i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?

Madeleine Lacsko

Foto de perfil de Madeleine Lacsko
Ver perfil

Reflexões sobre princípios e cidadania

Campanha da Fraternidade 2021 e o Evangelho da Lacração

Pelo fim da polarização, CNBB lança documento condenando igrejas que abriram na pandemia, culpando religiosos por assassinatos homofóbicos e contra o patriarcado.

  • Madeleine LacskoPor Madeleine Lacsko
  • 05/02/2021 15:41
Campanha da Fraternidade 2021 e o Evangelho da Lacração
| Foto:

A Campanha da Fraternidade 2021, promovida tradicionalmente pela CNBB, é ecumênica a cada quatro anos. Neste, o tema é "Fraternidade e Diálogo: compromisso de amor" e o lema é “Cristo é a nossa paz: do que era dividido, fez uma unidade” (Ef. 2.14) . A proposta da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil é resgatar a importância do diálogo num tempo em que as polarizações têm tido um impacto tão grande na vida das pessoas. A iniciativa é ótima, o problema está na terminativa. Nunca houve tanta briga em torno de uma Campanha da Fraternidade.

No mundo cristão, tanto católico quanto evangélico, ocorre um fenômeno de substituição de Jesus Cristo por política. O pessoal até lê Mateus, Marcos, Lucas e João, mas não liga muito porque temos novidades. Nada daquela história de Evangelhos apócrifos, há outros dois na praça: o Evangelho da Lacração e o Evangelho Segundo Quentin Tarantino. No primeiro, Jesus é cancelador e fala em linguagem de gênero neutro. No outro, é uma espécie de cowboy do mundo de Marlboro que fala palavrão.

Como o pessoal do Evangelho Segundo Quentin Tarantino ficou muito famoso na internet fazendo foto de arma em cima de Bíblia, falando obsessivamente de sexo, defendendo político, perseguindo impiedosamente desafetos e difamando como esporte, são vistos como a raiz do problema por muitos cristãos. Provavelmente é neles que a CNBB pensou quando teve a ideia de uma Campanha da Fraternidade que promovesse o diálogo.

Como em toda polarização, o problema sempre é só o outro lado. Como o pessoal do Evangelho da Lacração se diz paz e amor, tolerante, inclusivo, do bem e limpinho, muita gente acha que eles são o oposto do Evangelho Segundo Quentin Tarantino. Talvez pudessem ter o remédio para que os outros também fossem assim boa gente e da paz. Olha que ideia maravilhosa colocar os lacradores para fazer a Carta Base da Campanha da Fraternidade 2021, eles vão pacificar tudo, certo? Se você ouviu falar no BBB deste ano, já sabe que não é exatamente assim.

O maior problema do Evangelho da Lacração e também do Evangelho Segundo Quentin Tarantino é que Jesus não se encaixa em nenhum dos dois. A Campanha da Fraternidade 2021 pretende abrir o diálogo interrompido pela pancadaria política, mas a carta-base traz exatamente os temas que geram a polarização, escritos de acordo com as convicções políticas de um lado. Isso não desagrada apenas o outro lado da polarização, incomoda principalmente quem procura ali qualquer sinal de Jesus.

A intenção de abrir diálogo em um ambiente radicalizado não pode, como fez a Campanha da Fraternidade, colocar mais lenha na fogueira. A Carta Base não explora as razões pelas quais cristãos estão deixando Jesus de lado para idolatrar a política e nem propõe formas de superar essa decadência da fé. O que se faz é colocar ali uma série de argumentos sobre condução política do país que contém termos específicos e análises famosas entre os políticos idolatrados pela turma do Evangelho da Lacração. De que forma isso abre diálogo? Sinceramente, fica difícil compreender.

Há uma simplificação grosseira na argumentação sobre a polarização e a quebra do diálogo, como se ela fosse causada por injustiças sociais e econômicas. Ainda que possam ser componentes da receita da Era das Tretas, sozinhas não explicam o ambiente em que vivemos. Há 50 anos, todos os problemas elencados na carta base - homofobia, racismo, desigualdade social, concentração de riquezas e misoginia - eram muito piores. No entanto, o ambiente social não era tão tóxico.

As propostas para celebrações e atividades trazem a ideia de que encontramos a união em Jesus e foi muito bem recebida. Vai sempre na linha da abertura de diálogo de revisitar se nossas práticas religiosas são de acolhimento ou de imposição aos outros da nossa visão de mundo. O problema está nas partes da Carta Base que parecem escritas em um DCE.

Trecho da Carta Base da Campanha da Fraternidade 2021
Trecho da Carta Base da Campanha da Fraternidade 2021

Há cristãos contrários a celebrações presenciais na pandemia, como eu. Há cristãos favoráveis a celebrações presenciais, entre eles vários irmãos queridos cujas razões compreendo. A questão que coloco não é essa, é outra. De que forma exatamente ajuda a construir diálogo colocar na Carta Base da Campanha da Fraternidade esse tipo de julgamento sobre abertura de igrejas? Só falta mandar junto o pedaço de pau para ficar bem claro que vai dar treta.

Fora xingar a mãe e futebol, o documento contém praticamente todos os ingredientes capazes de incendiar a polarização política na comunidade cristã. Se a intenção era tocar fogo, poderiam ter me chamado. Eu não ficaria só no discursinho sobre patriarcado e nem só responsabilizando os religiosos por todos os assassinatos homofóbicos do Brasil. Teria feito um capítulo com o título "Jesus é travesti?", ilustrado. Ah, a ilustração estaria armada.

Talvez este tipo de abordagem seja um problema dos Evangelhos, muito antigos, traduzidos de diversas formas, com linguagem cifrada. Esse tipo de abordagem para o "diálogo" em que um se coloca como melhor que o outro talvez seja uma leitura equivocada de Lucas, capítulo 18.

A alguns que confiavam em sua própria justiça e desprezavam os outros, Jesus contou esta parábola:
"Dois homens subiram ao templo para orar; um era fariseu e o outro, publicano.
O fariseu, em pé, orava no íntimo: ‘Deus, eu te agradeço porque não sou como os outros homens: ladrões, corruptos, adúlteros; nem mesmo como este publicano.
Jejuo duas vezes por semana e dou o dízimo de tudo quanto ganho’.
"Mas o publicano ficou à distância. Ele nem ousava olhar para o céu, mas batendo no peito, dizia: ‘Deus, tem misericórdia de mim, que sou pecador’.
"Eu lhes digo que este homem, e não o outro, foi para casa justificado diante de Deus. Pois quem se exalta será humilhado, e quem se humilha será exaltado".
- Lucas 18:9-14

Esse jeito de Jesus falar talvez confunda. Melhor deixar bem claro, caso o pessoal ainda tenha dúvidas: o que foi exaltado foi o publicano, não o fariseu. Pode chocar muita gente que, em vez de admitir que também erra, lá no fundo pensa que é muito melhor que os outros. Se você compara a argumentação de Jesus nas parábolas com a Carta Base da Campanha da Fraternidade, fica claro que esse pessoal tem uma autoestima bem mais elevada que a de Jesus. Eu invejo, sinceramente. Só imagino que, se Jesus falasse com os outros desse jeito, talvez não existisse cristianismo.

72 COMENTÁRIOSDeixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 72 ]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.

  • M

    MAILLIW THOMI

    18/02/2021 13:06:04

    Catolicismo ortodoxo. Foi a saída que eu encontrei.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • L

      LULA CACHACEIRO

      11/02/2021 11:07:03

      os sinais dos fins dos tempos está cada dia mais claro !!!

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

      • R

        RejaneMREGO

        07/02/2021 20:02:37

        Ótima análise!!! Se não houvesse assinatura no texto, esse trecho definiria a digital Madeleine Lacsko: "Se a intenção era tocar fogo, poderiam ter me chamado. Eu não ficaria só no discursinho sobre patriarcado e nem só responsabilizando os religiosos por todos os assassinatos homofóbicos do Brasil. Teria feito um capítulo com o título "Jesus é travesti?", ilustrado. Ah, a ilustração estaria armada."

        Denunciar abuso

        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

        Qual é o problema nesse comentário?

        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

        Confira os Termos de Uso

        • C

          Carlos Veiga

          07/02/2021 15:25:20

          Parabéns pelo ótimo texto, Madeliene. Muitos fazem paráfrase dos evangelhos pela linguagem da lacração, que culpa a todos, monopoliza a verdade, e, ainda, não vê barreiras éticas ou legais para atingir os fins apontados como mais justos.

          Denunciar abuso

          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

          Qual é o problema nesse comentário?

          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

          Confira os Termos de Uso

          • W

            Waldemir

            07/02/2021 4:41:13

            Aliás tô saindo pra fazer um despacho na encruzilhada agora 1:40 da matina! E nem é sexta 13 kkkkkkkkkkk

            Denunciar abuso

            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

            Qual é o problema nesse comentário?

            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

            Confira os Termos de Uso

            • W

              Waldemir

              07/02/2021 4:37:34

              É problematização pra todo lodo, tudo é política, idelogia e o cacete!!! O negócio é frequentar a macumba!!! Kkkkkkkkkkk

              Denunciar abuso

              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

              Qual é o problema nesse comentário?

              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

              Confira os Termos de Uso

              • G

                Gustavo Anderson Ferreira de Barros

                07/02/2021 4:21:42

                Parabéns, excelentes esclarecimentos. Resta claro que a campanha da fraternidade desse ano foi estruturada por militantes, não por pessoas preocupadas com a propagação do evangelho. Chegou o tempo em que esses falsos cristãos, infiltrados na igreja, se sentiram confortáveis para expor abertamente suas ideias políticas.

                Denunciar abuso

                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                Qual é o problema nesse comentário?

                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                Confira os Termos de Uso

                • C

                  carlos a da silva

                  07/02/2021 0:59:58

                  Vindo de onde veio não impressiona. Cristão quer dizer pequeno Cristo, dando a ideia de imitador de Cristo, e este grupo não sabe o que é imitar Cristo a muito tempo. Sabem ser bons militantes, mas imitadores de Cristo, Não.

                  Denunciar abuso

                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                  Qual é o problema nesse comentário?

                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                  Confira os Termos de Uso

                  • N

                    Niva Alice de Oliveira Barbosa Guedes

                    06/02/2021 23:44:19

                    Querem criar um Cristo político que nunca existiu, para assim justificar suas próprias crenças.

                    Denunciar abuso

                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                    Qual é o problema nesse comentário?

                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                    Confira os Termos de Uso

                    • R

                      RONAN W. BOTELHO

                      06/02/2021 22:06:35

                      Excelente, parabéns.

                      Denunciar abuso

                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                      Qual é o problema nesse comentário?

                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                      Confira os Termos de Uso

                      • M

                        Marcos

                        06/02/2021 22:02:15

                        CNBB foi cúmplice da criação da quadrilha denominada PT, é a ala radical da Igreja. Não tem nenhuma representatividade.

                        Denunciar abuso

                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                        Qual é o problema nesse comentário?

                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                        Confira os Termos de Uso

                        • G

                          Gonzaga

                          06/02/2021 21:40:46

                          So não parabenizo a Madeleine porque não imaginava que ela com todo gabarito perdesse tempo tentando analisar coisa que vem da CNBB. Nada mais presta desta identidade.

                          Denunciar abuso

                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                          Qual é o problema nesse comentário?

                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                          Confira os Termos de Uso

                          • R

                            Ricardo Maia

                            06/02/2021 21:20:34

                            O artigo acertou em cheio. A Teologia da Libertação e a Teologia da Missão Integral, com ministros protestantes como Ed Renê Kivitz, produzem documentos e ações como esta carta da CNBB: um evangelho sem Cristo. Uma lástima. São capturados por pilares do Marxismo: materialismo histórico, materialismo dialético, ideologia e luta de classes.

                            Denunciar abuso

                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                            Qual é o problema nesse comentário?

                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                            Confira os Termos de Uso

                            1 Respostas
                            • M

                              Madeleine Lacsko

                              08/02/2021 13:51:50

                              Ed René Kivitz é meu pastor.

                              Denunciar abuso

                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                              Qual é o problema nesse comentário?

                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                              Confira os Termos de Uso

                          • I

                            irineu umberto librenza

                            06/02/2021 18:25:42

                            Dona Madaleine, dona Madaleine, que fogueira a senhora fez. Estou me divertindo muito com os comentários e acho que a coisa vai esquentar muito ainda. Lutero negacionista e Papa comunista, por aí.

                            Denunciar abuso

                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                            Qual é o problema nesse comentário?

                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                            Confira os Termos de Uso

                            1 Respostas
                            • I

                              irineu umberto librenza

                              06/02/2021 18:30:42

                              Já achei, já achei um " papa bolivariano " aí embaixo.

                              Denunciar abuso

                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                              Qual é o problema nesse comentário?

                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                              Confira os Termos de Uso

                          • J

                            José Antonio Escosteguy Arregui

                            06/02/2021 18:21:04

                            A cnbb, com letras minúsculas mesmo, não representa os católicos, a Igreja e nem o catolicismo. Representa, apenas, o bispos comunistas do Brasil. Nada mais. Faço questão de não contribuir para qualquer campanha cujos fundos sejam destinados ou administrados, total ou parcialmente, por esse grupo de esquerda radical que, não raro, defende posições que vão de encontro aos princípios católicos.

                            Denunciar abuso

                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                            Qual é o problema nesse comentário?

                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                            Confira os Termos de Uso

                            • N

                              NAILSON

                              06/02/2021 17:05:47

                              Não tenho vergonha de ser católico, mas tenho vergonha da CNBB...

                              Denunciar abuso

                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                              Qual é o problema nesse comentário?

                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                              Confira os Termos de Uso

                              • R

                                RADAMES MANOSSO

                                06/02/2021 16:02:10

                                A inserção da fonte primária no seu artigo deu credibilidade à sua tese. De fato, lendo o texto da CNBB fica-se com a impressão que foi escrito em algum DCE de humanas. Progressistas e conservadores disputam espaços de poder em todas as áreas: religião, justiça, academia. O progressismo da CNBB destoa do conservadorismo dos católicos praticantes. Minha tia carola que ia diariamente à missa ficaria horroziada com esse texto da CNBB.

                                Denunciar abuso

                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                Qual é o problema nesse comentário?

                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                Confira os Termos de Uso

                                1 Respostas
                                • M

                                  Madeleine Lacsko

                                  08/02/2021 13:53:21

                                  Obrigada pelo comentário, mas é triste ver pessoas inteligentes embarcando nessa história de "fonte primária". Ela é apenas um ponto de partida do trabalho jornalístico.

                                  Denunciar abuso

                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                  Confira os Termos de Uso

                              • H

                                Henri Moreno Fernandes

                                06/02/2021 14:02:28

                                CNBB não é representante oficial da igreja é uma representante da Teologia da Libertação, não tem compromisso com a fé cristã e sim com o Marxismo cultural. Neste pacote se inclui o aborto, uma vergonha total. O objetivo é destruir a instituição por dentro. Infelizmente este fenômeno esta ocorrendo também nas igrejas evangélicas.

                                Denunciar abuso

                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                Qual é o problema nesse comentário?

                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                Confira os Termos de Uso

                                • G

                                  Geraldo Emanuel Prizon

                                  06/02/2021 13:52:10

                                  Antigamente era velado hoje é às escancaras. A tentativa de destruição vem de dentro.

                                  Denunciar abuso

                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                  Confira os Termos de Uso

                                  • A

                                    Alexandre

                                    06/02/2021 13:50:22

                                    CNBB= Confederação Nacional dos Bispos Bolivarianos.

                                    Denunciar abuso

                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                    Confira os Termos de Uso

                                    • M

                                      Mara Cristina de Oliveira Santos

                                      06/02/2021 13:00:59

                                      Ótima analise, fato e que a igreja católica está cada vez mais longe da palavra do evangelho de Cristo e próxima da pregação dos homens que se julgam deuses.

                                      Denunciar abuso

                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                      Confira os Termos de Uso

                                      • L

                                        Luiz

                                        06/02/2021 12:55:10

                                        Ah como esse homem - veio ao mundo igualzinho a nós - é mal compreendido. Seu evangelho é simples reduzido a essas palavras: "amar a Deus acima de todas as coisas, e seu próximo como a si mesmo", e dizendo: ESTÁ AÍ TODA A LEI E OS PROFETAS. É a base da sua doutrina. Jesus não veio destruir a lei, quer dizer, a Lei de Deus, ele veio cumpri-lá, desenvolve-la, dar-lhe seu verdadeiro sentido, e a apropriar ao grau de adiantamento dos homens. A sua autoridade decorria da natureza excepcional de seu Espírito e de sua missão divina. Matéria e espirito. Livre-arbítrio. Lei de causa e efeito. Ação e reação. A cada um segundo suas obras.

                                        Denunciar abuso

                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                        Confira os Termos de Uso

                                        • E

                                          Eduardo Carvalho

                                          06/02/2021 12:52:41

                                          É por estas e outras que restaram somente 6% da população brasileira é catolica praticante... (numeros da propria igreja)

                                          Denunciar abuso

                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                          Confira os Termos de Uso

                                          • R

                                            Rosianne Leandro

                                            06/02/2021 12:51:06

                                            Análise perfeita... Colocou lenha na fogueira e se acham acima do bem e do mal...

                                            Denunciar abuso

                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                            Confira os Termos de Uso

                                            • C

                                              Claudio Titericz

                                              06/02/2021 11:57:31

                                              Só o fato de não falar de Maria Santíssima já seria de se desconfiar. Mas foi além, colocando política onde deveria haver espiritualidade. Como fazer ecumenismo, se não há unidade dentro da própria Igreja Católica. "São cegos conduzindo cegos",

                                              Denunciar abuso

                                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                              Qual é o problema nesse comentário?

                                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                              Confira os Termos de Uso

                                              1 Respostas
                                              • M

                                                Madeleine Lacsko

                                                08/02/2021 13:54:25

                                                Claudio, grande ponto!!! Eu revi aqui e você tem toda a razão, não fala em nenhum momento de Maria. Que coisa!

                                                Denunciar abuso

                                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                Qual é o problema nesse comentário?

                                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                Confira os Termos de Uso

                                            • S

                                              Sandro

                                              06/02/2021 11:20:07

                                              Excelente texto , a nós católicos nos cabe continuar seguindo e agindo segundo a Igreja de sempre e principalmente rezando muito pelos bispos de agora, a esses muito foi dado e muito será cobrado.

                                              Denunciar abuso

                                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                              Qual é o problema nesse comentário?

                                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                              Confira os Termos de Uso

                                              • O

                                                Oirad Ojuara

                                                06/02/2021 10:57:42

                                                O problema do catolicismo de hoje está na origem de quem se habilita a ser padre já que impõe barreira intransponível para quem tem intenção de construir uma família. São raros aqueles que entram para a igreja em razão da fé. A igreja católica não vai sobreviver por muito mais tempo.

                                                Denunciar abuso

                                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                Qual é o problema nesse comentário?

                                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                Confira os Termos de Uso

                                                2 Respostas
                                                • M

                                                  Murilo Menin Flores

                                                  06/02/2021 13:05:00

                                                  "A igreja católica não vai sobreviver por muito mais tempo." Um importante ponto que você observa bem. Fazem mais de 2000 anos que ela existe, já passou por diferentes provações, especialmente pelo erro de seus membros humanos e que nos deixam sempre desconcertados de como foi possível persistir. Por mais que não compreendamos, somos sem dúvida muito limitados, ela perdurará até o fim dos tempos como nos ensinou nosso Senhor . A Sua igreja é Santa e formada por pecadores como nós. Rezemos muito por todos como bem pede nosso Papa Francisco.

                                                  Denunciar abuso

                                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                  Confira os Termos de Uso

                                                • O

                                                  Otavio Jr

                                                  06/02/2021 11:28:36

                                                  Sua ignorância é gritante.

                                                  Denunciar abuso

                                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                  Confira os Termos de Uso

                                              • N

                                                Nm

                                                06/02/2021 10:51:33

                                                Parabens Madeleine! ótima análise expondo que a CNBB se tornou um núcleo de extrema esquerda. Tenho vergonha de ser católico. Quem defende o comunismo que executou milhões de pessoas para poder ser implantado na Rússia, China, Cuba etc. não merece ser chamado de cristão. Quem defende aborto, e ideologias de gênero etc. está contra o Evangelho! QUE VERGONHA!

                                                Denunciar abuso

                                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                Qual é o problema nesse comentário?

                                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                Confira os Termos de Uso

                                                • C

                                                  Carlos

                                                  06/02/2021 10:23:17

                                                  Esta cada vez mais difícil ser Católico. Mas talvez seja isso mesmo que querem alguns bispos, já que a religião do marxismo jamais admitiu conviver com o cristianismo. Se não puder falar e ouvir Cristo no catolicismo, ótimo, procurarei outra religião

                                                  Denunciar abuso

                                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                  Confira os Termos de Uso

                                                  1 Respostas
                                                  • M

                                                    MAILLIW THOMI

                                                    18/02/2021 13:03:46

                                                    Catolicismo Ortodoxo. Jamais encontrará tais asneiras modernas lá.

                                                    Denunciar abuso

                                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                    Confira os Termos de Uso

                                                • A

                                                  Alfred Carstens

                                                  06/02/2021 10:13:13

                                                  Excelente artigo, uma análise muito bem feita.

                                                  Denunciar abuso

                                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                  Confira os Termos de Uso

                                                  • J

                                                    J. Cruz

                                                    06/02/2021 10:11:44

                                                    A reunião da CNBB deve ter sido feita no DCE de alguma Universidade federal, regado a tudo o quem tem direito. Uhuh

                                                    Denunciar abuso

                                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                    Confira os Termos de Uso

                                                    • V

                                                      Vanessa

                                                      06/02/2021 10:01:21

                                                      Gostaria de parabenizar a jornalista pelo excelente artigo que nos traz. É lamentável a postura da CNBB, é realmente um contrasenso da proposta de Jesus. Ensinarão isso nas aulas de catequese? Pois então, ficarei muito preocupada se meu filho estiver aprendendo a ser marxista dentro da igreja Católica. Vejam como o problema é sério.

                                                      Denunciar abuso

                                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                      Confira os Termos de Uso

                                                      • C

                                                        Celio

                                                        06/02/2021 9:13:23

                                                        A Igreja que frequento não fechou uma só Missa e ninguém morreu, nem ao menos pegou infecção ..... na nossa Igreja a cnbb passa longe ...... Igreja da Obediência em Taquaras SC , onde se reza o Evangelho de Jesus Cristo

                                                        Denunciar abuso

                                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                        Confira os Termos de Uso

                                                        1 Respostas
                                                        • V

                                                          Vanessa

                                                          06/02/2021 10:08:10

                                                          Estou impressionada, eu desisti de ir na minha missa. Depois de um tempo sem ir eu não sabia que não era para ajoelhar na consagração, então, depois de receber Jesus fiz minhas orações ajoelhada. TB notei que uma senhora, muito idosa de muleta, chegou em silêncio, sozinha, já mais para o fim da missa. No final da missa foi o show de horrores do padre, disse que idosos estavam dispensados, famílias com crianças pequenas TB (eu ainda tenho um filho pequeno), que não era para ajoelhar, e mais um monte de coisas para evitarmos o Covid. Com certeza conseguiu fazer minha família evitar a missa. Um absurdo. Eu sou já carimbada desses padres, vou trocar de igreja, mas e a velhinha? Um forte abraço.

                                                          Denunciar abuso

                                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                          Confira os Termos de Uso

                                                      • M

                                                        Mario Takewspa

                                                        06/02/2021 4:58:36

                                                        Parabéns à autora! E como pastor presbiteriano, afirmo que o lado de “cá” se tem demonstrado tão insensato quanto o que foi aqui descrito. Ou seja, em nome do evangelho, interesses outros vão se solidificando. Jesus não está nisso.

                                                        Denunciar abuso

                                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                        Confira os Termos de Uso

                                                        1 Respostas
                                                        • L

                                                          L. Luz

                                                          06/02/2021 14:55:25

                                                          Só o Takewspa riu.

                                                          Denunciar abuso

                                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                          Confira os Termos de Uso

                                                      • F

                                                        Fábio dos Reis Costa

                                                        06/02/2021 4:13:04

                                                        O QUE É FEITO POR HUMANOS(CNBB) É, E SEMPRE SERÁ REALIZADO COM IMPERFEIÇÃO. Vamos seguir em frente com os verdadeiros ensinamentos. MAS JESUS É VIDA! transcrever uma música antiga padre zezinho: amar como jesus amou, sonhar como jesus sonhou, sentir o que jesus sentia, sei que eu dormiria num mundo mais feliz. Que a paz do senhor esteja com todos vocês, inclusive os que não gostarem do meu comentario!

                                                        Denunciar abuso

                                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                        Confira os Termos de Uso

                                                        1 Respostas
                                                        • M

                                                          Madeleine Lacsko

                                                          08/02/2021 13:55:48

                                                          Cantávamos essa na escola!

                                                          Denunciar abuso

                                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                          Confira os Termos de Uso

                                                      • A

                                                        Antônio Márcio

                                                        06/02/2021 2:30:48

                                                        Lamentável os trechos da carta base transcritos. Parece um documento confeccionado pelo psol. Aliás, pensando bem, foi de fato confeccionado por eles, a CNBB.

                                                        Denunciar abuso

                                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                        Confira os Termos de Uso

                                                        • R

                                                          Renata de Paula Xavier Moro

                                                          06/02/2021 2:06:24

                                                          CNBB sendo CNBB.

                                                          Denunciar abuso

                                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                          Confira os Termos de Uso

                                                          • S

                                                            Stefan

                                                            06/02/2021 1:58:42

                                                            CNBB é a esquerda de batina. Querem acabar com a igreja católica.

                                                            Denunciar abuso

                                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                            Confira os Termos de Uso

                                                            • P

                                                              Paulo H.

                                                              06/02/2021 1:57:30

                                                              Mais um desserviço que a CNBB presta à fé católica. E a perspectiva de mudança neste estado de coisas, durante o atual papado, é nenhuma.

                                                              Denunciar abuso

                                                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                              Qual é o problema nesse comentário?

                                                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                              Confira os Termos de Uso

                                                              • C

                                                                Cristiane

                                                                06/02/2021 1:17:20

                                                                A CNBB não representa a verdadeira Igreja Católica e seus fieis. Seria bom ela se separar logo da Igreja Católica e se intitular outra denominação, pois tudo isso que ela vem apoiando está a anos luz do que de fato Jesus pregou. A CNBB é deprimente.

                                                                Denunciar abuso

                                                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                Qual é o problema nesse comentário?

                                                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                Confira os Termos de Uso

                                                                • J

                                                                  JOSE Z. NETO

                                                                  06/02/2021 1:14:36

                                                                  Seria melhor a CNBB substituir a cruz de Jesus por uma foice e um martelo, já que o cristianismo dentro da CNBB está morto. Puro marxismo está campanha.

                                                                  Denunciar abuso

                                                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                  Confira os Termos de Uso

                                                                  • J

                                                                    João Martins Donizete

                                                                    06/02/2021 0:38:58

                                                                    Desculpe-me, eu tive que ler 2 vezes tanta baboseira para ver se eu estava verdadeiramente lendo uma diretriz da igreja. Campanha da fraternidade mais parece um manifesto de Stalin. Começa com o pecado da propriedade privada, adentra em homofobia, xenofobia e a mais pura contra propaganda capitalista. E ainda perguntam porque o povo estar a cada dia mais discrente com a religião católica. A teologia da libertação está mais viva que nunca e de religião não tem nada. Só proselitismo político. E pior: de péssima qualidade. Não temos mais bispos, temos marxistas até na veia. O que era sutil, passou ser escancarado.

                                                                    Denunciar abuso

                                                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                    Confira os Termos de Uso

                                                                    2 Respostas
                                                                    • F

                                                                      Fernando

                                                                      07/02/2021 22:04:36

                                                                      O documento está à venda no site da entidade. Absolutamente ridículo vender algo como isso. Talvez porque não guarde nenhuma relação com a espiritualidades que sustenta a Vida! panfletinho político péssimo... assim mesmo, com letra minúscula. Lamentável... senhores bispos, assim mesmo, tudo com letra minúscula também . Mais um desserviço ao Brasil.

                                                                      Denunciar abuso

                                                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                      Confira os Termos de Uso

                                                                    • F

                                                                      Fernando

                                                                      07/02/2021 22:02:52

                                                                      O documento está à venda no site da entidade. Absolutamente ridículo vender algo como isso. Talvez porque não guarde nenhuma relação com a espiritualidades que sustenta a Vida! panfletinho político péssimo... assim mesmo, com letra minúscula. Lamentável bispos, assim mesmo, com letra minúscula também . Mais um desserviço ao Brasil

                                                                      Denunciar abuso

                                                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                      Confira os Termos de Uso

                                                                  • S

                                                                    SILVIO MACIEL ROCHA

                                                                    05/02/2021 23:53:28

                                                                    Que loucura! Também com um Papa bolivariano o que se pode esperar?

                                                                    Denunciar abuso

                                                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                    Confira os Termos de Uso

                                                                    • L

                                                                      LSB

                                                                      05/02/2021 22:57:03

                                                                      Muito bom!

                                                                      Denunciar abuso

                                                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.