i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?

Madeleine Lacsko

Foto de perfil de Madeleine Lacsko
Ver perfil

Reflexões sobre princípios e cidadania

A confusão entre militância política e adolescência tardia

Enquanto diz que defende os pobres, a esquerda gourmet brasileira debocha sistematicamente de tudo o que realmente é importante para o povo.

  • Por Madeleine Lacsko
  • 18/08/2020 12:20
A confusão entre militância política e adolescência tardia
| Foto: Pixabay

Se você quiser solução definitiva para todos os problemas do mundo, pergunte a um adolescente. Ele saberá explicar, inclusive, os principais erros dos pais, avós, professores, orientadores espirituais, escritores da literatura mundial e governantes de todas as eras históricas. O adolescente tem a segurança dos tolos e a inconstância dos inexperientes. Todos nós sabemos muito bem como é, mas nem todos superam com a idade.

Existe uma espécie de adolescência tardia que tem encontrado abrigo na militância política, principalmente de esquerda. E aqui não se trata de ideologia, mas de circunstâncias. A esquerda brasileira dos anos 80 era fundada principalmente nas comunidades católicas de base. Tratava-se na política de embates entre diferentes visões ideológicas sobre economia e desenvolvimento social. Há uma tendência agora de ignorar pessoas e transformar o mundo num grande divã para contrariar a geração dos pais. O grande problema é que a maioria do povo brasileiro pensa e vive como esses pais.

A esquerda cirandeira, que se julga dona dos pobres e no direito de debochar de tudo o que é importante para o cidadão comum, é minoria e novidade. Embora se imagine numa guerra contra o obscurantismo, é vista pelo povo como um Centro Acadêmico da Terceira Idade.

Agora, na ala gourmet da esquerda, a moda é tirar sarro de crente, tudo obscurantista. Não vou nem tocar no fato de ser crime, já que a lei 12015/2009, que pune racismo e homofobia, também pune preconceito religioso. E não vou falar disso porque gente fina, elegante e sincera não sofre os mesmos rigores da lei destinados a essa pobraiada que lota igreja. Falo do desprezo pelo outro e da convicção perversa de ser melhor.

Hoje, 90% dos brasileiros se dizem cristãos. As igrejas evangélicas, principalmente aquelas que pregam a fé mais simples e as neopentecostais, são importantíssimas para o povo brasileiro. Goste ou não a esquerda gourmet, é a maior manifestação religiosa popular do Brasil. O catolicismo nos foi imposto pela colonização, as igrejas evangélicas têm DNA brasileiro.

Mas as únicas manifestações religiosas de pobre que não são alvo de deboche pela nova esquerda gourmet são as de matriz africana. E não pense que se importam com a África, os africanos ou tenham tido o trabalho de pesquisar sobre essas religiões. Mas essa coisa de idealizar a África como se fosse uma unidade pega bem, inclusive porque é feita de longe. Posar de salvador da África em país africano periga render umas chineladas para tomar vergonha na cara. Mas dá para fazer de outra forma, postar "mas e o candomblé?" a cada salmo postado no Instagram. É uma forma bem adulta de fazer política e ser ouvido pelas pessoas mais simples.

Outra coisa que está na moda debochar é de cantor sertanejo, cantor gospel, pagodeiro e programa de auditório. Isso tudo é um lixo. A cultura genuína do Brasil pode até ter pobre no meio e nenhum valor cultural, desde que seja cult. O funk, por exemplo, esse sim é uma manifestação cultural legítima do povo para a nova esquerda e que empodera a mulher. Esqueça Marília Mendonça, Maiara e Maraísa, o feminejo inteiro. Quem entende de povo é a esquerda.

O fato é que sempre houve figuras assim transitando na política, só que nunca foram centrais porque isso não é fazer política, é fazer da política um divã. Debochar sistematicamente de tudo o que é importante para o povo desconecta o grupo político da base da sociedade, fundamental para fazer política. Se a esquerda ganhou espaço nos anos 80 é porque, mesmo pregando avanços progressistas, não ridicularizava a família tradicional, os valores conservadores da sociedade e a religiosidade do povo brasileiro.

Hoje, o governador do Espírito Santo, que é de esquerda, é vítima da própria esquerda gourmet. Como ela criou uma fantasia coletiva para que justiceiros sociais de teclado fossem convertidos em heróis no caso da menina de 10 anos estuprada pelo tio, sobrou para o governador. Nessa altura da narrativa, Renato Casagrande já está mais conservador que Witzel.

Pouco importa que ele explique novecentas vezes que o governo do Estado não desamparou a menina desde que foi descoberto o horror que se passou com ela. São inúteis os argumentos técnicos, a demonstração da parceira com outros Estados, que rendeu inclusive a prisão do estuprador. De nada adianta explicar que a pandemia de coronavírus tem impacto em atendimentos hospitalares. Esses fatos atrapalham a versão da luta contra uma jihad conservadora obscurantista, que foi vencida gritando muito no Twitter.

É importante para o povo saber o que foi feito com o bebê. Tente perguntar numa rede social e receba o deboche como resposta. Afinal, o direito ao aborto seguro blablablabla... Não é essa a questão. A tecnologia evolui. Quando essa lei foi feita, era absolutamente impossível um feto de 22 semans sobreviver fora do útero, agora já é. Por que o Judiciário decidiu por uma injeção letal? É isso o que constava da ordem judicial, um procedimento chamado infusão KLC. Debochar de quem pergunta algo do gênero e interromper a discussão explica por que a esquerda não tem conseguido ser ouvida.

A última fronteira da militância adolescente é exigir que ninguém mais chame mulher de mulher, agora é pessoas que menstruam ou pessoas com colo do útero. Pensa numa maneira inteligente de ser levado a sério pela população mais simples do Brasil.

Esse tuíte da CNN, do qual o comediante Piers Morgan tirou sarro, é uma recomendação de exame de HPV para "pessoas com colo do útero", não para mulheres. E ele corrige: não seriam mulheres? A escritora J. K. Rowling foi cancelada no Twitter por reclamar de uma reportagem que chamava mulheres de "pessoas que menstruam". Tem uma explicação: as mulheres trans sentem-se excluídas ou confusas ao ler essas reportagens.

Há quem se sensibilize com o argumento e considere que as pessoas trans podem se sentir muito ofendidas ao ouvir uma mulher ser chamada de mulher, como sempre ouviram a vida toda. Difícil entender. Imagine as maiores lutas e transformações da sua vida. O que te fez perder o medo de coisa besta? Você acha possível que uma pessoa que já passou pela experiência de se apresentar publicamente com a identidade sexual diferente da que nasceu se abala porque chamamos mulher de mulher? Bem difícil.

A questão mais importante é o quanto fica difícil levar a sério quem entra em brigas violentas e intermináveis por questões como essa num país com tantos problemas estruturais gravíssimos. Para a maioria pobre, trabalhadora, conservadora, tudo bem você ter uma porção que defenda esses pontos de vista que a esquerda gourmet tem defendido.

Todo mundo, num determinado momento, tem adolescente em casa. E nós sabemos bem como é conviver com quem sabe pouco da vida, acha que sabe muito e tira sarro de tudo o que é importante para os mais velhos. Uma coisa é conviver com os adolescentes da família ou da política, outra coisa bem diferente é topar ser governado por eles. Melhor um adulto com quem a gente tenha discordâncias.

25 COMENTÁRIOSDeixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 25 ]

Máximo 700 caracteres [0]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Termos de Uso.

  • N

    Nelson Vidal Gomes

    ± 24 horas

    Vamos longe com mulheres assim: Catarina Rochamonte na Folha e Madeleine Lacsko aqui,ambas encantadoras.A analise deste artigo me remeteu ao um adágio que a,meu ver,o sintetiza. "Não ser de esquerda até os 30 anos revela não se ter "bom coração", continuar a sê-lo depois disso, demonstra não se ter "boa cabeça". Que Deus nos ilumine a todos e um abraço fraterno em agnósticos e ateus!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • J

    Jorge Vallim de Medeiros

    ± 2 dias

    Apaixonao por Madeleine. Amo mulheres sensíveis e inteligentes.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    Araújo

    ± 2 dias

    Gratificante saborear textos com uma inteligência de escol. Parabéns!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • J

    José Carlos Dallacqua Lopes

    ± 3 dias

    Excelente abordagem. Seria uma tipo de Síndrome de Peter Pan ideológica? O que me deixa irritado, nem é a defesa de "causas sem nenhuma importância", mas a desonestidade intelectual que acompanha esses paladinos da idiotice.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • P

    Paulo J Ribeiro Jr

    ± 3 dias

    Texto importante para fazer pensar e refletir independente de concordância parcial ou total. De tanto olhar para os lados podemos acabar esquecendo de andar em frente.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • E

    Eustáquio

    ± 3 dias

    Minha amiga, se fosse sua filha, o que faria? Autorizaria o aborto? Fácil falar...

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • J

      Jorge Vallim de Medeiros

      ± 2 dias

      Tenho uma filha, atualmente com 27 anos. Aos dez, era uma criança adorável, curtindo a vida e aprendendo vozazmente. Se eu permitiria o aborto? Certamente! Obviamente, não permitiria demorar tanto tempo.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    Maquiavel

    ± 4 dias

    Esquerdista é a criatura mais asquerosa e desprezível que pode existir

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    3 Respostas
    • J

      Jorge Vallim de Medeiros

      ± 2 dias

      Só que, em nada beneficiam os pobres, a não ser por medidas assistencialistas e demagógicas, que os mantém na pobreza. Tirar pobre da pobreza. é perder sua audiência pois, uma vez educados e prósperos, passam a enxergar a farsa das manobras esquerdistas. Temos atualmente um governo que, não só mantém uma politica assistencialista aos mais necessitados mas, trabalha paralelamente para criar condições de progresso , investimento e e empregabilidade. As obras de infraestrutura, estradas, ferrovias, saneamento, propiciarão um potencial de investimentos e, redução do "custo Brasil", como nunca visto antes.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • J

      Jorge Vallim de Medeiros

      ± 2 dias

      Não é assim, muitos são ótimas pessoas, que. por índole, igenuidade, ignorância ou, burrice mesmo, esposam essa idéias, acreditando estar do lado do nem e "dos pobres". São pessoas identificadas como "inocentes úteis". Úteis não sabem a quem mas, certamente, aos identificados como "idiotas úteis", que sabem o mal que fazem e, não admitem que outros lhe roubem a virtude de ser os benfeitores dos pobres.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • J

      José Carlos Dallacqua Lopes

      ± 3 dias

      Meu amigo, o problema não é ser esquerdista, é ser burro. Infelizmente em boa parte dessas criaturas, essas duas "qualidades" estão associadas hoje em dia.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • K

    Kaue

    ± 4 dias

    Nao li e não vou ler. No entanto a blogueira deveria se perguntar e filosofar sobre a diferença entre jornalista e jornaleira

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    2 Respostas
    • M

      Maquiavel

      ± 4 dias

      Uuuuuiiiiiii até parece que fiquei ofendidinho...

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • K

      Kátia Fraga

      ± 4 dias

      Um adolescente foi ofendido.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • S

    Stephano Zibetti

    ± 4 dias

    Lacsko não vai escrever nada defendendo seu amigo AYAN??? Não faziam lives juntos??? Ela não vai comentar nada sobre o material de pornografia infantil encontrado???! Vai ficar caladinha mesmo???

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • N

    Nm

    ± 4 dias

    Quanto ao item CULTURA só quem está na área de projetos culturais sabe quão difícil é a captação pela Lei 8313/91 (lei Rouanet), só os projetos da esquerda (Caetano zeloso, anita, e outros desse tipo) ou ainda CARNAVAL, e projetos que evolvam LGTB (a Natura só patrocina esse tipo de projetos). Quando se tem porjetos sobre o Rio Iguaçú (o segundo mais poluido do Brasil) ou Sobre as Missões Jesuíticas no Paraná não se consegue captar. Se O governo estadual e a Prefeitura através da Fundação Cultural não educarem as crianças para as artes, não teremos outros senão os que aí estão com Funk e outros do mesmo tipo.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    Alexandre Eggers Garcia

    ± 4 dias

    ver art 208 do CP

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • W

    waldir rodrigues de morais

    ± 4 dias

    Estes adoleslentes de esquerda doutrinados na escola tem sua expressão maior no humorista de esquerda Adnet E atenção: não existe vacina contra esta burrice Vamos ter que conviver com isto por muito tempo ainda...

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • S

    SERGIO RODRIGUES MARTINS

    ± 4 dias

    Ah ah ah! Boa! Madeleine! Virei seu admirador! Realmente isso tem que ser resolvido por um psiquiatra! Como estou lendo A Mente Esquerdista, até que compreendo de onde sai tanta idiotice!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • D

    DENISSON HONORIO DA SILVA

    ± 4 dias

    Mdeleine, parabens. Realmente, lembrei-me de minha adolescencia. Quanta bobagem cometida. E esse esquerdismo pueril dessa militância em criticar os religiosos. E acho até que a imprensa ajudou neste tipo de comportamento vendo certas manchetes, naqueles sites de noticias militantes. Devem ser respeitadas as opiniões, tanto daqueles favoraveis como os contra ao aborto. Mas a lei estabelecia e amparava o procedimento. Não há o que se discutir.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • J

    José Roberto

    ± 4 dias

    Tenho um adolescente em casa e o primeiro parágrafo parecia que era pra mim. Parabéns pelo artigo Madá.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • E

    Eden Lopes Feldman

    ± 4 dias

    Gostei da forma como efetuou a análise, um texto focado no comportamento ideológico e não apenas na política. Descreveu com maestria o que todos sabemos: que as pessoas definidas como vítimas da sociedade pela esquerda apenas são manipuladas como jogo político.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    Alexandre

    ± 4 dias

    Excelente!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • L

    Luciano

    ± 4 dias

    Perfeito este seu artigo Madeleine, a esquerda, os ditos progressistas, guardiões do "politicamente correto", perderam o senso de ridículo. Entre os dias 03 e 05 de agosto em Jacobina na Bahia foi realizado o "Primeiro Ovulário dos Movimentos de Mulheres de Jacobina", porque do "Ovulário"? Porque, segundo as organizadoras, seminário vem de "sêmen". Pode??? Por mais que pareça, não é fake, dê um Google!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

Fim dos comentários.