• Carregando...
Uma prova diferente
| Foto:
Divulgação/Guilherme Pupo
Movimento de candidatos na UniBrasil, que aplicou sua prova no sábado (7)

O Processo Seletivo 2010 Verão das Faculdades Integradas do Brasil, a UniBrasil, trouxe um modelo de prova diferente dos quais os alunos costumam ver. A prova trazia em várias situações um tema: os Objetivos do Milênio, oito metas estabelecidas pela ONU em 2000, depois de analisar os maiores problemas mundiais.

Divulgação/Guilherme Pupo
Sala da UniBrasil

A primeira questão a trazer o tema foi a redação. A proposta era que o estudante, após ler um pequeno texto, escolhesse um dos oito objetivos e para elaborar um texto dissertativo-argumentativo.

Divulgação/Guilherme Pupo
Candidatos da UniBrasil: Renan Mitsuyoshy (Educação Física), Iverson Toniazzo Lupatini (Sistemas de Informação), Mayara Emelly de Souza (Publicidade e Propaganda), Giovani Lucasievcz (Educação Física), Karyle Rocher (Ciências Contábeis), Géssica Piacentini (Publicidade e Propaganda) e Karyllin Goulart (Publicidade e Propaganda).

Logo depois vinha a prova de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira, que mantinha o tema em textos que falavam do papel da mulher na sociedade e do uso racional da água, respeitando o meio ambiente e o uso racional dos recursos naturais. A prova de Formação Geral e Sociologia falava de fome, pobreza, miséria, mortalidade infantil, trabalho e família, entre outros assuntos ligados ao tema. A de Geografia – que não foi aplicada a todos, já que os candidatos de Biomedicina, Ciências Biológicas, Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Nutrição e Psicologia faziam a de Biologia – tinha questões que falavam de meio ambiente, Índice de Desenvolvimento Humano e expectativa de vida.

A presidente da comissão de vestibular da Unibrasil, Wanda Camargo afirmou que a escolha do tema tinha como objetivo despertar os jovens para a necessidade de se pensar um mundo melhor. “Quisemos marcar esse processo com algo realmente relevante, que despertasse a consciência dos jovens. A proposta de redação, inclusive, era a elaboração de um texto sobre qualquer um desses objetivos”.

Divulgação/Guilherme Pupo
Arthur Wistuba

Candidato do curso de jornalismo, Arthur Wistuba, de 17 anos, foi um dos que aprovaram a medida. “A Unicamp já faz isso. Acho bom porque estimula a interdisciplinaridade”, disse ele, confiante na aprovação.

Acesse a prova e o gabarito do Vestibular 2010 da UniBrasil.

Você fez a prova da UniBrasil? Escreva contando o que achou!

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]