilíbrio, não ser muito sério, para não deixar a aula maçante, nem ser muito brincalhão, ou não vai ensinar nada. Também é importante estar disposto a atender o estudante, ser acessível.” Ana Luisa Figueiredo, 17 anos, vestiba de Engenharia Química.
“Um bom professor tem de associar a matéria com o que vivemos no dia a dia, com a prática. Também acho legal quando nos chamam pelo nome, ou quando dão exemplos lembrando de alguma história que contamos a eles.” Georgia Lopes Medeiros, 16 anos, vestiba de Arquitetura.
“Ele é aberto a esclarecer dúvidas, atencioso e acessível. O meu professor de Matemática, por exemplo, não joga a fórmula no quadro e pronto. Ele mostra de onde vem a matéria e como a usamos no dia a dia.” Thayná Skrobot, 17 anos, candidata de Direito.
“É aquele que é calmo e que não corre muito com a matéria. Entendo o lado deles, que há muito conteúdo para passar, mas não precisa correr. Ser amigo da galera e saber ouvir e debater com os alunos também é importante.” Luiz Fernando Valoski, 16 anos, vestiba de Engenharia da Pesca.
“Gosto de professores que interagem bastante e até hoje o que mais me marcou foi um superdivertido. Mas acredito que ele tenha de saber manter a ordem, ou vira bagunça e é difícil se concentrar.” Letícia Boza, 16 anos, candidata de Administração.
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