i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?

Madeleine Lacsko

Foto de perfil de Madeleine Lacsko
Ver perfil

Reflexões sobre princípios e cidadania

Butantan: os heróis estavam trabalhando durante a balbúrdia

Você valoriza mais quem cria solução ou quem cria confusão? Convido a um exercício.

  • Madeleine LacskoPor Madeleine Lacsko
  • 08/01/2021 15:23
Butantan: os heróis estavam trabalhando durante a balbúrdia
| Foto: fotospublicas.com

Desconfio que há um acordo secreto para que o Brasil não valorize quem fizer coisa que presta. Mas pode ser também um efeito colateral de tantos anos praticando bandidolatria intensiva. Talvez a vocação seja antiga, mas nunca praticamos tanto quanto agora. Vimos um milagre acontecer pelas mãos dos nossos cientistas, gente que pode inspirar as futuras gerações e estamos discutindo o quê? Bate-boca de político que de dia briga e à noite se ama.

Em outras urgências de Saúde Pública, o Brasil reconheceu devidamente a capacidade e a coragem dos nossos heróis cientistas. Oswaldo Cruz, Carlos Chagas, Adolpho Lutz e Vital Brazil têm seus nomes escritos na nossa história. Você já ouviu falar em Luciana Leite? Deveria. Ela é pesquisadora da equipe que trabalhou em um milagre da ciência, a vacina do Butantan. Aliás, é milagreira faz tempo, já fez algumas novas vacinas.

O Instituto Butantan é um exemplo de como o trabalho duro do cidadão comum e o espírito público de quem tem conhecimento permanecem muito além dos estratagemas políticos. Em 2021, serão 122 anos de conhecimento acumulado e dividido com o Brasil. Ele foi criado para resolver o primeiro surto após a proclamação da República, a peste bubônica no porto de Santos em 1899. Só que a gente conhece o Butantan principalmente pelas cobras. Não os políticos, os ofídios mesmo.

Lá no século XIX, precisavam produzir um soro contra a peste bubônica, só que o risco de vazar material biológico era imenso. O médico Vital Brazil teve uma ideia, criar um laboratório do outro lado do rio Pinheiros, bem longe de onde ficava a cidade de São Paulo. Num lugar de menor circulação, menos chance de dar errado. Escolheram a Fazenda Butantan, na Zona Oeste da cidade. Não quero dar spoiler, mas você deve saber que não tem mais peste bubônica em São Paulo. Esperemos que não volte.

Cientista tende a ser voltado para o seu mundo. Demorou mais de 60 anos para alguém perceber o quanto seria interessante uma exposição de cobras aberta ao público. O museu foi criado em 1956 e ficava na sala da diretoria mesmo. Só dois anos depois virou um museu. Talvez as cobras sejam a garantia de vida próspera do Instituto Butantan. É por causa delas que o povo sabe o que se faz lá e criou carinho pelo lugar.

São Paulo cresceu, chegou ao Butantan, atravessou e foi sei lá quantos quilômetros adiante. Na minha geração, já era ao lado de casa, uma condução só, 20 minutos. O ônibus que eu tomava todos os dias para ir à faculdade era o Butantan-USP. Todo paulistano e muitos paulistas têm memórias de infância com as cobras, algo completamente fantástico, assustador, fora do nosso mundo cotidiano. Para o povo, o Butantan não é um instituto, é essa lembrança. Para muitos, é ainda mais lembranças, já que a fazenda fica aberta como um parque para visitação pública há muitos anos.

Quando houve um incêndio, em 2010, quase todo mundo se perguntava o que havia acontecido com o esqueleto da sucuri. As cobras estavam vivas? E os macacos? Depois é que a gente lembrava do Instituto Butantan, aquele do qual sai boa parte de todas as vacinas utilizadas no calendário de vacinação do Ministério da Saúde. Há poucos centros de excelência na ciência no Brasil, isso nós gostamos de falar bastante. Mas, quando tem algo que presta, oportunidades para os nossos filhos, pessoas que inspiram, parece que a gente não vê. Fiz questão de olhar para aqueles de quem quero me lembrar quando tudo isso acabar.

Museu Biológico – Pavilhão Lemos Monteiro
Museu Biológico – Pavilhão Lemos Monteiro

Você sabe quem era o governador na época em que Oswaldo Cruz enfrentou a peste bubônica? Sabe quem era o presidente quando Carlos Chagas descobriu a doença de chagas? Sabe quem foi o governador que chamou Adolpho Lutz de volta ao Brasil? Não. Mas sabe o nome de médicos que trabalharam com ele: Emílio Ribas e Vital Brazil. Por que então neste momento estamos falando dos políticos e não dos cientistas e médicos?

Não falta história interessante e inspiradora entre os 245 brasileiros que atualmente trabalham na fábrica de produção de vacinas do Butantan. Serão contratados mais 120 devido à emergência na produção da vacina contra COVID. Fui efetivamente convencida do heroísmo dos pesquisadores quando soube dos salários. Se tiverem boas notas e passarem na rigorosa seleção, estudantes de graduação podem ganhar até R$ 1,2 mil por mês para 16 a 40 horas. Claro que quem tiver um pós-doutorado - e ali tem que ser de verdade, não de político - ganha bem mais, R$ 4 mil.

Atualmente, esse laboratório já produz 80 milhões de doses de vacina da gripe por ano. Devo confessar que só soube disso agora, pesquisando para escrever o artigo. Além da vacina do coronavírus, o Butantan está trabalhando no desenvolvimento de mais algumas: Dengue (4 tipos diferentes), Influenza H7N9, Influenza tetravalente, Versão menos reatogênica da Tríplice e o adjuvante BpMPLA, que pode fazer com que essa vacina tenha resposta muito mais rápida. Toda minha solidariedade a quem trabalha com esses milagres e, quando vai contar, recebe um "e o Doria?", "ah, mas o Bolsonaro" ou "vacina chinesa" no meio da cara. O Brasil merece sofrer.

Confesso que comecei a achar até esquisito que tudo funcionasse de forma tão organizada e ao mesmo tempo, sendo no Brasil. Pesquisando é que entendi. A organização dos laboratórios foi feita por mulher. O diferencial dos laboratórios de produção de vacinas e soros, em sua organização e intercâmbio com a sociedade, foi a grande realização de vida de Jandyra Planet do Amaral, diretora do Butantan no final da década de 68. Ela começou como estagiária e se dedicou durante mais de 40 anos ao Instituto, é uma das primeiras doutoras em Medicina do Brasil.

Jandyra Planet do Amaral
Jandyra Planet do Amaral

À frente do Instituto Butantan está hoje o médico Dimas Covas. Como a prioridade do Brasil é valorizar os políticos, o raciocínio é fácil: Covas - Bruno Covas - PSDB - João Dória - parente do Covas ocupando uma boquinha. Certo? Errado. E aí também tem uma história interessante. Ele é um pesquisador conhecido no meio, estava à frente do Hemocentro de Ribeirão Preto. Seu maior desafio na infectologia foi o combate ao HIV no início da década de 80, época em que conheceu David Uip. Quando secretário, ele o convidou para assumir o Instituto Butantan após uma crise envolvendo o médico Jorge Kalil. Dimas Covas aceitou mais para ajudar o amigo do que porque queria o cargo, já que a família mora no interior.

Claro que a parte interessante da história não era aquela, vem agora. Dimas Covas é um cristão fervoroso, agnóstico convertido depois de já ser um cientista reconhecido. O interesse pela religião foi científico, começou a querer entender teologia. Da leitura das obras de São Tomaz de Aquino veio a fé, uma espécie de iluminação. O homem da vacina, aquele que capitaneia um dos maiores desafios científicos do Brasil, acorda todos os dias mais cedo para rezar. É filho de um carteiro e de uma dona de casa.

Dimas Tadeu Covas, diretor do Instituto Butantan
Dimas Tadeu Covas, diretor do Instituto Butantan

Eu falei só de algumas histórias. Não imagino quantas dessas existam por aí. Aqui não são pessoas perfeitas, donos da verdade, gente que só acerta. Nada disso. É gente como nós, que está trabalhando com erros e acertos e precisa ter suas vitórias reconhecidas. Não falo apenas pela questão de honrar os que merecem mas porque as futuras gerações precisam de esperança. Se todo mundo só vive apontando os erros dos outros, ditando regras e posando de perfeito, o que tem para o futuro de seres humanos falíveis? Nada.

Aliás, falando em jovens, vi no site do Instituto Butantan que está aberto até dia 22 de janeiro o mestrado profissional em biotecnologia e bioprocessos BEST, um programa em parceria com empresas. Vai que você conhece alguém, achei por bem deixar aqui o link. Se você não conhece ninguém, vamos esquecer um pouco de confusão e olhar para o trabalho educativo interessantíssimo dos nossos cientistas sobre vários animais, manejo e natureza. Tem para todas as idades neste link.

Imagine agora quantos "Institutos Butantans" existem no Brasil. No sentido de lugares onde brasileiros comuns conseguem fazer coisas muito interessantes e dividir com os outros em todas as áreas, não só na biologia. É isso o que nós somos e que representa a estabilidade do nosso país ao longo do tempo, a força do trabalho do homem comum e seu compromisso com a comunidade. Políticos vêm e vão, a gente tem de vigiar mas não viver para eles. Talvez seja a hora do dono voltar a mandar no cachorro.

69 COMENTÁRIOSDeixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 69 ]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.

  • J

    João B R Lares

    11/01/2021 15:06:27

    Reli a matéria , tem aspectos de coisa encomendada .Aquele espetáculo bizarro, para dizer que a vacina chinesa tem eficácia de 100%, não tem paralelo com nenhuma entidade científica no mundo.A autora usa como biombo dos cientistas do passado para validar os q ela rotulou como “heróis”.A histriônica autora não perde o vício adquirido qd foi assesora de políticos.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • R

      Robert Yo

      11/01/2021 9:48:27

      Parabéns Madeleine Lacsko. Excelente.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

      • C

        claudio lisboa

        10/01/2021 19:25:58

        A despeito da Senhora ter me bloqueado no Twitter, parabéns pelo artigo. Creio que a Senhora não aceita bem refutações.

        Denunciar abuso

        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

        Qual é o problema nesse comentário?

        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

        Confira os Termos de Uso

        • R

          Roberto Fakir

          09/01/2021 22:13:47

          Enquanto os funcionários do Butantan trabalhavam, João Doria e Dimas Covas enlameavam o nome desse instituto secular com políticagem corrupta sobre uma vacina que ainda nem completou os documentos na ANVISA para aprovação. O povo brasileiro vai acabar tomando uma vacina chinesa sem os dados corretos e transparentes. Isso é vergonhoso para ciência brasileira. Esses médicos estão sujando o próprio nome.

          Denunciar abuso

          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

          Qual é o problema nesse comentário?

          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

          Confira os Termos de Uso

          • A

            Arion

            09/01/2021 19:08:02

            Parabéns! Para mim foi uma das melhores crônicas que você fez.

            Denunciar abuso

            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

            Qual é o problema nesse comentário?

            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

            Confira os Termos de Uso

            • A

              Antônio Carlos

              09/01/2021 18:25:10

              Ótima matéria, sem as três primeiras frases o texto ficaria perfeito.

              Denunciar abuso

              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

              Qual é o problema nesse comentário?

              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

              Confira os Termos de Uso

              • J

                Jose Roberto Koche Pontin

                09/01/2021 17:59:30

                Muito boa matéria, parabéns, mas pagar mal cientistas e médicos, não é exclusividade do Brasil. Nenhum cientista no mundo ganha 1 centésimo do que ganham Neymar , Anita etc . Mas o mundo é assim mesmo. Sou médico e faço o que amo então a remuneração nunca foi o principal para profissionais da saúde cientistas etc . Parabéns Butantã, Fiocruz , instituto Gameleia da Rússia, Phizer, Moderna , Oxford, AstraZeneca e demais centros que trabalham pela vida .

                Denunciar abuso

                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                Qual é o problema nesse comentário?

                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                Confira os Termos de Uso

                • C

                  Celito Medeiros

                  09/01/2021 17:28:21

                  Perguntas: Por que a vacina é dita produzida pelo Butantan, que não vendeu diretamente tendo sua aprovação emergencial ainda para ser aprovada pela Anvisa em alguns dias. Sem pedido direto fora da emergência por falta de suporte técnico? O mesmo não ocorre com a produção da Fiocruz, cuja vacina Oxorford/AstraZeneca, aprovada no exterior e com possibilidade de 100% de proteção incluindo para mutações? De semelhante modo, a alteração de preços das seringas, se existe muita demanda, o preço deveria diminuir? O Brasil é grande produtor de seringas? São perguntas...

                  Denunciar abuso

                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                  Qual é o problema nesse comentário?

                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                  Confira os Termos de Uso

                  1 Respostas
                  • C

                    Celito Medeiros

                    09/01/2021 22:18:27

                    Quem viver, verá! Até os que negativam simples perguntas.

                    Denunciar abuso

                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                    Qual é o problema nesse comentário?

                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                    Confira os Termos de Uso

                • G

                  Gilson Clazer Moraes

                  09/01/2021 17:15:39

                  Verdade que vc esta entrou com um processo contra Artur por uma resposta dada por ele no Twitter?

                  Denunciar abuso

                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                  Qual é o problema nesse comentário?

                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                  Confira os Termos de Uso

                  • F

                    Freitas

                    09/01/2021 16:07:24

                    A IGNORÂNCIA PUNE >>> "O tenente-coronel da reserva Jorge Luiz Kormann, militar indicado por Jair Bolsonaro para aparelhar a Anvisa, está internado na UTI com Covid-19. Nas redes sociais, o militar já postou mensagens contra a Coronavac e a Organização Mundial da Saúde. Ele foi também um dos articuladores da manobra bolsonarista para embaralhar as estatísticas sobre a pandemia."

                    Denunciar abuso

                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                    Qual é o problema nesse comentário?

                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                    Confira os Termos de Uso

                    • I

                      Ivan B

                      09/01/2021 15:54:34

                      Linda a história do Butantã e dos cientistas. Pena que um picareta como o Doria, tenha balançado em tão pouco tempo a credibilidade na instituição. Até hoje não conseguiu explicar porque fez um acordo (obscuro) com a sinovac antes do anúncio da pandemia e porque quer quebrar o país para entregá-lo aos chineses.

                      Denunciar abuso

                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                      Qual é o problema nesse comentário?

                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                      Confira os Termos de Uso

                      6 Respostas
                      • O

                        Otasito Sanches Tavares

                        ± 9 minutos

                        Esse comentário foi removido pelo usuário

                        Denunciar abuso

                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                        Qual é o problema nesse comentário?

                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                        Confira os Termos de Uso

                      • O

                        Otasito Sanches Tavares

                        ± 11 minutos

                        Esse comentário foi removido pelo usuário

                        Denunciar abuso

                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                        Qual é o problema nesse comentário?

                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                        Confira os Termos de Uso

                      • M

                        Mariann Sousa.

                        09/01/2021 20:51:45

                        Perfeito, Antonio Carlos!! Voce disse tudo.

                        Denunciar abuso

                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                        Qual é o problema nesse comentário?

                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                        Confira os Termos de Uso

                      • A

                        Antônio Carlos

                        09/01/2021 18:32:40

                        Ivan, tenho pouca simpatia pelo Doria, mas foi o único governador que fez algo de produtivo com relação ao COVID. O que os outros produziram além de blá-blá-blá. O Dória ao menos abraçou uma causa e produziu uma solução. Se já estamos muito atrasados na vacinação da nossa população, imagina nossa situação sem a vacina do Butantan.

                        Denunciar abuso

                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                        Qual é o problema nesse comentário?

                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                        Confira os Termos de Uso

                      • A

                        Antônio Carlos

                        09/01/2021 18:32:40

                        Ivan, tenho pouca simpatia pelo Doria, mas foi o único governador que fez algo de produtivo com relação ao COVID. O que os outros produziram além de blá-blá-blá. O Dória ao menos abraçou uma causa e produziu uma solução. Se já estamos muito atrasados na vacinação da nossa população, imagina nossa situação sem a vacina do Butantan.

                        Denunciar abuso

                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                        Qual é o problema nesse comentário?

                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                        Confira os Termos de Uso

                      • A

                        Antônio Carlos

                        09/01/2021 18:32:40

                        Ivan, tenho pouca simpatia pelo Doria, mas foi o único governador que fez algo de produtivo com relação ao COVID. O que os outros produziram além de blá-blá-blá. O Dória ao menos abraçou uma causa e produziu uma solução. Se já estamos muito atrasados na vacinação da nossa população, imagina nossa situação sem a vacina do Butantan.

                        Denunciar abuso

                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                        Qual é o problema nesse comentário?

                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                        Confira os Termos de Uso

                    • M

                      Miguel Bersano

                      09/01/2021 15:01:28

                      Brilhante texto! Temos que focar mais nos profissionais que fazem um trabalho sério, e menos nos políticos que ficam gerando factoides para aparecer.

                      Denunciar abuso

                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                      Qual é o problema nesse comentário?

                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                      Confira os Termos de Uso

                      1 Respostas
                      • C

                        claudio brandão nina

                        09/01/2021 15:33:16

                        Meu pai especializou-se em ofídios no Butantan na década de 50.De volta Manaus como pesquisador do INPA deu suporte por muito tempo para as operações com ofídios do Butantã,e de Uma coisa eu sei,independente da polêmica se passou pelo Butantã eu tomo a vacina sem temor. eu sei,onde

                        Denunciar abuso

                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                        Qual é o problema nesse comentário?

                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                        Confira os Termos de Uso

                    • F

                      Fernando Colli

                      09/01/2021 13:29:56

                      Parabéns Madeleine pela reportagem que resgata do limbo brasileiros que nos orgulham, geralmente são discretíssimos e silenciosos, ao contrário da maioria dos nossos políticos

                      Denunciar abuso

                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                      Qual é o problema nesse comentário?

                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                      Confira os Termos de Uso

                      • V

                        Vera Lucia Broetto

                        09/01/2021 13:03:14

                        Devemos valorizar as pessoas certas e que fazem o Brasil crescer. Parabéns aos cientistas, pesquisadores, profissionais de saúde, etc, nós precisamos muito de vocês.

                        Denunciar abuso

                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                        Qual é o problema nesse comentário?

                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                        Confira os Termos de Uso

                        • C

                          Correa

                          09/01/2021 12:58:28

                          Muito bom saber de pessoas que trabalham arduamente e sob anonimato para trazer esperança e alívio a todos os brasileiros. Parabéns, Butantan. Parabéns, Madá.

                          Denunciar abuso

                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                          Qual é o problema nesse comentário?

                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                          Confira os Termos de Uso

                          • B

                            BMG

                            09/01/2021 12:56:52

                            uai!!!!! agora lascou........até tú brutus?

                            Denunciar abuso

                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                            Qual é o problema nesse comentário?

                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                            Confira os Termos de Uso

                            • A

                              Antonio M

                              09/01/2021 11:58:52

                              Madeleine, todo elogio aos nossos pesquisadores é válido, não desmereço eles. Agora talvez você não tenha percebido o que aconteceu nesse caso. Essa semana, depois de adiar 3 vezes a divulgação da eficácia da vacina, o Butantan divulgou uma "eficácia" de 78%. Só que ao contrário de todas as taxas divulgadas por outras vacinas no mundo até então, essa "taxa" que o Butantan divulgou não é a eficácia global. Sabe aqueles 95% da Pfizer? Ou 90% de Oxford? Aquilo é a eficácia global. Esse número do Butantan, esses 78% é uma pedalada. Foi escolhido a dedo para a vacina parecer melhor do que é. Não é nada perigoso, a vacina é segura, só menos eficaz do que a propaganda. Mas uma vergonha.

                              Denunciar abuso

                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                              Qual é o problema nesse comentário?

                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                              Confira os Termos de Uso

                              1 Respostas
                              • D

                                Doc

                                09/01/2021 17:27:49

                                Exatamente Uma pesquisa dirigida e sem nenhuma significância clínica Infelizmente esse projeto ruim de governador , está destruindo o nome de São Paulo na pesquisa e hospitais . Veja o que ele fez com o Einstein que se curvou , sabe lá por quais motivos , despedindo Medicos renomados que defendiam a hidroxicloriquina . A Verdade Tarda Mas Não Falha ! Não será mais votado , nem para limpar latrina.

                                Denunciar abuso

                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                Qual é o problema nesse comentário?

                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                Confira os Termos de Uso

                            • J

                              Jonsimar Tadeu Catapan

                              09/01/2021 11:46:38

                              Excelente como sempre, Dona Madeleine! Gosto muito de ler seus artigos. E você é uma mulher corajosa! A abordagem desses assuntos em canais públicos normalmente contraria grandes interesses. Essas notícias estão na categoria do que a "parte podre de nossa Mídia" não divulga (por motivos já conhecidos). E parabéns ao Butantã. Infelizmente nós brasileiros ainda sofremos muito da Síndrome do "nada que é feito aqui presta!" Mas o Butantã é um exemplo de tecnologia e heroísmo. Creio também que salário não é certamente a única dificuldade enfrentada por eles.

                              Denunciar abuso

                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                              Qual é o problema nesse comentário?

                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                              Confira os Termos de Uso

                              • P

                                PT NUNCA MAIS

                                09/01/2021 11:27:31

                                Parabéns ao Butantan pela sua história, mas menos nesse caso!! A Coronovac é chinesa, o princípio ativo vem da China. Jornalista acha que todo mundo é alienado. Até tentam rotular a vachina de vacina do Butantan.

                                Denunciar abuso

                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                Qual é o problema nesse comentário?

                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                Confira os Termos de Uso

                                1 Respostas
                                • B

                                  Benedito

                                  09/01/2021 14:21:32

                                  Não entendi...quase todos os remédios que você usa são feitos com insumos chineses. eles são os maiores e melhores fabricantes de produtos farmacêuticos que curam grande parte das patologias da humanidade. Sem falar que o Governo implorou pela vacina Hindu da AstraZeneca enquanto IFI da China não chega na Fiocruz pra produção local da vacina AstraZeneca...

                                  Denunciar abuso

                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                  Confira os Termos de Uso

                              • G

                                GLH

                                09/01/2021 11:00:56

                                Me parece materia paga! Quanto o Doria ofereceu por este espaço?

                                Denunciar abuso

                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                Qual é o problema nesse comentário?

                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                Confira os Termos de Uso

                                4 Respostas
                                • L

                                  Leonardo Alves

                                  13/01/2021 1:26:53

                                  Calúnia hein... Cabe processo

                                  Denunciar abuso

                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                  Confira os Termos de Uso

                                • Z

                                  Zyss

                                  09/01/2021 14:50:39

                                  Parece que vc é um cara bem limitado e mede os outros pela sua régua.

                                  Denunciar abuso

                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                  Confira os Termos de Uso

                                • B

                                  Benedito

                                  09/01/2021 14:22:46

                                  Cara, como vc conseguiu fazer esse comentário????

                                  Denunciar abuso

                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                  Confira os Termos de Uso

                                • J

                                  Jonsimar Tadeu Catapan

                                  09/01/2021 12:49:32

                                  Parece-me que, ou o amigo não conseguiu compreender o texto ou não o leu até o final. Releia-o. Será proveitoso.

                                  Denunciar abuso

                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                  Confira os Termos de Uso

                              • J

                                JP

                                09/01/2021 10:31:33

                                Países que elegem seus melhores cientistas para serem seus “Mitos” crescem e progridem. Países que escolhem idolatrar políticos incompetentes e preguiçosos afundam. Parabéns Madeleine por exaltar o trabalho e o esforço daqueles que de fato contribuem para a sociedade.

                                Denunciar abuso

                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                Qual é o problema nesse comentário?

                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                Confira os Termos de Uso

                                • B

                                  Braulio Zarpellon Junior

                                  09/01/2021 10:23:13

                                  Finalmente alguém põe o dedo na ferida e tem a coragem de falar o que realmente importa. Só esse texto já pagou a minha assinatura. Parabéns à autora, me senti realmente inspirado!

                                  Denunciar abuso

                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                  Confira os Termos de Uso

                                  • J

                                    J. Neto

                                    09/01/2021 2:53:30

                                    Esse texto não é da "Madeleine Lacsko" que eu conheço. Força, Madeleine. Já estou na expectativa do próximo texto. E não vou nem concluir com um "boa sorte", por que você tem talento de sobra. "Vai que é tua Madeleine".

                                    Denunciar abuso

                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                    Confira os Termos de Uso

                                    • A

                                      Augusto Puga

                                      09/01/2021 1:24:55

                                      Por esse tipo de texto mantenho minha assinatura, esta jornalista é uma das vozes mais sensatas do momento.

                                      Denunciar abuso

                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                      Confira os Termos de Uso

                                      • A

                                        Ana

                                        08/01/2021 23:52:42

                                        Que texto lindo, Madeleine!

                                        Denunciar abuso

                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                        Confira os Termos de Uso

                                        • C

                                          Catarina Ferreira Veloso de Abreu Silva

                                          08/01/2021 23:28:53

                                          Me senti representada ao ler esta reportagem. Como profissional de saúde me sinto triste ao perceber que uma doença tão grave e que matou mais de 200 mil brasileiros virou motivo de politicagem barata. Na luta contra doenças o único lado que pode existir é aquele que defende a cura e a vida. Causa desesperança ver que a maioria dos brasileiros sequer conhecem a história de quem fez a diferença na história da nossa saúde pública. Eles é quem deviam ser os nossos heróis, os nossos MITOS.

                                          Denunciar abuso

                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                          Confira os Termos de Uso

                                          • A

                                            Antonio Carlos Furlaneto

                                            09/01/2021 10:20:43

                                            Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

                                            Denunciar abuso

                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                            Confira os Termos de Uso

                                            • J

                                              José Maria dos Santos

                                              08/01/2021 22:46:34

                                              Estava parecendo matéria encomendada. Parei de ler.

                                              Denunciar abuso

                                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                              Qual é o problema nesse comentário?

                                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                              Confira os Termos de Uso

                                              • Z

                                                Zyss

                                                08/01/2021 22:37:56

                                                "Pesquisadores criticam falta de dados da CoronaVac e calculam eficácia menor Percentual seria de 64%, apontam Governo de SP divulgou taxa de 78% Dados ainda não foram detalhados" t.co/5aNoCePmNf. O (bu) tantã realmente merece "parabéns"

                                                Denunciar abuso

                                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                Qual é o problema nesse comentário?

                                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                Confira os Termos de Uso

                                                • M

                                                  Mortago

                                                  08/01/2021 22:00:08

                                                  Me deixou muito feliz este texto! Durante esta pandemia passei a refletir sobre a "predileção" de nosso país em esquecer/ignorar seus grandes feitos. Hoje mesmo (08/01/21), a EMBRAER lançou um singelo vídeo (uma animação) em comemoração aos 90 anos de Ozires Silva. Há muito o que saber sobre este senhor... e agradecer! Há trabalho sério e abnegado sendo executado por aí. Nestes tempos confusos e cheios de "certezas" até que não é uma coisa ruim que permaneçam distantes e desconhecidos. Imagino o quanto "nossas confusões" os atrapalhe! Mas é importante reconhece-los e à suas conquistas e realizações!

                                                  Denunciar abuso

                                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                  Confira os Termos de Uso

                                                  • L

                                                    Leonardo Freitas

                                                    08/01/2021 21:31:08

                                                    Com todo respeito, mas a articulista acaba se deixando usar pela tática do Doria: usar a marca do Butantã (cujos méritos históricos ninguém já de negar) para encobrir o que, no fundo, não passa de politicagem. Convenhamos: comparar o Oswaldo Cruz com o Dimas Covas foi um pouco além da conta. Ou o primeiro gateava mais tempo em coletivas do que no laboratório? Ele, por acaso, ficou fazendo discursos submissos ao Governador da época, vendendo otimismo, mas escondendo os dados que comprovariam o “milagre” até a undécima hora? Finalmente, o Oswaldo Cruz recebeu tudo engarrafado da China? Seu ponto até tinha algum potencial, mas, como você passou do ponto, ele se tornou imprestável ao consumo.

                                                    Denunciar abuso

                                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                    Confira os Termos de Uso

                                                    • W

                                                      wilmar scoz

                                                      08/01/2021 21:23:48

                                                      É bom reconhecer o trabalho que estes escolherem fazer. Agora, a colunistas, sempre tem que achar um meio de falar em gênero. O povo não quer saber do sexo dos cientistas, mas do trabalho e dedicação que empenham para trazer solução a problemas de saúde. Além do que não adianta organização sem a essência, que é a pesquisa e produção de vacinas.

                                                      Denunciar abuso

                                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                      Confira os Termos de Uso

                                                      • S

                                                        Stephano Zibetti

                                                        09/01/2021 10:32:03

                                                        Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

                                                        Denunciar abuso

                                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                        Confira os Termos de Uso

                                                        1 Respostas
                                                        • Z

                                                          Zyss

                                                          09/01/2021 15:38:27

                                                          Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

                                                          Denunciar abuso

                                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                          Confira os Termos de Uso

                                                      • L

                                                        Luís Henrique de Almeida Cabral

                                                        08/01/2021 21:05:17

                                                        Acho justo o reconhecimento do trabalho científico do Instituto Butantan. Aliás, justíssimo! Mas não esqueçamos, pois pode parecer politização do tema, outros centros de excelência, como a Fiocruz, o Vital Brasil etc., onde há profissionais gualmente competentíssimos que são esquecidos pela mídia, ocupada em endeusar "celebridades" como Anitta, Neymar e outros **** , que não dão a mínima para o Brasil!

                                                        Denunciar abuso

                                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                        Confira os Termos de Uso

                                                        • W

                                                          Wendell Carvalho

                                                          08/01/2021 20:28:50

                                                          Estavam ocupados pregando rotulos em portugues nas caixinhas de Vachina?

                                                          Denunciar abuso

                                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                          Confira os Termos de Uso

                                                          1 Respostas
                                                          • L

                                                            Leonardo Freitas

                                                            08/01/2021 21:22:15

                                                            Kkkkk boa

                                                            Denunciar abuso

                                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                            Confira os Termos de Uso

                                                        • P

                                                          Paulo Marcos Cruz Lima

                                                          08/01/2021 20:24:55

                                                          Ao que eu saiba a vacina foi criada na China! Ninguém inventou esta vacina no Brasil! Pare de ser uma sem noção socialista!

                                                          Denunciar abuso

                                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                          Confira os Termos de Uso

                                                          • Z

                                                            Zyss

                                                            08/01/2021 20:20:32

                                                            "Doria pagou cerca de R$ 480 milhões por 46 milhões de doses, enquanto o governo federal vai desembolsar, pela mesma quantidade, o valor de R$ 2,677 bilhões. co/ZuWiix4Xwe.... Matéria está correta, Doriana comprou por 480 milhões e repassou por 2,677 bilhões. Antes de dizerem que é fakenews, leiam a matéria por obséquio."

                                                            Denunciar abuso

                                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                            Confira os Termos de Uso

                                                            • R

                                                              Roberto Fakir

                                                              08/01/2021 20:03:00

                                                              Moça. Dimas Covas é mais um picareta na área da saúde de João Doria. Para ser o secretário da Saúde pegou um rasta-pé do Emílio Ribas que antes fazia ponta na CNN Brasil, que sempre passou pano no João Doria. Esse Dimas Covas é um médico que deveria perder o CRM por ser cara de pau e mau carater em esconder a real eficácia de uma vacina testada pelo Butantan, um instituto até então respeitado que parece que virou zona. Esse dois médicos são capuchos desse desgovernadorzinho de São Paulo. Mais, dos 220 voluntários que tiveram covid, 160 tomaram placebo e 60 a vacina. Isso da 62,5% de eficácia e não 78%. É uma eficácia regular/boa, mas tiveram vergonha de dizer. São picaretas.

                                                              Denunciar abuso

                                                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                              Qual é o problema nesse comentário?

                                                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                              Confira os Termos de Uso

                                                              1 Respostas
                                                              • F

                                                                Freitas

                                                                09/01/2021 0:02:07

                                                                kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk Picareta é esse faquir.

                                                                Denunciar abuso

                                                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                Qual é o problema nesse comentário?

                                                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                Confira os Termos de Uso

                                                            • A

                                                              Adriana Marques Rabelo

                                                              08/01/2021 19:54:05

                                                              Como sempre, ótima abordagem!

                                                              Denunciar abuso

                                                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                              Qual é o problema nesse comentário?

                                                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                              Confira os Termos de Uso

                                                              • Z

                                                                Zyss

                                                                09/01/2021 15:38:33

                                                                Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

                                                                Denunciar abuso

                                                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                Qual é o problema nesse comentário?

                                                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                Confira os Termos de Uso

                                                                4 Respostas
                                                                • Z

                                                                  Zyss

                                                                  09/01/2021 15:38:42

                                                                  Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

                                                                  Denunciar abuso

                                                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                  Confira os Termos de Uso

                                                                • H

                                                                  Hermes Wessa

                                                                  09/01/2021 15:38:39

                                                                  Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

                                                                  Denunciar abuso

                                                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                  Confira os Termos de Uso

                                                                • Z

                                                                  Zyss

                                                                  09/01/2021 15:38:36

                                                                  Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

                                                                  Denunciar abuso

                                                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                  Confira os Termos de Uso

                                                                • L

                                                                  Luiz Guilherme Gimenes

                                                                  09/01/2021 15:38:30

                                                                  Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

                                                                  Denunciar abuso

                                                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                  Confira os Termos de Uso

                                                              • A

                                                                ANDRE.

                                                                08/01/2021 19:46:00

                                                                Belíssimo texto

                                                                Denunciar abuso

                                                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                Qual é o problema nesse comentário?

                                                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                Confira os Termos de Uso

                                                                • A

                                                                  ANDRE LUIZ COSTA

                                                                  08/01/2021 19:20:51

                                                                  Belo!!!!

                                                                  Denunciar abuso

                                                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                  Confira os Termos de Uso

                                                                  • E

                                                                    Eldo Brito

                                                                    08/01/2021 19:17:37

                                                                    A maioria da sociedade depende das informações divulgadas pela mídia, com tudo, essa só se preocupa em defender uns políticos em quanto ataca outros. Informações valorosas estão ecassas na mídia.

                                                                    Denunciar abuso

                                                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                    Confira os Termos de Uso

                                                                    1 Respostas
                                                                    • L

                                                                      Luís Henrique de Almeida Cabral

                                                                      08/01/2021 21:08:47

                                                                      Eldo, você disse tudo. Até quando resvala na verdade, a mídia é desonestamente tendenciosa.

                                                                      Denunciar abuso

                                                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                      Confira os Termos de Uso

                                                                  • N

                                                                    Nekara

                                                                    08/01/2021 19:12:21

                                                                    Que deleite ler este artigo. Parabéns Madeleine!

                                                                    Denunciar abuso

                                                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                    Confira os Termos de Uso

                                                                    • J

                                                                      jota moreno

                                                                      08/01/2021 18:55:29

                                                                      Madeleine (Butantâ): A cura "talvez" esteja em casa. A história da cebola na gripe espanhola tem certo fundamento. Fizemos experiência em casa cortando cebolas ao meio e espalhando pelos ambientes. Não sobra um só inseto além de resolver problema respiratório (rinite alérgica). O covid-19 é menor que um inseto logo, analogicamente, muito mais frágil portanto merece analise... Deixa-se, ainda, a cebola (cortada ao meio) ao lado do câmbio do veículo. Pena que meus avós (espanhóis de Granada) não estejam aqui. Finis "coronat" opus.

                                                                      Denunciar abuso

                                                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                      Confira os Termos de Uso

                                                                      2 Respostas
                                                                      • F

                                                                        Freitas

                                                                        08/01/2021 19:22:40

                                                                        "O boato afirma que, em 1919, quando a gripe espanhola matou milhões de pessoas no mundo, um médico (sem nome) descobriu que a cebola era capaz de absorver vírus do ar, após analisar amostras apodrecidas em microscópio. O infectologista Leandro Machado esclarece que só é possível observar vírus infectando células a partir do uso de equipamentos eletrônicos, instrumentos que não são simples. Ou seja, a história propagada não tem nenhum embasamento científico. O médico alerta que há riscos de o alimento apodrecer e virar, sim, foco de proliferação de fungos e bactérias."

                                                                        Denunciar abuso

                                                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                        Confira os Termos de Uso

                                                                      • F

                                                                        Freitas

                                                                        08/01/2021 19:29:59

                                                                        Jota Moreno, fiz a mesma experiência tomando umas cervejinhas. Deu 300% certo. Tomei um "pouco bastante" e espalhei cervejas pelo apartamento. Os vírus ficaram bebuns e inativos.

                                                                        Denunciar abuso

                                                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                        Confira os Termos de Uso

                                                                    Fim dos comentários.