| Foto:
Ouça este conteúdo

Muitos brasileiros estão sendo generosos durante a pandemia. Talvez pela mistura de ansiedade com isolamento temperada com um debate político rasteiro e desnecessário para o momento, estejamos com a impressão de que nada está sendo feito além do debate. Na verdade, estamos diante da maior mobilização de recursos financeiros privados já vista na história recente do Brasil.

CARREGANDO :)

“Me parece, sob todos os ângulos, que é a maior mobilização de recursos do país. É o maior movimento de solidariedade da história recente”, diz o diretor executivo da Associação Brasileira de Captadores de Recursos, João Paulo Vergueiro .

A ABCR resolveu concentrar em um único local as doações públicas já feitas por todos os tipos de empresas, ONGs, entidades da sociedade civil e cidadãos brasileiros para que tenhamos ideia do nosso poder de mobilização e do tamanho da solidariedade. Pulverizadas, as iniciativas parecem pequenas, mas a soma de R$ 750 milhões é, sem dúvida nenhuma, muito significativa.

Publicidade

A cifra é subestimada porque estão catalogadas apenas as doações em dinheiro, ou seja, as que podemos mensurar neste momento. Há diversas empresas e cidadãos que estão doando produtos de proteção, álcool em gel, uniformes para médicos, máscaras e luvas, num montante que precisa de mais trabalho para ser contabilizado.

A capacidade de resposta da sociedade civil brasileira é muitas vezes subestimada, talvez porque a cultura da produtividade e da valorização do individualismo encontre eco demais. Em momentos como o que vivemos, o que salva é a ação concreta do brasileiro guiada por valores humanos.

"É um ativo que o país tem, valiosíssimo: tem recursos, agilidade de resposta e capilaridade para entregar o benefício social. E nós, como nação, precisamos valorizar e construir um ambiente cada vez mais favorável para que ele possa ser praticado”, comenta Márcia Woods, presidente do Conselho da ABCR .

Além de elencar os grandes doadores e as campanhas que conseguiram maior valor de captação, o site Monitor das Doações também disponibiliza o link das campanhas de captação de recursos para as quais qualquer cidadão pode contribuir sem ter de sair de casa.