i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?

Madeleine Lacsko

Foto de perfil de Madeleine Lacsko
Ver perfil

Reflexões sobre princípios e cidadania

A China e o nosso complexo de capacho

Lutar contra o Partido Comunista Chinês apenas no universo simbólico em vez de defender nossos princípios com ações reais custará caro, mas não a quem teve essa ideia.

  • Madeleine LacskoPor Madeleine Lacsko
  • 27/11/2020 17:52
Comércio Brasil-China
| Foto: Pixabay

É impossível não nos relacionarmos com a China e seu mais de bilhão de habitantes, nosso principal parceiro comercial há 11 anos consecutivos. Gostemos ou não, o mundo é povoado de criaturas únicas, todas diferentes entre si, muitas conflitantes. Vivemos a cultura do cancelamento, uma era onde heróis de teclado são construídos quando atacam um inimigo por dia. Cria-se a impressão de que só há duas formas de relacionamento: guerra ou submissão total. No mundo adulto, funciona diferente.

A energia gasta na cruzada infantilóide para cancelar a China seria muito útil para construir um relacionamento que não seja de submissão. Cultivamos a cultura do capacho, em que grupos se organizam em torno da submissão a um líder, o que necessariamente depende de pisotear princípios. É necessário ter princípios para impor limites.

Temos confundido muito bravata, patriotada e gritaria com coragem. Trata-se exatamente do oposto, os sintomas mais evidentes de insegurança e fragilidade. Quem pode faz acontecer, espera colher os resultados para anunciar a vitória. Líderes não ficam gritando na internet ou espalhando boatos que coloquem medo nos cidadãos, assumem a responsabilidade e resolvem.

Um dos maiores estrategistas de guerra da humanidade, referência até hoje, é o chinês Sun Tzu, que viveu séculos antes de Cristo e ainda é lido no mundo todo. Ele tem vários ensinamentos, mas um muito importante é: "Os guerreiros vitoriosos primeiro vencem e depois vão para a guerra, enquanto os guerreiros derrotados primeiro vão para a guerra e depois procuram vencer". Puxar briga de rede social com o Partido Comunista Chinês não parece ser um jeito eficiente de equilibrar o relacionamento e fazer com que o Brasil seja respeitado.

Vencer primeiro e depois ir para a guerra significa realmente ter coragem, trabalhar duro. No caso específico, se não diversificarmos nossos parceiros comerciais, é inútil espernear contra a China. A moda política pode ser copiar todas as ações de Donald Trump, ocorre que nós não somos os Estados Unidos. Dizer que nós não precisamos da China lembra Fidel Castro e Hugo Chávez dizendo que não precisam dos Estados Unidos. São as duas maiores potências do mundo e, apesar dos embates porque têm culturas muito diferentes, ambas mantém relacionamento.

Um gatinho olha a briga de dois leões e resolve enfrentar uma das feras com sua arma mortal, que é miar muito alto até o leão ouvir. O leão ouve, dá um rugido. Mamãe gata diz que é muito feio o leão rugir e que vai defender seu gatinho nessa briga. É como eu explicaria a uma criança de 5 anos o imbroglio em que nos metemos por confundir gritaria com coragem ou capacidade de realizar.

A China não acredita em democracia, vive assim há milênios. O princípio básico dessa estrutura de poder é só reconhecer a dignidade humana de indivíduos que pertencem ao grupo. A lógica chinesa venceu quando um parlamentar eleito no Brasil se declara contra toda a China. Também vence a lógica chinesa quando grupos de brasileiros ficam espalhando correntes pela internet com medo de qualquer relacionamento com o país. Quem não pensa como nós ou quer nos dominar deixa de ter a dignidade reconhecida.

Já escrevi inúmeros artigos sobre intenções do Partido Comunista Chinês, que são públicas. Há um plano de assumir a liderança mundial até 2049, a intolerância religiosa é gravíssima e pilar do comunismo, os chineses são líderes mundiais na área de inteligência artificial e também têm muita prática em passar para a violência física conflitos originados nas redes sociais. Não vai ser com tuitadas bancando o valente que iremos criar uma relação em que os nossos princípios fiquem claros e sejam respeitados.

Todos têm o direito de expressar seus sentimentos sobre 5G, comércio exterior e comunismo. Mas líderes não têm o direito de empurrar medo goela abaixo da população quando são eles os responsáveis por resolver. Os tuítes do presidente da Comissão de Relações Exteriores da Câmara xingando a China são uma tática com a profundidade intelectual do Dollynho. O Itamaraty, ao defender um absurdo desses, chega ao nível Dollynho cover. E a conta sobra para a gente.

Há quem acredite na gritaria dos que pregam resistência contra a China. Oremos para que, juntando todos, consigam montar um gaveteiro. Amamos direitos, odiamos deveres. Eduardo Bolsonaro tem todo o direito de postar o mix de teoria da conspiração com patriotada que postou. Somos um país livre, democrático e o Twitter é uma empresa privada que não segue leis brasileiras mas continua funcionando. Os apoiadores esquecem que o deputado tem DEVERES. O dever dele como Presidente da Comissão de Relações Exteriores é trabalhar para que saibamos colocar limites e manter nossos princípios na relação com nosso principal parceiro comercial.

A prioridade na política recente tem sido a bravata e a demonstração pública de valentia, coisas típicas de quem, na vida real, não lava uma cueca. Embora a direita diga que isso é coisa da esquerda e vice-versa, todos sabemos que é uma praga suprapartidária e atinge até mesmo alguns dos nossos parentes e amigos mais queridos. Há diferenças nos deveres e nas consequências das ações de uma autoridade e dos cidadãos que se unem em grupos virtuais para curtir juntos o medo da China e responder xingando ou criando ilusões de que é possível nos impor à força e cortar relações.

O cidadão comum faz tudo aquilo que a lei permite. O servidor público só faz aquilo que a lei manda. São princípios diferentes para a atuação de quem outorga poder e de quem o recebe dos compatriotas. Bravata não faz parte dos deveres e, no caso concreto, atrapalha o cumprimento dos deveres. Na nossa cultura capachista, apontar isso seria gerar uma guerra com o deputado. Então, trata-se uma autoridade importantíssima do país como criança cuja baby sitter é o Itamaraty.

A militância identitária foca suas lutas e paixões no universo simbólico e muitas vezes prejudica aqueles que diz defender. Fiz um longo raciocínio sobre este processo no meu artigo de ontem. Agora temos um caso concreto em que isso se repete na direita. Uma autoridade cujo dever é conseguir equilíbrio e crescimento nas relações exteriores brasileiras resolve prejudicar tudo isso para mitar nas redes. Fazem isso por quê? Porque podem, simples assim.

Enquanto as autoridades chinesas fazem uma firme defesa do próprio país e se colocam agora na posição de quem recebeu uma provocação, o que as nossas estão fazendo? Estão defendendo o povo, o país ou uma autoridade específica? O complexo de capacho faz com que as pessoas não se revoltem quando vêem o aparato do Estado defendendo poderosos em detrimento do povo, o que ocorre sistematicamente desde sempre. Agora acharam uma forma de fazer parte do povo aplaudir isso e não mais chamar autoridades à responsabilidade.

Patriota é quem cobra autoridades para que defendam a pátria, a nação, o povo, mesmo que as autoridades fiquem tristinhas ou xinguem muito nas redes sociais. Quem se coloca à disposição para exercer o poder tem de saber que haverá maior cobrança, muito mais responsabilidades e a absoluta necessidade de ter senso de dever. O cidadão comum que está hoje inquieto, com medo, sem saber o que pensar sobre a relação com a China já pagou bem caro a equipe que deveria entregar a solução.

O foco do Brasil não pode ser a China, tem de ser o Brasil. O que é melhor para o país? Tomar essas decisões exige princípios claros, coerência nas ações, força moral e credibilidade. Há inúmeros diplomatas brasileiros trabalhando quietos nos bastidores, às vezes tomando pedrada por causa das patriotadas dos políticos, mas colocando o senso de dever à frente da vaidade. As três grandes religiões monoteístas dizem que onde há vaidade não cabe Deus.

No Partido Comunista Chinês também não cabe Deus, que jamais será engolido por ele. Cabem os vaidosos, os imprudentes e os que primeiro declaram a guerra para depois ver o que fazem. Na apoteose da superficialidade, julga-se conhecer a pessoa ou o grupo pelo discurso. Lembremos o Carrefour com sua caríssima campanha pela diversidade, contra o racismo e a hashtag #TodesMerecemRespeito. Jesus costumava chamar quem discursa de uma forma e age de outra de "sepulcro caiado" ou "raça de víboras". Aprendamos a conhecer as árvores pelos frutos.

59 COMENTÁRIOSDeixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 59 ]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.

  • M

    Marilena lopes cavalheiro

    30/11/2020 23:10:02

    Parabéns Madeleine. Disse tudo

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • F

      FRANCISCO BEDUSCHI

      30/11/2020 11:55:46

      Completamentede acôrdo. Os políticos estão perdidos no seu trabalho e começam à sentirem a inutilidade de sua existência. Procuram administrar e não sabem. Precisam ser honestos e não podem. O sistema atual não permite.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

      • C

        Carlos Alberto da Silva Lopes

        28/11/2020 23:31:18

        Contanto que eu não tenha que falar chinês. Tudo bem. Deve ser muito difícil.

        Denunciar abuso

        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

        Qual é o problema nesse comentário?

        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

        Confira os Termos de Uso

        • R

          Ronald Santos

          02/12/2020 11:55:28

          Esse comentário foi removido pelo usuário

          Denunciar abuso

          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

          Qual é o problema nesse comentário?

          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

          Confira os Termos de Uso

          • C

            carlos

            28/11/2020 21:34:25

            Jair está no lugar errado. Ed Bananinha idem. Dois estúpidos.

            Denunciar abuso

            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

            Qual é o problema nesse comentário?

            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

            Confira os Termos de Uso

            1 Respostas
            • R

              Ronald Santos

              02/12/2020 11:55:28

              Esse comentário foi removido pelo usuário

              Denunciar abuso

              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

              Qual é o problema nesse comentário?

              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

              Confira os Termos de Uso

          • E

            Eden Lopes Feldman

            28/11/2020 19:20:48

            Infelizmente o governo Bolsonaro tem agido muito errado nas suas declarações, que acabam sendo vistas como guerra ideológica. O que é aproveitado pela esquerda. E assim os profundos ajustes e acertos econômicos, as obras realizadas e as reformas conseguidas, acabam sendo "esquecidas" pela imprensa mais preocupada com a volta da esquerda do que o bem maior da nação. Bolsonaro tem que parar de dar combustível a esta guerra de bravatas que nada trará de bom ao país. O governo está bom, tem o melhor quadro de ministros que um governo brasileiro já teve, mas sua comunicação está péssima. Certa a colunista.

            Denunciar abuso

            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

            Qual é o problema nesse comentário?

            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

            Confira os Termos de Uso

            1 Respostas
            • F

              Freitas

              28/11/2020 21:54:46

              A FAMÍGLIA BOLSONARACHID tem que devolver tudo o que roubaram durante décadas e décadas. São milhões de reais desviados dos impostos pagos por contribuintes.

              Denunciar abuso

              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

              Qual é o problema nesse comentário?

              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

              Confira os Termos de Uso

          • N

            Nelson Souza Sarinho

            28/11/2020 18:48:59

            Só uma reparação: onde se lê "O cidadão comum faz tudo aquilo que a lei permite. O servidor público só faz aquilo que a lei manda." , leia-se O cidadão comum pode fazer tudo o que a lei não proíbe; o servidor público só pode fazer o que a lei permite. A diferença de sentido é abissal.

            Denunciar abuso

            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

            Qual é o problema nesse comentário?

            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

            Confira os Termos de Uso

            • N

              Nelson Souza Sarinho

              28/11/2020 18:48:59

              Só uma reparação: onde se lê "O cidadão comum faz tudo aquilo que a lei permite. O servidor público só faz aquilo que a lei manda." , leia-se O cidadão comum pode fazer tudo o que a lei não proíbe; o servidor público só pode fazer o que a lei permite. A diferença de sentido é abissal.

              Denunciar abuso

              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

              Qual é o problema nesse comentário?

              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

              Confira os Termos de Uso

              • B

                BENEDITO APARECIDO TUPONI JUNIOR

                28/11/2020 17:22:39

                O mundo é capacho de quem tem poder econômico. E fim de papo.

                Denunciar abuso

                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                Qual é o problema nesse comentário?

                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                Confira os Termos de Uso

                2 Respostas
                • R

                  Ronald Santos

                  02/12/2020 11:55:28

                  Esse comentário foi removido pelo usuário

                  Denunciar abuso

                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                  Qual é o problema nesse comentário?

                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                  Confira os Termos de Uso

                • R

                  Ronald Santos

                  02/12/2020 11:55:28

                  Esse comentário foi removido pelo usuário

                  Denunciar abuso

                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                  Qual é o problema nesse comentário?

                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                  Confira os Termos de Uso

              • I

                Irineu Berestinas

                28/11/2020 15:35:48

                Texto de um jornalismo de alto nível. Só alguns poucos são capazes de tanto. Parabéns!

                Denunciar abuso

                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                Qual é o problema nesse comentário?

                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                Confira os Termos de Uso

                • L

                  LSB

                  28/11/2020 15:00:28

                  Artigo estupendo!!! Parabéns! (embora, faria duas pequenas ponderações: o embaixador da China tb não foi o melhor exemplo de diplomacia e, por outro lado, certos debates precisam vir a público... mas isso não deprecia nem um milímetro a sua análise/crítica perfeita: não é desta “jeito” que a “coisa” vai!).

                  Denunciar abuso

                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                  Qual é o problema nesse comentário?

                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                  Confira os Termos de Uso

                  • R

                    Regina Célia Baldin

                    28/11/2020 14:24:03

                    Madeleine , adorei. Colocou muito bem e reflito que não estamos mais conseguindo colocar bons políticos, simplesmente porque pessoas éticas, eficazes de pensamentos e de ações não estão querendo se comprometer com grupos marginais, corporativos como o que temos.

                    Denunciar abuso

                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                    Qual é o problema nesse comentário?

                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                    Confira os Termos de Uso

                    • L

                      Lucio

                      28/11/2020 14:14:58

                      Discordo das linhas gerais do texto e dos colegas que o elogiam. Como o próprio texto diz faz parte dos planos da China impor sua ideologia e com isso ter o domínio de tudo que lhe interessar. A mim não agrada em nada a perspectiva de um mundo dominado pelo partido Comunista Chinês. Nada contra o povo de lá. Ninguém melhor que uma autoridade que está diretamente envolvida com o problema expor sua visão para a sociedade. Visão esta que é compartilhada pela grande maioria das pessoas de bom senso e com um mínimo de esclarecimento acerca do que se passa no mundo hoje. Nosso maior parceiro comercial? e daí? A china precisa muito mais do Brasil que o Brasil da China.

                      Denunciar abuso

                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                      Qual é o problema nesse comentário?

                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                      Confira os Termos de Uso

                      1 Respostas
                      • L

                        LSB

                        28/11/2020 14:55:06

                        A questão não é essa. É quem está fazendo e como “versus” o que deveria estar fazendo e como (ou ainda: bravatas de bar em voz alta POR quem deveria estar construindo de verdade e mais silenciosamente).

                        Denunciar abuso

                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                        Qual é o problema nesse comentário?

                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                        Confira os Termos de Uso

                    • P

                      Paulo

                      28/11/2020 13:22:27

                      No jogo politico internacional não existem amigos... existe.interesses.. A China é associada erroneamente a esquerda brasileira. Dai a origem de tanto ódio... agora coloca o Boulos lá, invasor de imóvel, p ver oq acontece... ou ainda os defensores do LGBT+ também...

                      Denunciar abuso

                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                      Qual é o problema nesse comentário?

                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                      Confira os Termos de Uso

                      • C

                        Carlos

                        28/11/2020 13:11:29

                        Parabéns Madeleine! Como sempre produziu um texto de conteúdo importante é de bom senso. Infelizmente a carência de líderes e políticos que realmente tenham categoria de estadistas e trabalhem pelo bem da sociedade e do país e’ enorme. Infelizmente os bons hoje estão calados ... O país precisa de mudança urgente na qualidade dos que vão eleitos para Brasília e governos inferiores, nossa duvide é até quando a sociedade não vai perceber que indivíduos baixos como Boulos e Cia bem como outros q se dizem conservadores de direita não nos servem?

                        Denunciar abuso

                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                        Qual é o problema nesse comentário?

                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                        Confira os Termos de Uso

                        1 Respostas
                        • F

                          FRANCISCO BEDUSCHI

                          30/11/2020 11:49:46

                          Os políticos estão perdidos. Precisam administrar e não sabem. Precisam ser honestos e não podem.

                          Denunciar abuso

                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                          Qual é o problema nesse comentário?

                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                          Confira os Termos de Uso

                      • C

                        claudio lisboa

                        28/11/2020 12:37:29

                        Concordo. O Brasil precisa ter habilidade para se posicionar perante à “Great Power Competition” em prol dos interesses nacionais.

                        Denunciar abuso

                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                        Qual é o problema nesse comentário?

                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                        Confira os Termos de Uso

                        • C

                          claudio lisboa

                          28/11/2020 12:37:28

                          Concordo. O Brasil precisa ter habilidade para se posicionar perante à “Great Power Competition” em prol dos interesses nacionais.

                          Denunciar abuso

                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                          Qual é o problema nesse comentário?

                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                          Confira os Termos de Uso

                          • C

                            Clebson Rogério Vieira de Araújo

                            28/11/2020 12:06:11

                            Concordo plenamente. Inspiradora matéria! Precisamos separar o amadorismo político, ou a política populista apelidada de tramontina, por uma postura científica-filosofica no campo diplomático. Não basta sempre lembrar que, a sopa se come pela beirada; "só lobos caem em armadilha pra lobos".

                            Denunciar abuso

                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                            Qual é o problema nesse comentário?

                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                            Confira os Termos de Uso

                            • J

                              JEFFERSON REGIS ANDRADE FERNANDES

                              28/11/2020 11:58:26

                              Nós temos que ter cautela. O Brasil precisa manter relações melhores com outros países que ele acredita serem tão livres quanto ele. Assim que fortalecer seus lações com vários países, juntos podem intimidar mais à China. Infelizmente, todos precisam muito da China hoje. Entretanto, quanto mais ele cresce, pequenos ficaremos. Agir com mais inteligência e não ficar gritando guerra não é uma boa estratégia. À China não cresceu gritando e lutando guerras contra os titãs. Os titãs ofereceram ajuda, eles aceitaram, abaixaram à cabeça e depois cresceram como nunca.

                              Denunciar abuso

                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                              Qual é o problema nesse comentário?

                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                              Confira os Termos de Uso

                              • C

                                Cabaleiro

                                28/11/2020 11:49:48

                                Excelente coluna.. realista, independente, valorizando e respeitando a vida, as ideias, e mostrando que o Estado não deve ser administardo somente com ideias , achismos e subserviência. Ao Estado cabe defender e valorar o País, seu povo, sua economia, seu mercado e sua cultura. Parabéns pelo texto

                                Denunciar abuso

                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                Qual é o problema nesse comentário?

                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                Confira os Termos de Uso

                                • I

                                  IvoHM

                                  28/11/2020 11:30:02

                                  Eu só fico encafifado no seguinte: Porquê está liberado xingar os EUA, acusá-los de imperialistas, falar mal do Trump, chamá-lo de genocida, por em dúvida a honestidade de sua esposa e filhos, mas boca de siri com a China? Conversinha mais isentona, Madalena! Lembrando o velho dito popular: Cão que ladra não morde...

                                  Denunciar abuso

                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                  Confira os Termos de Uso

                                  1 Respostas
                                  • L

                                    LSB

                                    28/11/2020 14:50:47

                                    Mas não um presidente de comissão de relações exteriores!!! A questão do artigo é QUEM falou (cargo público com deveres específicos)... no caso deveria estar é FAZENDO MAIS e em SILÊNCIO... e isso não tem nada a ver com o bla bla bla de rede social (aí “tá liberado” xingar todo mundo).

                                    Denunciar abuso

                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                    Confira os Termos de Uso

                                • I

                                  IvoHM

                                  28/11/2020 11:30:02

                                  Eu só fico encafifado no seguinte: Porquê está liberado xingar os EUA, acusá-los de imperialistas, falar mal do Trump, chamá-lo de genocida, por em dúvida a honestidade de sua esposa e filhos, mas boca de siri com a China? Conversinha mais isentona, Madalena! Lembrando o velho dito popular: Cão que ladra não morde...

                                  Denunciar abuso

                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                  Confira os Termos de Uso

                                  • M

                                    Marco Vales

                                    28/11/2020 11:23:47

                                    O artigo é confuso e ambíguo. Sobre o que a lei permite ou deixa de, a citação correta é: o cidadão pode fazer tudo, desde que não contrarie a lei; o Estado só pode fazer o que lei determina. Isto é bem diferente do que foi escrito pela colunista.

                                    Denunciar abuso

                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                    Confira os Termos de Uso

                                    • E

                                      Evaldo

                                      28/11/2020 11:04:17

                                      Parabéns Madeilene, não conhecia sua capacidade de análise e tirocínio. Vou lê-la mais.

                                      Denunciar abuso

                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                      Confira os Termos de Uso

                                      • N

                                        Nm

                                        28/11/2020 11:01:52

                                        pelo que os esquerdopatas comentam abaixo a Cristina tem razão... vão para a china dar o c* pro Xinping se quiserem....

                                        Denunciar abuso

                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                        Confira os Termos de Uso

                                        1 Respostas
                                        • C

                                          Cabaleiro

                                          28/11/2020 11:51:55

                                          pq os idiotas não identificam? seus nomes? não sou de esquerda, mas muito menos de direita **** e mal educada....

                                          Denunciar abuso

                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                          Confira os Termos de Uso

                                      • X

                                        Xicote

                                        28/11/2020 3:53:57

                                        Infelizmente temos uma outra Anta na presidencia..China..EUA..so querem uma coisa...ganhar dinheiro...investir e ter retorno...simples assim...quem quer subjulgar o fregues ?? So os idiotas dos bolsominios... A Huawei quer o 5 G no Brasil !!! O **** do capitao em vez de pedir uma grande fabrica da Huawei no Brasil...prefere ataca la...cabeça de bagre !!!

                                        Denunciar abuso

                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                        Confira os Termos de Uso

                                        • M

                                          Maquiavel

                                          28/11/2020 1:41:57

                                          Depois de muito gritar, xingar e espernear, cai na real e vou começar a fazer um curso de mandarim!

                                          Denunciar abuso

                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                          Confira os Termos de Uso

                                          • H

                                            Higor

                                            28/11/2020 1:32:21

                                            Também acredito mais em atos do que gogó! Assinado embaixo em tudo o que falou. O comportamento está sendo muito infantil e pouco estratégico!

                                            Denunciar abuso

                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                            Confira os Termos de Uso

                                            • C

                                              Correa

                                              28/11/2020 0:54:16

                                              Madá, matando a pau, como sempre. Onde é que eu assino?

                                              Denunciar abuso

                                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                              Qual é o problema nesse comentário?

                                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                              Confira os Termos de Uso

                                              • A

                                                André R.

                                                28/11/2020 0:28:41

                                                Brilhantemente ponderada. Brazucas e bravateiros fariam Sun Tzu rir muito - antes de decapitá-los.

                                                Denunciar abuso

                                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                Qual é o problema nesse comentário?

                                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                Confira os Termos de Uso

                                                • R

                                                  Raphael

                                                  28/11/2020 0:13:05

                                                  Os bolsominions não entenderam. Logo seu artigo será taxado de esquerdista, ou globalista ou progressista, ou pior: as três coisas ao mesmo tempo.

                                                  Denunciar abuso

                                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                  Confira os Termos de Uso

                                                  • G

                                                    Giba12

                                                    27/11/2020 23:44:37

                                                    Complexo de viralata é ficar calado enquanto os Chinas a passos largos dominam com seus ataques virais, cibernéticos ,marítimos, econômicos, políticos, etc..., o mundo.

                                                    Denunciar abuso

                                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                    Confira os Termos de Uso

                                                    1 Respostas
                                                    • A

                                                      Antônio Carlos

                                                      28/11/2020 0:19:09

                                                      É, o Brasil vai barrar o avanço da China, estás brincando, não pode ser a sério!!!!!!!!! Cada uma. Isto é briga de cachorro grande.

                                                      Denunciar abuso

                                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                      Confira os Termos de Uso

                                                  • D

                                                    Dilbert

                                                    27/11/2020 23:35:25

                                                    Texto lúcido e profundo, assim como o de ontem. Infelizmente a sensação é que somos (des)governados por um bando de crianças mimadas, machões de redes sociais. despreparados e rasos, que no mundo real não passam de medíocres capachos de gente muito mais poderosa. E essa gente se coloca acima da lei, confunde público com privado e põe seus interesses mesquinhos na frente das necessidades do país, mesmo se dizendo “patriotas”. Agora também acho que muito disso é cortina de fumaça na medida em que a pandemia e a economia pioram graças a incapacidade dos nossos desgovernantes atuais, apoiados por seu restrito grupo de fanáticos

                                                    Denunciar abuso

                                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                    Confira os Termos de Uso

                                                    1 Respostas
                                                    • O

                                                      Otasito Sanches Tavares

                                                      28/11/2020 1:27:03

                                                      Comentário perfeito!

                                                      Denunciar abuso

                                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                      Confira os Termos de Uso

                                                  • S

                                                    Samoel Dilly

                                                    27/11/2020 23:28:55

                                                    Vocês já foram à China? Não? Tem que ir! Qualquer um que for volta com uma certeza : Estive em outro PLANETA!

                                                    Denunciar abuso

                                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                    Confira os Termos de Uso

                                                    2 Respostas
                                                    • A

                                                      Arthur Piccolomini de Azevedo

                                                      29/11/2020 16:12:12

                                                      Não fui e não gostei. Em tempo: jamais irei. Simples assim.

                                                      Denunciar abuso

                                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                      Confira os Termos de Uso

                                                    • R

                                                      Regina Célia Baldin

                                                      28/11/2020 14:26:41

                                                      Eu estive e gostei muito!!!

                                                      Denunciar abuso

                                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                      Confira os Termos de Uso

                                                  • J

                                                    José Joaquim de Santana

                                                    27/11/2020 23:26:36

                                                    Falou e não disse nada. Cumprir o que a lei permite e o que a lei manda é a mesma coisa. A autoridade de que fala é representante legítimo do povo, certo ou errado, fala no seu nome. E sendo de esquerdo, é justo que permaneça no chão limpando os pés sujos ídolos.

                                                    Denunciar abuso

                                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                    Confira os Termos de Uso

                                                    2 Respostas
                                                    • J

                                                      José Joaquim de Santana

                                                      28/11/2020 15:07:41

                                                      WILSON ZETI: Por mim não fique triste não, está muito longe de poder me julgar, quando se confessa capacho, limpando os pés sujos do seu ídolo, que imagino quem seja.

                                                      Denunciar abuso

                                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                      Confira os Termos de Uso

                                                    • W

                                                      WILSON ZETI

                                                      28/11/2020 2:06:47

                                                      Fico muito triste quando o sujeito lê, não entende e ainda quer comentar. Eu sei José Joaquim, você faz esforço para defender seu ídolo mesmo quando percebe que está errado. Esta direita não prestou, tomara surja outra.

                                                      Denunciar abuso

                                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                      Confira os Termos de Uso

                                                  • T

                                                    TIAGO

                                                    27/11/2020 23:14:17

                                                    China será a nova potência mundial é questão de tempo. A questão é se vamos nos curvar para ditadura ou não. Talvez devêssemos apostar na Índia. Oh índia, cresça e nos ajude! Índia, nos ajude.

                                                    Denunciar abuso

                                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                    Confira os Termos de Uso

                                                    • J

                                                      Juarez Waltrick Kohler

                                                      27/11/2020 23:07:06

                                                      MAIS RESPEITO COM A cHINA !! É A cHINA QUE MANDA AGORA !!!! Lamento. Resta obedecer. Ou ser CENSURADO, ou MORTO. A china que vai dizer quem vai derrotar Bolsonaro em 2022. Assim como a china elegeu Biden, etc, etc. LAMENTO MUITO. Bem-vindos ao Mundo governado pela Esquerda.

                                                      Denunciar abuso

                                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                      Confira os Termos de Uso

                                                      2 Respostas
                                                      • A

                                                        Arthur Piccolomini de Azevedo

                                                        29/11/2020 16:15:59

                                                        A China merece meu mais profundo repúdio. É tudo o que eu considero inaceitável num país: falta de liberdade de opinião, censura às artes, censura à literatura, censura total à internet, corrupção maciça, falta de transparência, trabalho escravo. Jamais gostaria de viver num lugar assim. Tenho pena do povo chinês.

                                                        Denunciar abuso

                                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                        Confira os Termos de Uso

                                                      • M

                                                        Maria

                                                        28/11/2020 0:01:35

                                                        Que delírio!

                                                        Denunciar abuso

                                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                        Confira os Termos de Uso

                                                    • F

                                                      Freitas

                                                      27/11/2020 22:56:03

                                                      PERFEITO. PERFEITÍSSIMO.

                                                      Denunciar abuso

                                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                      Confira os Termos de Uso

                                                      • D

                                                        DENISSON HONORIO DA SILVA

                                                        27/11/2020 22:50:55

                                                        A priori seu argumento está correto. Utilizar as redes sociais, sendo presidente de uma comissão do congresso tão importante é tolice. Mas ele não disse nenhuma besteira que seria dita nos bastidores. A tecnologia 5 G não está segura sob aquele país. Mas alguém poderá objetar que os americanos também não respeitaram. Há uma diferença muito grande entre a democracia americana e a pseudochinesa. O conflito sinoamericano apenas começou e o Brasil terá que optar. Citou Sun Tzu mas ele é insuficiente para entender a complexidade das relações internacionais e estratégias de guerra. Nesse caso, seria como se optassemos por uma Alemanha nazista aos invés dos EUA. De que lado você estaria?

                                                        Denunciar abuso

                                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                        Confira os Termos de Uso

                                                        1 Respostas
                                                        • W

                                                          WILSON ZETI

                                                          28/11/2020 2:09:59

                                                          A China vaí espionar o Brasil e o EUA já grampeou o telefone da Dilmanta e sabe lá de mais quem.

                                                          Denunciar abuso

                                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                          Confira os Termos de Uso

                                                      • D

                                                        DENISSON HONORIO DA SILVA

                                                        27/11/2020 22:50:55

                                                        A priori seu argumento está correto. Utilizar as redes sociais, sendo presidente de uma comissão do congresso tão importante é tolice. Mas ele não disse nenhuma besteira que seria dita nos bastidores. A tecnologia 5 G não está segura sob aquele país. Mas alguém poderá objetar que os americanos também não respeitaram. Há uma diferença muito grande entre a democracia americana e a pseudochinesa. O conflito sinoamericano apenas começou e o Brasil terá que optar. Citou Sun Tzu mas ele é insuficiente para entender a complexidade das relações internacionais e estratégias de guerra. Nesse caso, seria como se optassemos por uma Alemanha nazista aos invés dos EUA. De que lado você estaria?

                                                        Denunciar abuso

                                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                        Confira os Termos de Uso

                                                        1 Respostas
                                                        • A

                                                          Antônio Carlos

                                                          28/11/2020 0:14:48

                                                          Dennison, o Brasil já usa a tecnologia da Huawei na telefonia celular, não entre nessa, é USA x China, só bobo toma partido de um ou do outro.

                                                          Denunciar abuso

                                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                          Confira os Termos de Uso

                                                      • J

                                                        João Martins Donizete

                                                        27/11/2020 22:11:27

                                                        Sou compelido a concordar com você. Não nutro confiança no governo chinês e penso que a maioria da população também não. Todavia, acima de ser ela uma ditadura temos que saber que países (aí são todos) não tem amigos, têm interesses. Assim, que ato útil tem um representante Brasileiro sair por aí dizendo bravatas? Ou seja, além de inútil - até porque ele sozinho não apita nada - traz também desgaste inútil. Depois a questão ainda vai ser decidida. Portanto, trata ser essa crítica mera politicagem rasteira para sim dividir os contra tal fala e os que são a favor. Isso também ao fim e cabo também é pura besteira e inoperância.

                                                        Denunciar abuso

                                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                        Confira os Termos de Uso

                                                        Fim dos comentários.