• Carregando...
As redes sociais da família que comandava um império do crime
| Foto:

Depois de 7 meses presos, eles foram condenados à prisão por comandar um império de bordéis, drogas, prostituição e escravidão moderna no Reino Unido. Gente perigosíssima, que só foi descoberta porque uma vítima resolveu falar em 2017.

A brasileira contou à polícia de Londres que havia sido obrigada a se prostituir nos bordéis comandados pela quadrilha durante 2 meses. Quando ela tentava deixar a prostituição, os criminosos ameaçavam matar a família dela no Brasil.

Foi com a ajuda da polícia que a moça conseguiu fugir. Os policiais levaram quase 2 anos se infiltrando na quadrilha para ter provas suficientes para condenar os chefes. Segundo a BBC Brasil, a Scotland Yard afirma que os 3 brasileiros comandavam uma rede de bordéis ilegais em 6 bairros de londres.

"Desfrutavam de estilos de vida luxuosos, gastando os lucros obtidos com a exploração de profissionais do sexo em férias de luxo, veículos e joias" - diz a Scotland Yard em nota sobre os brasileiros, publicada pela BBC Brasil.

Inicialmente, os 3 brasileiros negaram participação no esquema. Renato Sacchi e a mulher, Flavia Xavier Sacchi acabaram confessando e cada um foi condenado a mais de 8 anos de prisão. Raul Sacchi, que negou até o final, foi condenado a 9 anos e 2 meses de prisão.

A minha pergunta é: olhando as redes sociais dos bandidos, seríamos capazes de prever que eles comandam um esquema de bordéis ilegais, tráfico de pessoas e de drogas?

Resolvi fazer a prova. Conhecemos muitas pessoas pela internet e a maioria de nós julga conseguir avaliar de forma razoável, olhando os perfis, a diferença entre bandidos e cidadãos de bem. Convido você a fazer esse exercício comigo olhando algumas das postagens, todas elas públicas.

Vídeo com anúncio de força-tarefa da Polícia Federal<br />
Vídeo com anúncio de força-tarefa da Polícia Federal
Vídeo em que Jon Bon Jovi canta de surpresa em um casamento, emocionando todos<br />
Vídeo em que Jon Bon Jovi canta de surpresa em um casamento, emocionando todos
Vídeo de entrevista sobre a intervenção federal no Rio de Janeiro
Vídeo de entrevista sobre a intervenção federal no Rio de Janeiro
Anúncio do negócio legalizado da família
Anúncio do negócio legalizado da família

As respostas à postagem, feita quando o esquema criminoso estava quase desabando foram as seguintes:

" Nunca e tarde, meu amigo. ???? Deus abençoe vc e sua linda família"

" Nos spre remos oportunidades para começar tudo, de maneira certa, vá em frente."

" Qd vc fizer 70 anos ou + , VC vai ver, q ainda esta aprendendo.errando e APRENDENDO, CE lá vie"

Será que essas pessoas sabiam de que "erro" ele estava falando e o conheciam pessoalmente? Não sei. Sei apenas que sentimos a necessidade de nos manifestar nas redes sociais sobre muitas coisas de que não temos certeza e acabamos criando relações e laços sem avaliar muito bem.

Essas são as postagens de criminosos condenados, perigosos, envolvidos com tráfico de drogas, que forçavam mulheres a se prostituir e ganhavam milhões. Utilizavam armas de choque, tacos de baseball e bastões elétricos de conter rebanho para fazer a "segurança" dos bordéis ilegais que controlavam.

Quantas vezes você pode ter acreditado em posts de pessoas assim sem saber? Quantas vezes curtiu, compartilhou, comentou? Eu entrei no Twitter em 2007 e no Facebook em 2009, tenho medo até de pensar nisso.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]