i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?

Madeleine Lacsko

Foto de perfil de Madeleine Lacsko
Ver perfil

Reflexões sobre princípios e cidadania

Frente Ampla pagou o preço da arrogância nas eleições do Congresso

Como ninguém era bom o suficiente para fazer parte do movimento, o Centrão ganhou de novo.

  • Madeleine LacskoPor Madeleine Lacsko
  • 02/02/2021 15:31
Frente Ampla pagou o preço da arrogância nas eleições do Congresso
| Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

A eleição para as duas mesas do Congresso foi mais um 7 x 1 do bolsonarismo. O que será de um governo que fica nas mãos do Centrão? Várias análises podem ser feitas com base em eventos passados, mas nunca tivemos um presidente do Centrão, apoiado pelo criador do Centrão com as duas casas do Congresso presididas por quem ele apontou como candidato no Centrão. O tempo dirá como esse casamento vai andar. Para quem anda esquecido, Rodrigo Maia também foi o candidato apoiado por Bolsonaro.

A tal da Frente Ampla está na UTI, inconsciente e respirando por aparelhos. Como ninguém era bom e limpinho o suficiente para estar na Frente Ampla, foram feitas 10 Frentes Amplas diferentes, cada uma com uma pessoa só e o objetivo de provar que está mais certa que a outra Frente Ampla. Apontam sistematicamente defeitos inaceitáveis umas nas outras e consideram-se acima das falhas dos mortais. Enquanto celebram o próprio umbigo, o bolsonarismo ganha aliados.

Justiça seja feita, quem mais demonizou o Centrão nos últimos tempos foi o próprio Jair Bolsonaro. Enquanto seus oponentes viam atitude como cuspir no prato em que comeu durante 7 mandatos consecutivos, o Centrão via oportunidade. São pragmáticos. Não ligam para grito, xingamento, nota de repúdio, difamação. Não ligaram nem para a paródia "se gritar pega centrão, não fica um, meu irmão", entoada pelo General Heleno. Querem ver atitude.

Cabe aqui recuperar a história do Centrão, já que nós, brasileiros temos memória curta e traiçoeira, só lembramos do que queremos. O bloco foi criado com este nome durante a Assembleia Nacional Constituinte. Era algo completamente informal e foi essencial para que tivéssemos uma Constituição. A esquerda não se entendia com a direita de jeito nenhum. Pelo andar da carruagem, além de treta e dedo apontado, perigava não sair mais nada da Constituinte.

O Centrão surge para encontrar pautas convergentes e tentar escrever uma Constituição. Roberto Jefferson, que havia sido advogado do programa O Povo na TV, tinha experiência de botar ordem em bagunça. O televisivo lançou para o Brasil meu ídolo Sergio Mallandro, Christina Rocha, Wagner Montes e Mara Maravilha. Quem segura essa turma doma deputado. Assim foi e permanece até hoje.

É como se tivéssemos dois Congressos dentro do Congresso. O primeiro deles é o andar de cima, o dos parlamentares-mariposa. São assim chamados porque saem correndo assim que vêem uma luz de câmera acender. Hoje temos também os deputados que não exercem mandatos, exercem lives nas redes sociais. Enquanto esse circo briga para ver quem é mais puro e quem está mais certo, o Centrão faz o Congresso andar. Jair Bolsonaro sempre foi Centrão e jogou o jogo.

Muito mais importante para o bolsonarismo que a eleição de Arthur Lira é a manobra que ele fez para controlar completamente a mesa diretora. Conseguiu fazer PSDB e DEM embarcarem publicamente na ideia. Jogada de mestre. Sem Rodrigo Maia na presidência, em quem será pendurada a culpa de não fazer as reformas que o Brasil precisa. A temporada de caça aos tucanos está próxima. Subestimar o Centrão nunca foi bom negócio.

Arrogância é bicho que come o dono. O PSOL, por exemplo, expôs disputas internas para lançar uma candidatura inviável. Quis continuar fazendo proselitismo político para os eleitores de esquerda enquanto os outros partidos de esquerda faziam política. Foi mais uma pedra no castelo construído por Arthur Lira com o controle total da mesa. Agora, o partido fez uma Nota de Repúdio. Como sabemos, é tiro e queda.

Só fiquei triste porque Rodrigo Maia não fez nenhuma Nota de Repúdio de despedida. Era o mínimo que esperávamos dele. Filho de família tradicional na política, assumiu a Câmara pelas mãos do bolsonarismo, como indicado de Jair Bolsonaro. Rapidamente foi promovido a rival. Aliás, no parlamento, há vários bolsonaristas promovidos a rivais nos últimos tempos. Alguns, inclusive, com candidaturas incendiárias e pirotécnicas. Mas quem manda é o Centrão.

Após a vitória, o presidente da Câmara promoveu um covidário dançante que apelidou de festa. Gente importante que o xingava até poucas horas atrás sacolejava música brega no meio de luz colorida, bebida cara e abraços mais falsos que nota de R$ 3. O coronavírus agradecia a recepção calorosa, nem todo país deu a ele tanto carinho quanto o nosso querido Brasil. Juntou 300 pessoas nessa cafonalha. A Frente Ampla não conseguiria encher uma kombi. A diferença está aí.

Como mães que esperam ansiosas a primeira palavra dos pequenos, nós hoje aguardamos ansiosos o primeiro tweet de um político após assumir um cargo. O de Arthur Lira foi um aceno para cristão desavisado, novo no ramo ou que ainda não chegou naquela parte da Bíblia em que Jesus encontra com os fariseus no templo. Postou um dos salmos mais famosos, o 23. Coincidência ou não, o Salmo foi escrito pelo rei David, quando estava em um oásis cercado pelo Exército inimigo. Ele descansa no que é certo e colhe a vitória. Come um banquete na presença dos inimigos derrotados.

O Brasil tem uma Constituição Federal feita sob medida para um regime parlamentarista, pelas mãos do próprio Centrão. Muitas das figuras originais ainda permanecem em cena. Há um problema grave no equilíbrio de poderes, já que duas posições distintas, a de Chefe de Estado e Chefe de Governo, ficaram condensadas em uma única figura. Some-se a isso o nosso apetite por ver o circo pegar fogo. Brasileiro não vota a favor, vota contra e para espezinhar algum conhecido.

Qualquer que seja o julgamento moral sobre o centrão, há um fato: ele sabe chegar ao poder e manter o poder. Utiliza os piores métodos e raramente há consequências, como houve no caso de Eduardo Cunha. Nós, cidadãos, reclamamos com razão. Mas os demais políticos foram eleitos exatamente para mudar esse estado de coisas. Isso não vai ser feito com Nota de Repúdio, videozinho lacrador nem perseguição de adversário. Dizem que a maior insanidade é continuar fazendo as mesmas coisas e esperar resultados diferentes. Depois de ontem, temo que vá faltar camisa de força.

43 COMENTÁRIOSDeixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 43 ]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.

  • E

    eduardo

    ± 10 horas

    Esse comentário foi removido pelo usuário

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • E

      eduardo

      ± 10 horas

      Esse comentário foi removido pelo usuário

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

      • E

        eduardo

        ± 10 horas

        DE INÍCIO SUGIRO UMA CORREÇÃO PARA "FRENTE ESTREITA" DIANTE DO SECTARISMO DOS INTEGRANTES. E EM SEGUIDA LEMBRO QUE LIBERAR "VERBAS DE EMENDAS" É OBRIGAÇÃO E NÃO PREMIO OU FRUTO DE BARGANHA. O QUE VIER ALÉM É MERA ILAÇÃO REQUENTADA OU DISCURSO PRONTO PARA AFAGAR CLIENTELA.

        Denunciar abuso

        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

        Qual é o problema nesse comentário?

        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

        Confira os Termos de Uso

        • W

          Waldemir

          05/02/2021 12:59:38

          Só mais um comentário, leva a mal não, do jeito que fala até parece que o Bozonaro tem um fim nobre e fazer andar o parlamento com esse centrão, pode até ser, mas acho mesmo é que ele quer se livrar de um monte de pedido de impichu e salvar a familiglia , essa é a segunda parte do acordasso a primeira foi com o Gilmar e STF só que agora tem mais gente precisa de maiss granaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa!!!

          Denunciar abuso

          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

          Qual é o problema nesse comentário?

          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

          Confira os Termos de Uso

          • D

            Dimas

            05/02/2021 12:23:54

            Narrativas criadas dentro de um cérebro militante, que se liberto se torna cego e incapaz de uma analise critica do ambiente em um nível coerente.

            Denunciar abuso

            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

            Qual é o problema nesse comentário?

            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

            Confira os Termos de Uso

            • W

              Waldemir

              05/02/2021 11:17:59

              Os fins justificam os meios?!

              Denunciar abuso

              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

              Qual é o problema nesse comentário?

              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

              Confira os Termos de Uso

              • W

                Waldemir

                05/02/2021 10:55:00

                Um adendo, se vc se refere a jogar o no jogo nessas liberações de verbas, é um jogo bem sujo, sabemos qual o destino dessa grana, é desaparecer nessas prefeituras sabe-se lá donde!! e um festival de NFs frias!

                Denunciar abuso

                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                Qual é o problema nesse comentário?

                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                Confira os Termos de Uso

                • W

                  Waldemir

                  05/02/2021 10:32:45

                  Lí tua opinião, não vi vc falar em nenhuma vez as liberações das verbas que uns falam em 3 bi numa primeira etapa e mais uns 600 milhões numa segunda etapa, isso não é jogada de mestre, é comprar o parlamento mesmo, e com o nosso dinheiro, sinto até uma ponta de admiração sua nesse comentário!! Garanto que o nhonho tivesse a chave do cofre na mão a ¨jogada de mestre¨teria mudado de mãos!!

                  Denunciar abuso

                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                  Qual é o problema nesse comentário?

                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                  Confira os Termos de Uso

                  • A

                    Arthur Piccolomini de Azevedo

                    04/02/2021 18:59:36

                    Mais um texto ridículo dessa recém cooptara “jornalista” vermelha. Ou será que sempre foi assim é estava disfarçando? Argumentos frágeis e postura anti- governo. Parei de ler no “boldonarosmo”. Me poupe. Que preguiça. Acorda Gazeta.

                    Denunciar abuso

                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                    Qual é o problema nesse comentário?

                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                    Confira os Termos de Uso

                    • R

                      Renata de Paula Xavier Moro

                      04/02/2021 0:20:40

                      Quero ver a desculpa agora pra não votarem as reformas, qual vai ser...

                      Denunciar abuso

                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                      Qual é o problema nesse comentário?

                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                      Confira os Termos de Uso

                      • C

                        CSG

                        03/02/2021 16:43:18

                        Vamos aguardar...

                        Denunciar abuso

                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                        Qual é o problema nesse comentário?

                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                        Confira os Termos de Uso

                        • A

                          Alexandre Gerhardt

                          03/02/2021 14:22:05

                          Made, você é ótima.

                          Denunciar abuso

                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                          Qual é o problema nesse comentário?

                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                          Confira os Termos de Uso

                          • M

                            Mirtão

                            03/02/2021 13:26:55

                            O Prazo. Olha o Prazooooooooooooooo!

                            Denunciar abuso

                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                            Qual é o problema nesse comentário?

                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                            Confira os Termos de Uso

                            • W

                              WesFig

                              03/02/2021 13:21:38

                              Gostei do texto, mas acho injusto botar no Centrão (que era outra coisa na época) a pecha de ter feito a Constituição sob medida pro parlamentarismo. Isso foi obra do FHC, do Ulysses... mas muito mais do PSDB, que encabeçou a chapa pelo Parlamentarismo no plebiscito...

                              Denunciar abuso

                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                              Qual é o problema nesse comentário?

                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                              Confira os Termos de Uso

                              • F

                                Fábio Viana Ribeiro

                                03/02/2021 12:51:33

                                Não sei (como de resto ninguém há de saber!) se sua análise procede, mas os argumentos são ótimos. E o texto, em termos literários, uma pérola de humor e ironia!

                                Denunciar abuso

                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                Qual é o problema nesse comentário?

                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                Confira os Termos de Uso

                                • L

                                  Luiz

                                  03/02/2021 12:04:23

                                  Então ficamos assim, Madeleine, se correr o bicho pega, se ficar o bicho come. E daí? Oras, o executivo vive maneteado por um presidente antagonista de uma das casas legislativas. Como foi o caso do patriota Maia. Boicotava tudo o que vinha lá do executivo. Projetos importantíssimos eram esquecidos pelo impoluto RM. Ele mesmo dizia que o "Bozo" não sabia "negociar", capisce? Tan-tan-tan, aí quando resolve negociar, ter apoio do Congresso para aprovar reformas e projetos dizem que fez genuflexo aos pés do Centrão, entregou-se ao toma lá da cá, e sei la mais o quê. Prezada, como bem sabe vc e toda a torcida do Flamengo, nesse meio não há madres Teresa, né não? Pragmatismo é preciso.

                                  Denunciar abuso

                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                  Confira os Termos de Uso

                                  • E

                                    Eduardo Prestes

                                    03/02/2021 11:34:31

                                    O câncer é a esquerda, o importante é não ter os doidos da esquerda e extrema-esquerda no poder. O Centrão pode atrasar mas não destrói um país. Já a esquerda é uma destruidora de instituições, essencialmente totalitários e defensores de ideias loucas. A esquerda transformou os dois países mais ricos da América Latina, Cuba e Venezuela, em duas tiranias cruéis e miseráveis. No Brasil, a esquerda liderou os governos mais corruptos da história do Brasil, com um presidente semi-analfabeto e uma ex-assaltante de bancos mentecapta. Os esquerdistas precisam ser combatidos, sempre.

                                    Denunciar abuso

                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                    Confira os Termos de Uso

                                    • R

                                      Reynaldo Mendes de Carvalho Júnior

                                      03/02/2021 9:33:16

                                      Centrão, substantivo abstrato. A autora é craque em temas humanísticos, mas aqui...

                                      Denunciar abuso

                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                      Confira os Termos de Uso

                                      • M

                                        MANUEL FLÁVIO VIEIRA

                                        03/02/2021 4:06:24

                                        A Tucana está no Day After...

                                        Denunciar abuso

                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                        Confira os Termos de Uso

                                        • C

                                          CIBELE DE OLIVEIRA

                                          03/02/2021 1:45:33

                                          No mais, o DEM também é centrão minha cara, só que quando Bolsonaro queria fazer a coisa certa vcs jornas reclamavam que ele era inepto pro cargo porque não queria "articular". Pois é. Aconselhado por Generais, segundo Paulo Guedes, Bolsonaro resolveu articular. O Centrão rachou em 2. O Centrão do DEM com alguns pingados de outros partidos e o Centrão do Artur Lira. Aí quando o Bolsonaro segue o conselho dos generais e passa a articular com o Centrão baixo clero os fãs do Centrão vip do DEM ficam fazendo carinha de nojo! Mas os desinformados e desmemoriados acham que a Madeleine é ótima! Kkkkk

                                          Denunciar abuso

                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                          Confira os Termos de Uso

                                          3 Respostas
                                          • Z

                                            Zyss

                                            03/02/2021 14:34:12

                                            Cibele, eu sempre alertei pra esse tipo de desmiolados. Erra 20 e acerta uma, pronto, já se redimiu... Brasileiro médio é um ser abjeto demais...

                                            Denunciar abuso

                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                            Confira os Termos de Uso

                                          • Z

                                            Zyss

                                            03/02/2021 14:34:12

                                            Cibele, eu sempre alertei pra esse tipo de desmiolados. Erra 20 e acerta uma, pronto, já se redimiu... Brasileiro médio é um ser abjeto demais.

                                            Denunciar abuso

                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                            Confira os Termos de Uso

                                          • A

                                            Avlis Sotnas

                                            03/02/2021 10:26:46

                                            blá blá blá. o bozo se elegeu com a promessa de que acabaria com a relação espúria entre executivo e legislativo. era óbvia a mentira. agora os bolsonaristas mimizentos, arrajam desculpas para o bozo ser a mesma M q ele diz não ser.

                                            Denunciar abuso

                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                            Confira os Termos de Uso

                                        • C

                                          CIBELE DE OLIVEIRA

                                          03/02/2021 1:38:43

                                          Aconselho a senhora jornalista superinformada a revisar as notícias mais antigas da política brasileira e as publicações oficiais que dão conta de que o Rodrigo Maia virou Presidente da Câmara em 2016 numa manobra de um tal mandato tampão. Depois foi eleito em 2017, e reeleito em 2019 apoiado por Joice e Bivar que se anteciparam a apoiar Maia enquanto Bolsonaro tentava articular um nome decente. Mas a senhora jornalista deve ter esquecido essas notícias da época né? Melhor tomar umas vitaminas. É bom pra memória.

                                          Denunciar abuso

                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                          Confira os Termos de Uso

                                          3 Respostas
                                          • P

                                            PARREIRAS RODRIGUES

                                            03/02/2021 12:48:51

                                            Por causa da pandemia, assisti na Netflix muitos filmes e séries sobre o narcotráfico. O mais recente mostra El Chapo colocando sobre a mesa de governadores, procuradores, sacolas repletas quando não de dólares, de pesos. Nada a ver com uma entupida com R$ 3.000.000,00 seguida de tratos de promoções para uns e outros. Nada a ver....

                                            Denunciar abuso

                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                            Confira os Termos de Uso

                                          • R

                                            Rafael Abed dos Santos Oliveira

                                            03/02/2021 10:39:01

                                            O Bolsonaro procurava um nome decente como o do Arthur Lira?

                                            Denunciar abuso

                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                            Confira os Termos de Uso

                                          • A

                                            Avlis Sotnas

                                            03/02/2021 10:28:18

                                            ah sim. agora os mimizentos querem se livrar do Maia. o Maia era o candidato do bozo. bozo apoiou o Maia, simples e verdadeiro assim.

                                            Denunciar abuso

                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                            Confira os Termos de Uso

                                        • T

                                          Tiago Fichtner

                                          03/02/2021 1:35:30

                                          Madeleine. Um fato que passou despercebido é que a Grande Mídia passava a idéia que o Maia tinha o congresso na mão. Ninguém imaginava que fosse possível tanto "fogo amigo". Inclusive se viu um DEM e um PSDB todo rachado. A oposição está mais perdida do que nunca...

                                          Denunciar abuso

                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                          Confira os Termos de Uso

                                          • D

                                            DENISSON HONORIO DA SILVA

                                            03/02/2021 0:52:33

                                            Eu me recordo da imprensa demonisando o centrão. Também tinha ojeriza de seu comportamento. Mas quem realmente ganhou com aquela constituição esquerdopata? Função social da propriedade, juros tabelados, papel e poder de magistrados e ministério público e idade mínima para aposentadoria, criação de quilombolas,etc. O que se salva é o SUS mas também é cópia do NHS inglês em um país miserável. O correto era cobrar ainda que um valor irrisório para qualquer procedimento médico daqueles afortunados. O que se infere é que comeram pelas beiradas. Sem o poder de PT/PSDB mas usufruindo de cargos públicos. Quem ganhou mais?Depende do ponto de vista.

                                            Denunciar abuso

                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                            Confira os Termos de Uso

                                            • A

                                              Alderijo Bonache

                                              03/02/2021 0:12:03

                                              Não temos um Congresso Nacional autêntico, mas uma verdadeira casa de mafuá!

                                              Denunciar abuso

                                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                              Qual é o problema nesse comentário?

                                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                              Confira os Termos de Uso

                                              • J

                                                João Martins Donizete

                                                02/02/2021 22:57:51

                                                A Articulista está certa em tudo. Só esqueceu de dizer que o Botafogo, embora membro do DEM - esse partido isoladamente é da dita elite - era ele também desta sigla vaga chamada centrão. Tanto que em 3 eleições ele ganhou cacifado por esse mesmo centrão. Portanto, ficamos na mesma. Entretanto, todavia e contudo, ele apoiado pela mídia mainstream que lhe abriu as portas passou - sim - a boicotar tudo que vinha de executivo. Não agiu como um presidente e sim como opositor e militante. Em suma, um péssimo por um menos pior esse Lira poderá até surpreender no atacado. Já nas questões de proteção entres eles mesmos com a ajuda do nosso STF a coisa ficará na mesma. Estanque, parada ou até piorar.

                                                Denunciar abuso

                                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                Qual é o problema nesse comentário?

                                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                Confira os Termos de Uso

                                                • F

                                                  Freitas

                                                  02/02/2021 22:27:54

                                                  02.02.2021 >>> "Barros, que foi vice-líder do governo Lula e relator da Lei de Abuso de Autoridade, insinuou que a nova gestão de Arthur Lira, seu colega de partido, vai retomar a proposta de uma CPI da Lava Jato. “Não vamos permitir que as conversas do Intercept da Lava Jato, que foram autenticadas pelo ministro Lewandowski, desapareçam. São crimes cometidos pela quadrilha da Lava Jato.” (RICARDO BARROS, LIDER DO GOVERNO JAIR BOLSONRO NA CÂMARA DOS DEPUTADOS). <<<

                                                  Denunciar abuso

                                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                  Confira os Termos de Uso

                                                  • M

                                                    MARCOS GREGORIO BORGES

                                                    02/02/2021 22:09:11

                                                    Excelente artigo!

                                                    Denunciar abuso

                                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                    Confira os Termos de Uso

                                                    • F

                                                      Freitas

                                                      02/02/2021 21:59:09

                                                      Com esse pessoal mafioso do CENTRÃO,lógico e evidente que reformas estruturais não avançarão. Venda de estatais? Podem esquecer.Prisão em segunda instância e fim do foro? Nem pensar. Quem Jair Bolsonaro culpará pelo possível fracasso? Rodrigo Maia já saiu. E tem mais um evento importantíssimo: em setembro deste ano Marco Aurélio de Mello terá que se afastar do STF. Se Jair Bolsonaro indicar alguém que seja contra a prisão em segunda instância, nem o seu mais fanático seguidor o perdoará. E, se indicar um que seja a favor da prisão, o STF terá maioria para voltar à prisão em segunda instância. Daí, os ratos que dominam o CENTRÃO não perdoarão Bolsonaro. SINUCA DE BICO. O TEMPO, O TEMPO DIRÁ

                                                      Denunciar abuso

                                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                      Confira os Termos de Uso

                                                      • F

                                                        Freitas

                                                        02/02/2021 21:55:16

                                                        JÁ COMEÇARAM >>> Ricardo Barros (Progressistas), líder do governo Bolsonaro na Câmara, disse que “nunca teve” prisão em segunda instância no Brasil. “Só teve para prender o Lula e tirá-lo da eleição casuisticamente, em uma interpretação de 6 a 5 no Supremo Tribunal Federal” (Ricardo Barros, 02.02.2021). Não é verdade. A execução da pena após condenação em 2ª instância vigorou até 2009, quando o STF suspendeu o entendimento por causa do mensalão. Em 2016, ela foi restabelecida, durante a Lava Jato, até ser derrubada em 2019, também com placar de 6 x 5 – deixando evidente a falta de entendimento entre os ministros. >>> VOCÊS ACHAM QUE O NOVO MINISTRO DO STF VAI SER FAVORÁVEL À PRISÃO?

                                                        Denunciar abuso

                                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                        Confira os Termos de Uso

                                                        1 Respostas
                                                        • T

                                                          Tio Sam

                                                          03/02/2021 3:13:11

                                                          Ô cara chato

                                                          Denunciar abuso

                                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                          Confira os Termos de Uso

                                                      • C

                                                        Carlos Silva

                                                        02/02/2021 21:38:19

                                                        Na mosca! Madeleine sempre correta e com profundo conhecimento das entranhas políticas brasileiras.

                                                        Denunciar abuso

                                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                        Confira os Termos de Uso

                                                        • E

                                                          Edson

                                                          02/02/2021 20:53:20

                                                          Análise lúcida e com pitadas de fina ironia. Um texto diferente.

                                                          Denunciar abuso

                                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                          Confira os Termos de Uso

                                                          • M

                                                            Mario Adalberto Pinto Diniz

                                                            02/02/2021 20:00:16

                                                            Texto excelente! Se lermos pensando como tem sido a política no Brasil vê perfeitamente o quadro descrito. A articulista esteve inspiradíssima neste texto. Parabéns!

                                                            Denunciar abuso

                                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                            Confira os Termos de Uso

                                                            • M

                                                              Marcos R O Arakaki

                                                              02/02/2021 19:57:07

                                                              sem centrão, sem governabilidade. O nosso Brasil não tem jeito....

                                                              Denunciar abuso

                                                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                              Qual é o problema nesse comentário?

                                                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                              Confira os Termos de Uso

                                                              • J

                                                                J. Neto

                                                                02/02/2021 19:03:40

                                                                Significado de arrogância: qualidade de quem, por suposta superioridade moral, social, intelectual ou de comportamento, assume atitude prepotente ou de desprezo com relação aos outros. Tem uma outra criatura, que todos sabem quem é, pela definição acima, que vai no mesmo caminho. Madeleine, parabéns é pouco. Na próxima, uso outra palavra que faça mais justiça ao seu talento!

                                                                Denunciar abuso

                                                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                Qual é o problema nesse comentário?

                                                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                Confira os Termos de Uso

                                                                • R

                                                                  Rogerio Barao

                                                                  02/02/2021 18:50:04

                                                                  Madeleine, parabéns pela reflexão tanto sagaz quanto sensata. Vc está cada vez melhor!

                                                                  Denunciar abuso

                                                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                  Confira os Termos de Uso

                                                                  1 Respostas
                                                                  • Z

                                                                    Zyss

                                                                    03/02/2021 1:31:35

                                                                    Kkkkk coitado....

                                                                    Denunciar abuso

                                                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                    Confira os Termos de Uso

                                                                Fim dos comentários.