• Carregando...
Quarenta citações verdadeiras (e uma falsa) de Dostoiévski
| Foto: Divulgação

Viralizou nas redes sociais nos últimos dias uma citação falsamente atribuída a Fiódor Dostoiévski: “A tolerância chegará a tal ponto que as pessoas inteligentes serão impedidas de fazer qualquer reflexão para não ofender os imbecis.”

De fato, o escritor russo, cujo bicentenário de nascimento se celebrou no último dia 11, jamais escreveu isso – ainda que, forçando um pouco a mão, dê para identificar em um trecho do romance “Os demônios” uma mensagem parecida.

Apesar da falsa designação de autoria, o conteúdo da citação não poderia ser mais verdadeiro e atual. É interessante observar que se trata aqui de intolerância, não de tolerância. Mas é justamente essa confusão deliberada e cínica entre as duas o que está acontecendo de forma rotineira: a intolerância se disfarça de defesa da tolerância para perseguir quem ousa pensar de forma não autorizada pelos detentores do monopólio da virtude.

Os intolerantes são sempre os outros. No ambiente de “censura do bem” em que estamos vivendo, ter convicções próprias ou pensar de forma diferente dos dogmas da lacração progressista se tornou algo até perigoso. As milícias do linchamento virtual e os tribunais de justiça sumária da internet estão atentos a qualquer deslize. Por via das dúvidas, se você não quiser engrossar as estatísticas dos cancelamentos em série, melhor não correr o risco de ofender os imbecis.

E assim, pouco a pouco, em uma democracia vamos nos acostumando ao silêncio constrangido e amedrontado das ditaduras. Aliás, como aconselhou um personagem de Dostoiévski: “Meu amigo, lembre-se: ficar em silêncio é bom, seguro e bonito.”

(Millôr Fernandes disse algo parecido, aliás: “Com muita sabedoria, estudando muito, pensando muito, procurando compreender tudo e todos, um homem consegue, depois de mais ou menos 40 anos de vida, aprender a ficar calado”. Pessoalmente, estudo muito e já passei dos 40, mas ainda estou tentando aprender...)

De qualquer forma, seguem abaixo 40 citações que são realmente de Dostoiévski (pelo menos até prova em contrário), em sua maioria extraídas dos romances “Os irmãos Karamazov”, “Crime e castigo”, “O idiota” e "Os demônios". Desnecessário dizer, quando proferidas por personagens, elas não necessariamente refletem aquilo em que o autor acreditava. Mas, seguramente, todas fazem pensar:

“A melhor maneira de evitar que um prisioneiro escape é garantir que ele nunca saiba que está na prisão.”

“Não há nada mais desesperador que umo homem que, vendo-se livre, deseja encontrar a quem sujeitar-se.”

“Partindo de uma liberdade ilimitada, chega-se a um despotismo sem limites.”

“O mundo diz: ‘Você tem necessidades – satisfaça-as. Você tem tantos direitos quanto os ricos e poderosos. Não hesite em satisfazer suas necessidades; na verdade, expanda suas necessidades e exija mais’. Esta é a doutrina mundana de hoje. E acreditam que isso é liberdade. O resultado para os ricos é o isolamento e o suicídio; para os pobres, a inveja e o assassinato”.

“A tirania é um hábito com a propriedade de se desenvolver e dilatar a ponto de tornar-se doença.”

“O mais ofensivo não é a mentira – sempre se pode perdoar a mentira – o que é ofensivo é que eles mentem e adoram suas próprias mentiras.”

“Amo a humanidade, mas, para minha surpresa, quanto mais amo a humanidade como um todo, menos amo o homem em particular.”

“O homem está sempre pronto para distorcer aquilo que dizem seus sentidos, simplesmente para justificar a sua lógica.”

“Um erro original vale mais que uma verdade banal. Errar do próprio jeito é melhor do que acertar do jeito do outro”.

“No ambiente mais ignorante e mesquinho, encontrei sinais incontestáveis de uma espiritualidade extremamente viva. O segredo da existência humana não consiste somente em viver, mas em encontrar um motivo pelo qual viver.”

“Acima de tudo, não minta para si mesmo. O homem que mente para si mesmo e ouve sua própria mentira chega a um ponto em que não consegue distinguir a verdade dentro dele ou ao seu redor e, assim, perde todo o respeito por si mesmo e pelos outros.”

“É preciso mais do que inteligência para agir com inteligência.”

“Dar um novo passo, proferir uma nova palavra, é o que as pessoas mais temem.”

“A falta de liberdade não consiste jamais em estar segregado, e sim em estar em promiscuidade; o suplício inenarrável é não se poder estar sozinho.”

“Em um coração que ama de verdade, ou o ciúme mata o amor, ou o amor mata o ciúme.

“Todas as mulheres sabem que os ciumentos são os primeiros a perdoar.”

“A fé e as demonstrações matemáticas são duas coisas inconciliáveis.”

“Aquele que tem sentimentos sofre reconhecendo o seu erro. É seu castigo, independente da prisão.

“Se Deus não existisse, tudo seria permitido.”

“Existe no homem um vazio do tamanho de Deus.”

“Deus não consiste na força, mas na verdade.”

“Não se esqueça da oração. Cada vez que você orar, se sua oração for sincera, haverá um novo sentimento e um novo significado nela, o que lhe dará nova coragem.”

“Quanto mais escura a noite, mais brilhantes as estrelas, Quanto mais profunda a dor, mais perto está Deus”

“Se alguém me provasse que Cristo está fora da verdade, e se realmente ficasse estabelecido que a verdade está fora de Cristo, eu preferiria Cristo à verdade.”

“O dinheiro é uma liberdade valiosa, inestimável ao homem privado da verdadeira liberdade.”

“Não é preciso muito para matar uma pessoa: basta convencê-la de que ninguém precisa do que ela faz.”

“Se você deseja vislumbrar o interior de uma alma humana e conhecer um homem, não se preocupe em analisar seus modos de calar-se, de falar, de chorar, de ver o quanto ele é movido por ideias nobres; você obterá melhores resultados se apenas observá-lo rir. Conhecemos um homem pelo seu riso.”

“O advogado é uma consciência que se aluga.”

“⁠Cem coelhos nunca fizeram um cavalo, como cem presunções não fazem uma prova.”

“Nada neste mundo é mais difícil do que falar a verdade, nada mais fácil do que lisonja.”

“É melhor ser infeliz e saber o pior do que ser feliz no paraíso de um tolo.”

“Há em tudo um limite que é perigoso transpor, porque, uma vez transposto, já não há processo de voltar-se atrás.”

“A melhor definição para o homem é: uma criatura que tem duas pernas e nenhum senso de gratidão.”

“Não há felicidade na comodidade; a felicidade se compra com o sofrimento. Não há desgraças para os corações débeis. A desgraça requer um coração forte. Dor e sofrimento são sempre inevitáveis ​​para uma grande inteligência e um coração profundo. Os homens realmente grandes devem experimentar uma grande tristeza na Terra.”

“As coisas mais insignificantes têm às vezes a maior importância, e é geralmente por elas que a gente se perde.”

“Quando eu olho para o meu passado e penso quanto tempo perdi em nada, quanto tempo foi perdido em futilidades, erros, preguiça, incapacidade de viver; quão pouco apreciei, quantas vezes pequei contra meu coração e alma – então meu coração sangra. A vida é uma dádiva, a vida é felicidade, cada minuto pode ser uma eternidade de felicidade.”

“Você pode ser sincero e ainda assim ser estúpido.”

“O que é inferno? Afirmo que é o sofrimento de ser incapaz de amar.”

“As pessoas às vezes falam sobre a crueldade "bestial" do homem, mas isso é terrivelmente injusto e ofensivo para os animais, nenhum animal poderia ser tão cruel quanto um homem, tão habilmente, tão artisticamente cruel.”

“A beleza salvará o mundo”

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]