• Carregando...
Lula e Flávio Dino
O presidente Lula e o ministro da Justiça, Flávio Dino.| Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

É um bando de Pinóquios. Eles mentem, mentem mais, e mais, porque uma mentira puxa outra, que puxa outra… Cada mentira é o elo de uma corrente, e são muitas correntes intermináveis, que prendem todo mundo, quem conta as mentiras, quem as ouve, quem é vítima delas e não reage.

Mentira... No Brasil, o português que falamos não para de incorporar sinônimos dessa palavra: lorotagem, lorota, lampana, lenda, potoca, maxambeta, goma, rodela, broca, moca, mariquinha, balela, pomada, patranha, gamela... Daria para encher páginas e páginas. Um glossário sem fim para um sem-fim de mentiras.

A mentira é um pecado venial, de natureza leve, mas que “se torna mortal quando lesa gravemente as virtudes da justiça e da caridade”. Não pecar será sempre o caminho. Santo Agostinho dizia: “Nós nunca mentimos, porque somos filhos da luz”... Jesus Cristo repreendeu os mentirosos: “O vosso pai é o diabo, nele não há verdade. Quando ele fala mentira, fala o que é próprio dele, pois ele é mentiroso e pai da mentira”.

Eles mentem para criar inquéritos, para condenar, anular condenações, provas… E têm a cara de pau de estabelecer uma perseguição, a repressão, como se fosse um combate à mentira

A maquinação dos filhos do diabo tem sempre uma colagem macabra de mentiras. As mais recentes seriam: o ser humano provoca as mudanças climáticas, as mudanças climáticas provocam terremotos. Por isso, governo mundial é tudo de bom... Os ditadores são, no fundo, bonzinhos injustiçados. Por isso, eu os recebo e abraço... Tribunal Penal Internacional? Nem sei o que é...

Um avião novinho, grande, luxuoso é fundamental. Quase 40 ministérios formam o suprassumo da administração pública. Gastos são sempre investimentos, todo tipo de gasto do governo. O PAC é incrível. O déficit também. Impostos vão nos salvar. Mais impostos, por favor. Trabalhadores, os sindicalistas vão cuidar de vocês.

E as diabruras avançam... Invadir propriedade, pública ou privada, não é crime. Não há vândalos entre comunistas e socialistas, nunca, em situação alguma. Golpistas e terroristas só há do outro lado. Comunismo, aliás, sempre dá certo... e tem tudo a ver com democracia, com liberdade.

Eles mentem e omitem. Interditam o debate, proíbem questionamentos, tudo em prol das narrativas, das mentiras. As imagens são claras, mesmo quando já não existem. Eles dizem que mente quem pede investigação de verdade. E eles mentem para criar inquéritos, para condenar, anular condenações, provas… E têm a cara de pau de estabelecer uma perseguição, a repressão, como se fosse um combate à mentira.

“Todos são iguais perante a lei” virou balela, potoca, escolha uma palavra nas opções dispostas no segundo parágrafo. Goma, broca... No país da mitomania, os filhotes do diabo dizem que fake news é crime. A Suprema Corte americana passa a funcionar conforme o que eles disserem. Os mitômanos, claro, fazem tudo pelo sigilo da verdade.

O psicólogo canadense Jordan Peterson deixa claro por que a turma no poder no Brasil não se livrará jamais das mentiras: “Um Estado totalitário é governado pela mentira. E a mentira é o princípio da governança. E todo mundo que mente é cúmplice da manutenção do Estado. Num Estado totalitário, as pessoas mentem o tempo todo, sobre absolutamente tudo, e para todo mundo, incluindo elas mesmas”.

Assim estamos sendo acorrentados, na mentira multiplicada por mentira, e de novo, e de novo, à décima potência, à centésima potência. O resultado é o deboche institucionalizado, é o totalitarismo. Mas a verdade, a mais pura verdade, é que todo poder emana do povo. Acredite nisso. Ninguém pode aceitar ser empurrado para o inferno das mentiras.

Conteúdo editado por:Marcio Antonio Campos
0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]