• Carregando...
João Carvalho morreu em 2016, 48 horas após lutar na Irlanda. (Foto: Facebook)
João Carvalho morreu em 2016, 48 horas após lutar na Irlanda. (Foto: Facebook)| Foto:

O lutador português João Carvalho, que morreu dois dias após lutar em um evento na Irlanda em 2016, sofreu 41 golpes na cabeça durante o fatídico combate contra o irlandês Charlie Ward.

A informação foi divulgada na última quinta-feira (8), em inquérito no Tribunal Coroner, em Dublin. Na mesma sessão, o neurologista Daniel Healy, fundador do projeto ‘MMA Seguro Irlanda’, revelou que tentou adiar o evento TEF 1 três meses antes de sua realização.

Healy afirmou que conversou com Cesar Silva, promotor do torneio, mas ouviu que o orçamento do evento era insuficiente para cumprir todos os padrões de proteção aos lutadores. O relato foi publicado no site MMAFighting.

VEJA MAIS: Confira a lista de mortes ligadas ao MMA

“Expliquei para ele na época que os padrões do boxe profissional irlandês devem ser cumpridos para um evento de MMA na Irlanda. Então houve uma série de e-mails entre janeiro e abril de 2016 — que posso fornecer se necessário — nos quais expliquei que os padrões são requeridos, e por recomendação do ministro dos esportes”, relatou o médico.

O evento aconteceu mesmo assim, com dez lutas ao todo. Na antepenúltima, Carvalho perdeu por nocaute técnico no terceiro round. Depois, foi andando até uma sala médica para ser observado, onde começou a vomitar dez minutos depois.

O atleta, então com 28 anos de idade e apenas três combates profissionais, foi transportado de ambulância ao hospital mais próximo, mas não resistiu aos traumas e morreu no dia 11 de abril de 2016.

Ninguém foi processado pela morte do lutador. O júri recomendou a criação de um órgão nacional para supervisionar o MMA na Irlanda.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]