• Carregando...
“Boa impressão” pode recolocar Shogun na briga pelo cinturão
| Foto:
Walter Alves/ Gazeta do Povo
Shogun pode ganhar chance de disputar o cinturão dos meio-pesados se agradar aos fãs neste sábado

No início da semana, Dana White avisou: o vencedor do combate entre o paranaense Maurício Shogun Rua e o americano Bradon Vera, no UFC on Fox 4, neste sábado (4), em Los Angeles, irá disputar do título dos meio-pesados do UFC. Só que os fãs reclamaram e o presidente do Ultimate mudou de ideia.

Agora, além da luta principal do evento na Califórnia, o brasileiro Lyoto Machida e o americano Ryan Bader, protagonistas do segundo confronto mais importante da noite, estão no páreo para se tornar o desafiante ao cinturão. Quem impressionar mais, enfrentará (provavelmente) o atual campeão Jon Jones. Ou, em caso de surpresa no UFC 151, em 1.º de setembro, terá pela frente o veterano, mas extremamente perigoso Dan Henderson.

Apesar de perder a chance ‘direta’ de voltar a disputar o título, Shogun é considerado o favorito para ocupar tal posto, de acordo com a maior parte da imprensa especializada. Vai depender, acima de tudo, de seu desempenho no sábado, mas seu currículo confirma toda essa expectativa.

Das 20 vitórias em seu cartel, 17 foram por nocaute ou nocaute técnico. A maioria delas com finais de empolgar o público. Na última vez em que subiu no octógono, em novembro de 2011, fez uma das três melhores lutas da história do esporte. Embora derrotado por Henderson em decisão unânime, até Dana White cravou que o embate terminou empatado.

O argumento mais forte, no entanto, é a falta de rivais. Jones roubou o cinturão de Shogun em março de 2011 – apenas um mês antes o americano havia batido Bader para se tornar o desafiante. Depois, na sequência, ele derrotou Quinton Rampage Jackson, Lyoto Machida e, por último, Rashad Evans.

Olhando friamente para a divisão, não é difícil afirmar que faltam oponentes à altura do desafio. O sueco Alexander Gustafsson, por exemplo, poderia ser o próximo, mas ainda não tem vitórias suficientes sobre ‘tops’. Phil Davis, que também está neste card, quem sabe? Também não está pronto.

Dono das credenciais necessárias e de um talento acima da média, o mais novo dos irmãos Rua aparece, então, para uma possível revanche [contra Jones ou Henderson]. Mas ele se recusa a pensar – ou pelo menos falar – no assunto até passar por Vera.

“Fiquei muito motivado com essa chance, mas meu foco 100% é para sábado. Estou focado 100% no Brandon Vera, e o resto é consequência”, aponta Shogun, de 30 anos de idade, cuja diferença para Vera nas casas de apostas é de 3,6 para 1.

“O Brandon é um cara bom de Muay Thai e é uma luta que gosto de lutar, porque ele não vai querer amarrar. Vai rolar um nocaute de um lado ou de outro”, emenda o curitibano.

Serviço:

O UFC on Fox 4 começa às 18h, com o card preliminar. As lutas principais do evento têm início às 21h. A transmissão será apenas no Canal Combate.

Card principal

Mauricio Shogun x Brandon Vera
Lyoto Machida x Ryan Bader
Mike Swick x DaMarques Johnson
Joe Lauzon x Jamie Varner

Card preliminar

Cole Miller x Nam Phan
Phill Davis x Wagner Prado
Josh Grippi x Rani Yahya
Phill De Fries x Oli Thompson
Manny Gamburyan x Michihiro Omigawa
Ulysses Gomez x John Moraga

Veja como foi a coletiva de imprensa do UFC on Fox

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]