i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?

Madeleine Lacsko

Foto de perfil de Madeleine Lacsko
Ver perfil

Reflexões sobre princípios e cidadania

Um sopro de esperança: a vacina e a força do cidadão comum

Quando a realidade se impõe, o brasileiro salva o dia apesar dos políticos.

  • Madeleine LacskoPor Madeleine Lacsko
  • 18/01/2021 10:12
Monica Calazans é a primeira  brasileira a receber vacina Coronavac
Monica Calazans é a primeira brasileira a receber vacina Coronavac| Foto: AFP

A realidade se impõe sobre narrativas, é inevitável. Apesar do nosso eterno vício de cair em tudo quanto for conversa de malandro, o despertar sempre chega. O mundo não é dos barulhentos, dos vagabundos, dos espertos, dos oportunistas, dos paranóicos, dos violentos. O mundo é do cidadão comum que leva no coração a esperança. A união quase natural dos esforços diários desses cidadãos ao longo de décadas nos trouxe a esperança em forma de vacina.

A imagem da enfermeira Monica Calazans recebendo a primeira dose da vacina produzida pelo Instituto Butantan trouxe alento aos corações de um país que chorava diante do inferno em Manaus. Saber que nossos cientistas da Fiocruz também concluíram uma vacina viável é outra vitória do Brasil que trabalha apesar de seus políticos.

Dizem que cientistas não acreditam em Deus. Discordo. Difícil achar gente com tanta fé quanto cientista brasileiro que decide trabalhar com pesquisa no Brasil. Nem sei se é trabalho. Há décadas se corta cada vez mais verba, se dificulta, se desvaloriza. Ultimamente, a boçalidade orgulhosa tem até se metido a difamar cientista. Deve ser para completar o pacote da prova de fé.

Pode ir conferir em jornal de tudo quanto é ano, vai um passo adiante de dois para trás. Este ano cortaram as tais "bolsas", vai ter ano que aumentam, dali a diante corta de novo. Alguns acreditam que o Brasil não tem um plano para a ciência. Eu acredito que tem sim, provar que se trata de milagre e estamos aí diante da prova: duas vacinas viáveis, de duas equipes diferentes, vindas de institutos centenários, legado dos nossos pioneiros da ciência.

A "bolsa" é o salário que alguém ganha para fazer sua pesquisa acadêmica num instituto como Butantan ou Fiocruz. Se você tiver fazendo pós-doutorado, pode chegar ao milionário patamar de R$ 4 mil por mês. Já é um milagre conseguir formar as equipes, mas elas são excelentes, trabalham de verdade e conseguem produzir no mesmo nível de equipes internacionais que são respeitadas por seus governos e compatriotas. Se não for obra divina, desisto de explicar.

Estamos numa situação de vida e morte em que heróis e vítimas são, na quase totalidade dos casos, cidadãos comuns. Ainda assim há uma grande massa de cidadãos que insiste em dar mais importância aos poderosos que aos seus pares. Deve ser algum tipo de fetiche ou transe coletivo, tomara que arrumem vacina para isso um dia. Nossa grande pátria de chuteiras precisa fazer uma mudança importante para virar um país: sair do "sabe com quem você está falando?" para o "quem você pensa que é?".

Nós escolhemos políticos pensando contra o cidadão comum, não a favor. Calma que eu explico. A prioridade é abraçar um candidato que irrite até o último fio de cabelo aquele seu cunhado chato que enche a sua paciência com o candidato dele. Se você é de direita, vai pensar em quem incomoda até a alma o esquerdinha que lhe aporrinha. Se é de esquerda, vai procurar quem tire do sério o reaça que faz seu sangue borbulhar. E aí todos ficamos felizes, já que a desgraça alheia realmente é o melhor para a nossa nação.

Suponha que você tenha um sonho enorme para o seu filho e a realização desse sonho possa ser facilitada pelos planos de um candidato. Ocorre que o candidato pensa igualzinho ao seu cunhado mala que fica esfregando a ideologia dele na sua cara a cada churrasco. Como escolher? Não temos a menor dúvida. O filho que lute, afinal a prioridade brasileira é espezinhar pessoas próximas e entrar em grupos raivosos de whatsapp e redes sociais.

Nós colhemos o que plantamos. Votamos para espezinhar o "outro lado", educamos a classe política assim. A prioridade do político brasileiro é ter um bom rival, nem trabalhar precisa. Imaginamos lutar contra a corrupção, pedir justiça, querer um país melhor. Só faremos isso quando aceitarmos que há diferenças entre os cidadãos e que nós devemos ser a prioridade, não os políticos.

Imagine o que o Instituto Butantan e a Fiocruz seriam capazes de fazer se houvesse um plano de Estado para eles, algo de longo prazo? Avalie se os planos para a educação pública fossem suprapartidários, para além dos governos, inspirados em realidade e no que dá certo. Vários países já estiveram na situação em que estamos hoje e viraram a chave. Só que ninguém faz isso desunido.

Vivemos uma polarização política única na história e algo que se alastra pelo mundo, um fenômeno propiciado pelas novidades tecnológicas e a concentração de poder das Big Techs. O mal não é a polarização, é colocar a dignidade humana abaixo do posicionamento político. Em tudo quanto é canto vai haver gente, alguns até cidadãos de bem, dizendo que "esquerdista" ou "direitista" não presta, não merece tal coisa, não deveria ter direitos. É desse pensamento que nasce nossa dependência dos políticos.

Importa para você qual é a orientação política da pessoa que descobriu o "pulo do gato" para viabilizar a vacina? Para mim não. Importa que tenha competência e seja honesta nas suas pesquisas. Precisamos aceitar que pessoas pensam de forma diferente e que as grandes conquistas virão do dia a dia de todos nós, das pequenas coisas. Não haverá um salvador da pátria, ninguém virá nos salvar se não nos salvarmos coletivamente.

Hoje é um dia para renovar as esperanças e ter muito orgulho dos nossos compatriotas. Temos inúmeros defeitos sim, mas também temos uma gente lutadora que segue acreditando no amanhã e tornando possível que ele aconteça. Já recebi hoje tudo quanto é tipo de lixo no whatsapp. Tem o povo achando que a enfermeira mentiu e foi vacinada duas vezes, o pessoal que espalha boatos e fotos da família dela, várias torcidas de políticos diferentes, enfim, a inutilidade. Brasileiro desconfia da própria competência, acha sempre que tem algo por trás quando as coisas dão certo. Você pode se dar hoje o direito de ter esperança no futuro. Apesar de tudo, estamos caminhando.

47 COMENTÁRIOSDeixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 47 ]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.

  • A

    Alexandre Souza

    ± 2 horas

    O debate público no Brasil virou um amontoado de falácias e de meias verdades, com algumas poucas verdades no meio, para salvar as aparências. Isso vai deixar sequelas graves.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • M

      Mirtão

      ± 17 horas

      Madeleineeeeeeeee, não acredito que você está encantada pela vachina do margarina. Além do que, este vírus foi criado para mutar , mutar e mutar. Não vai ter jeito. Boa Morte!

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

      • R

        Renata de Paula Xavier Moro

        ± 19 horas

        Melhor uma vacina fraca que vacina nenhuma.

        Denunciar abuso

        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

        Qual é o problema nesse comentário?

        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

        Confira os Termos de Uso

        • M

          MUNHOZ

          ± 19 horas

          Prez. Srta. Madeleine Lacsko: boa noite, Imagino que vc tenha alguém que leia os comentários. Gostaria de passar um artigo científico para sua análise. "The American journal of Medicine", Edição nº 134, Jan. 2021, pág. 16 a 22. Aqui se prova, mais uma vez que os tratamentos profiláticos e os precoces fase 1 e precoce ( se necessário) fase 2 operam salvando vidas, evitando internações, tratando em "casa" e economizando recursos humanos, como materiais . Ao contrário do Hospital " 28 de Agosto" de Manaus, que tem impresso no receituário aviso informando que o tratamento precoce não existe. Vamos ver se vc se emociona em lutar por esta bandeira, Vc pode salvar muitos! assin. 183.916.8 EFM.

          Denunciar abuso

          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

          Qual é o problema nesse comentário?

          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

          Confira os Termos de Uso

          • C

            Claudia Galiberne Ferreira

            ± 19 horas

            Gostaria de deixar registrado que após a decepção com a postura adotada pelos jornalistas Alexandre Garcia e Rodrigo Constantino, os textos, muito bem escritos por você Madeleine, me fazem continuar a assinar a Gazeta.

            Denunciar abuso

            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

            Qual é o problema nesse comentário?

            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

            Confira os Termos de Uso

            • M

              MANOEL ALVES CARRIJO FILHO

              ± 19 horas

              Tambem espero pela vacina e tambem espero que a união do povo que pode nos tirar dessa lama. Mas com esse "show" de campanha politica e concorrencia do Doria só acirra os ânimos. Nesse artigo percebe-se a tentativa de parecer imparcial para obter apoio da direita, mas deixa transparecer claramente sua critica ao governo federal ou a quem desconfia das possiveis tretas ou até falhas.

              Denunciar abuso

              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

              Qual é o problema nesse comentário?

              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

              Confira os Termos de Uso

              • F

                Freitas

                ± 22 horas

                STF DESMENTE JAIR BOLSONARO SOBRE PROIBIÇÃO DE INTERFERÊNCIA NO COMBATE À COVID19 >>> Leia mais em: gazetadopovo.com.br/repu…-acoes-combate-pandemia Copyright © 2021, Gazeta do Povo. Todos os direitos reservados.

                Denunciar abuso

                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                Qual é o problema nesse comentário?

                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                Confira os Termos de Uso

                • F

                  Freitas

                  ± 23 horas

                  OS NEGACIONISTAS AGORA NEGAM AS CONCLUSÕES DA ANVISA. Segue o jogo.

                  Denunciar abuso

                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                  Qual é o problema nesse comentário?

                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                  Confira os Termos de Uso

                  1 Respostas
                  • Z

                    Zyss

                    ± 22 horas

                    O fator de risco mais relevante para o vírus chinês é a idade. Os testes com a Vachina foram feitos com pouquíssimos idosos. Esse é o grupo que efetivamente precisa ser protegido. Segundo a própria Anvisa, os dados não permitem avaliar segurança e eficácia entre idosos.

                    Denunciar abuso

                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                    Qual é o problema nesse comentário?

                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                    Confira os Termos de Uso

                • C

                  CAROLINA R. GOMES DO AMARAL

                  ± 23 horas

                  No meio de alexandres e constantinos, graças a Deus temos Madeleine, que escreve com o cérebro e não com o fígado. Parabéns¹

                  Denunciar abuso

                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                  Qual é o problema nesse comentário?

                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                  Confira os Termos de Uso

                  • C

                    CAROLINA R. GOMES DO AMARAL

                    ± 23 horas

                    No meio de alexandres e constantinos, graças a Deus temos Madeleine, que escreve com o cérebro e não com o fígado. Parabéns¹

                    Denunciar abuso

                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                    Qual é o problema nesse comentário?

                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                    Confira os Termos de Uso

                    1 Respostas
                    • C

                      Claudia Galiberne Ferreira

                      ± 19 horas

                      Perfeito!

                      Denunciar abuso

                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                      Qual é o problema nesse comentário?

                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                      Confira os Termos de Uso

                  • Z

                    Zyss

                    ± 23 horas

                    "A quantidade de idosos no estudo era insuficiente para determinar a eficácia e a segurança da vacina (Anvisa). Está inaugurada a emergência burra." Fiuza já destruiu esse teu artigo animado com esse simples post.

                    Denunciar abuso

                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                    Qual é o problema nesse comentário?

                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                    Confira os Termos de Uso

                    1 Respostas
                    • Z

                      Zyss

                      ± 23 horas

                      O fator de risco mais relevante para o vírus chinês é a idade. Os testes com a Vachina foram feitos com pouquíssimos idosos. Esse é o grupo que efetivamente precisa ser protegido. Segundo a própria Anvisa, os dados não permitem avaliar segurança e eficácia entre idosos. t.co/WZ3Dz4kXFS

                      Denunciar abuso

                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                      Qual é o problema nesse comentário?

                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                      Confira os Termos de Uso

                  • C

                    Correa

                    ± 24 horas

                    Sim, hoje temos uma vacina. Não é a melhor vacina, mas uma boa vacina como disse a Dra. Natalia Pasternak. Agora é implementar a vacinação o mais rápido possível. Um dia para celebrar.

                    Denunciar abuso

                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                    Qual é o problema nesse comentário?

                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                    Confira os Termos de Uso

                    • R

                      Ricardo Kurz dos Santos

                      ± 24 horas

                      Que alento receber uma vacina com menos de 50% de eficácia e que nos testes foi pior que o grupo que recebeu placebo, sim é isso mesmo, os dados estão no site da Anvisa e foram publicados pelo Butantã, no grupo do placebo apenas 0,1% tiveram sintomas, essa é a verdade, as questões sobre a segurança "esqueçam um pouco a ciência", então trazer alento ao povo é uma afirmação até um pouco leviana, visto a realidade que estão escondendo por trás do "Milagre".

                      Denunciar abuso

                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                      Qual é o problema nesse comentário?

                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                      Confira os Termos de Uso

                      1 Respostas
                      • F

                        Freitas

                        ± 23 horas

                        Ricardo, aproveite essa "brecha' que você descobriu e encaminhe à ANVISA ou ao Ministério Público Federal. Afinal, perder para o placebo é para lascar, não?

                        Denunciar abuso

                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                        Qual é o problema nesse comentário?

                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                        Confira os Termos de Uso

                    • P

                      Pindorama

                      ± 24 horas

                      Madeleine, você é a única colunista que responde aos comentários! Parabéns! Ganha pontos na minha admiração. Mas cuidado, matérias ponderadas não são bem aceitas por aqui. O pessoal gosta do embate , da polarização, onde podem destilar ódio, raivas e frustrações, já que psicanálise está muito cara.

                      Denunciar abuso

                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                      Qual é o problema nesse comentário?

                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                      Confira os Termos de Uso

                      1 Respostas
                      • L

                        Lucas Cia

                        ± 23 horas

                        Exatamente! Já clico nos textos dela sabendo que encontrarei sensatez. Obrigado, Madeleine!

                        Denunciar abuso

                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                        Qual é o problema nesse comentário?

                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                        Confira os Termos de Uso

                    • G

                      Gilberto Nascimento

                      ± 24 horas

                      Madeleine captou a essência da coisa. Bolsonaro é um _saco_ de estrume. Mas ele tem a capacidade de irritar, e muito, algumas pessoas que eu gosto de ver irritadas. Não, não votei nele.

                      Denunciar abuso

                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                      Qual é o problema nesse comentário?

                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                      Confira os Termos de Uso

                      • L

                        LSB

                        18/01/2021 17:28:49

                        Simplista a “análise” da ciência no Brasil (ainda que não sejam falsas as informações/afirmações do texto) e quase infantil a “tese” sobre o processo decisório do eleitor brasileiro acerca de candidatos (ainda que alguns - poucos, muitíssimo provavelmente - ajam assim). No que se refere a sua resposta à Shirlei abaixo, entendo seu ponto, mas lastimo (pois como vc mesmo “confessa”, teve q cancelar até amigos - provavelmente inocentes em relação às ofensas que sofreu. Assim, uma vez que as pessoas estão muito interconectadas, você acabará se “isolando”... mas entendo, como já mencionei).

                        Denunciar abuso

                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                        Qual é o problema nesse comentário?

                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                        Confira os Termos de Uso

                        1 Respostas
                        • M

                          Madeleine Lacsko

                          18/01/2021 18:07:44

                          Se estão conectados a quem faz ataques, facilitam avesso a mim e os potencializam via algoritmo. Felizmente agora muitos estão abrindo os olhos para o que falo há anos sobre as Big Techs.

                          Denunciar abuso

                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                          Qual é o problema nesse comentário?

                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                          Confira os Termos de Uso

                      • J

                        João

                        18/01/2021 17:22:05

                        A mesma proporção do orgulho que devemos sentir, acredito seja a vergonha dos que trabalharam nessas vacinas e se viram representados de maneira oportunista, repetidas vezes, por seus representantes maiores. Saudades dos tempos em que unidade era a palavra que ditava o rumo deste país.

                        Denunciar abuso

                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                        Qual é o problema nesse comentário?

                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                        Confira os Termos de Uso

                        • J

                          João Teixeira Pires

                          18/01/2021 16:41:15

                          Concordo. Ainda existe uma maioria que luta diariamente e que não está vinculada à lamentável polarização em que nos encontramos. Mas a luta está árdua. O clima de tensão e revolta está aumentando. Vamos em frente!

                          Denunciar abuso

                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                          Qual é o problema nesse comentário?

                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                          Confira os Termos de Uso

                          • S

                            Shirlei

                            18/01/2021 15:43:09

                            Deixar registrado aqui um comentário, pois a Madeleine me bloqueou no Twitter. Madeleine escreveu no Twitter que é fake que o ministério da saúde firmou convênio com o Butantan para suprir o instituto de recursos para compra de equipamentos (além de pagar pelas vacinas). Comentei no post dela que achava que não era fale, pois li o convênio e o contrato. Ela apagou as respostas que me deu e me bloqueou, o que acho temerário para uma articulista que escreve em veículo com ampla circulação. Não saber lidar com o contraditório, quando colocado com respeito, como fiz, é bem sintomático.

                            Denunciar abuso

                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                            Qual é o problema nesse comentário?

                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                            Confira os Termos de Uso

                            18 Respostas
                            • S

                              Shirlei

                              ± 20 horas

                              Esse comentário foi removido pelo usuário

                              Denunciar abuso

                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                              Qual é o problema nesse comentário?

                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                              Confira os Termos de Uso

                            • S

                              Shirlei

                              ± 20 horas

                              Esse comentário foi removido pelo usuário

                              Denunciar abuso

                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                              Qual é o problema nesse comentário?

                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                              Confira os Termos de Uso

                            • S

                              Shirlei

                              ± 20 horas

                              Esse comentário foi removido pelo usuário

                              Denunciar abuso

                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                              Qual é o problema nesse comentário?

                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                              Confira os Termos de Uso

                            • S

                              Shirlei

                              ± 20 horas

                              Parceria, não vínculo. Então, exceto se vc nos trouxer informações novas, estamos chegando à conclusão de que a vacina foi desenvolvida por uma entidade privada (Sinovac, que terá lucro com a venda da vacina ao Min. Saúde) e a fabricação está sendo integralmente financiada com recursos federais do Sus. E que Doria evidentemente não ganhou nenhuma comissão pela corretagem do negócio, mas ficou com o ganho político: a foto em prantos com sua “enfermeira, mulher, negra”.

                              Denunciar abuso

                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                              Qual é o problema nesse comentário?

                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                              Confira os Termos de Uso

                            • F

                              Freitas

                              ± 20 horas

                              Shirlei, não pesquisei, pois não estava na minha "mira". Se conseguir algum dado, colocarei. Mas, o Butantan não é um entidade vinculada ao governo do estado de São Paulo?

                              Denunciar abuso

                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                              Qual é o problema nesse comentário?

                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                              Confira os Termos de Uso

                            • S

                              Shirlei

                              ± 22 horas

                              Sei... mas responda agora vc que fiquei curiosa. Qual o valor dos recursos destinados pelo governador de SP para o Butantan, para produção da vacina?

                              Denunciar abuso

                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                              Qual é o problema nesse comentário?

                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                              Confira os Termos de Uso

                            • F

                              Freitas

                              ± 22 horas

                              Shirlei, acalme-se. Eu não disse que você escreveu 80 milhões. Somente pus a informação. rsss

                              Denunciar abuso

                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                              Qual é o problema nesse comentário?

                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                              Confira os Termos de Uso

                            • S

                              Shirlei

                              ± 23 horas

                              Eu escrevi 80 milhões? Iniciativa privada foi a Sinovac, que detém dos direitos sobre a vacina. Certo? E quanto o governo do estado de São Paulo, quanto mandou ou vai mandar de recursos?

                              Denunciar abuso

                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                              Qual é o problema nesse comentário?

                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                              Confira os Termos de Uso

                            • F

                              Freitas

                              ± 23 horas

                              Shirlei >>>" Em dezembro, a Fundação Butantan assinou com a Saúde um convênio de R$ 63,2 milhões (não R$ 80 milhões) para a aquisição de equipamentos para o Centro de Produção Multipropósito de Vacinas (CPMV). A fundação Butantan captou na iniciativa privada R$ 130 milhões e ainda espera a ajuda federal. Apesar do empenho, o valor ainda não foi executado, como mostram os documentos verificados pela ONG Contas Abertas."

                              Denunciar abuso

                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                              Qual é o problema nesse comentário?

                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                              Confira os Termos de Uso

                            • F

                              Freitas

                              18/01/2021 18:04:12

                              Esse comentário foi removido pelo usuário

                              Denunciar abuso

                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                              Qual é o problema nesse comentário?

                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                              Confira os Termos de Uso

                            • S

                              Shirlei

                              18/01/2021 17:35:26

                              Eu não tenho essa informação. No portal transparência do site do Butantan não consta, ainda, recursos advindos desse último convênio. Assim como não consta, ainda, recursos advindos do Governo do estado de SP.

                              Denunciar abuso

                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                              Qual é o problema nesse comentário?

                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                              Confira os Termos de Uso

                            • F

                              Freitas

                              18/01/2021 17:24:57

                              Shirlei, para que eu possa acompanhar, informe-me quantos reais o Ministério da Saúde depositou na conta do Butantan para o desenvolvimento da vacina. Não quero saber de contratos, mas, sim, de pagamento.

                              Denunciar abuso

                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                              Qual é o problema nesse comentário?

                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                              Confira os Termos de Uso

                            • S

                              Shirlei

                              18/01/2021 17:24:34

                              Freitas, o governo federal repassa anualmente recursos para o Butantan para subsidiar as campanhas regulares de vacina. Especificamente em relação à coronavac, firmou com convênio prevendo repasse de 63 milhões para aquisição de equipamentos para o centro de produção de vacinas, entre outros. Além dos recursos para compra das vacinas (pagto do preço). Se vc tiver dados diferentes dos meus apresente. Não tenho nenhum problema em reconhecer q minha informação está errada.

                              Denunciar abuso

                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                              Qual é o problema nesse comentário?

                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                              Confira os Termos de Uso

                            • S

                              Shirlei

                              18/01/2021 17:18:52

                              Madeleine, acompanho vc há um tempo já, comento seus posts. Vc nunca havia me bloqueado. Eu não faço parte e nunca fiz de campanha nenhuma contra vc. Não é da minha índole participar de campanha de cancelamento. Minha conta no Twitter é nova, inclusive. Fiquei sim aborrecida e não me envergonho em reconhecer, pq não fui desrespeitosa com vc e minha intenção sincera era encontrar a verdade. Fosse verdade sua posição, desde q apresentasse dados, reconheceria sem a menor vergonha. No entanto, mais aborrecida fiquei agora com sua tentativa de justificar seu pouco apreço pelo contraditório colocando em mim a pecha de detratora da moral alheia. Sinto muito por ter descoberto esse seu lado.

                              Denunciar abuso

                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                              Qual é o problema nesse comentário?

                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                              Confira os Termos de Uso

                            • M

                              Madeleine Lacsko

                              18/01/2021 16:29:51

                              Eu bloqueio todos os que fazem parte da rede de relacionamentos das pessoas que processei por campanhas sistemáticas contra a minha pessoa. A recomendação dos especialistas em segurança é cortar esse vínculo. Precisei fazer até com amigos. Lamento que a tenha magoado.

                              Denunciar abuso

                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                              Qual é o problema nesse comentário?

                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                              Confira os Termos de Uso

                            • M

                              Madeleine Lacsko

                              18/01/2021 16:29:00

                              Esse comentário foi removido pelo usuário

                              Denunciar abuso

                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                              Qual é o problema nesse comentário?

                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                              Confira os Termos de Uso

                            • F

                              Freitas

                              18/01/2021 16:27:54

                              Shirlei, quantos reais o MS já depositou na conta do Butantan para o desenvolvimento dessa vacina? Depositou e não apenas firmou contrato, ok?

                              Denunciar abuso

                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                              Qual é o problema nesse comentário?

                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                              Confira os Termos de Uso

                            • S

                              Shirlei

                              18/01/2021 15:52:16

                              Corrigindo: ela não apagou as respostas, mas deu uma “lacrada” e me bloqueou. O que é estranho para alguém que acha que está com razão. Não aguenta o contraditório. Não é à toa que cada dia que passa tem menos espaço nos veículos de mídia. Não sei porque, mas sinto que em poucos anos Madeleine desaparecerá das mídias. Não saber lidar com o contraditório é um problema para alguém que se dispõe a escrever para o público. Aguardemos.

                              Denunciar abuso

                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                              Qual é o problema nesse comentário?

                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                              Confira os Termos de Uso

                          • C

                            CRISTIANO ARAUJO

                            18/01/2021 15:16:18

                            Tanta esperanças em vacinas, mas que podem se mostrar o contrário. Eu, particularmente, considero esse vírus uma arma biológica muito bem criada. Alguém acha que criariam uma arma biológica sem ter contra medidas para superar qualquer vacina? Uma campanha de vacinação mundial que pode está alimentando o monstro e o tornando mais poderoso. É só olhar para as novas mutações. Por que será que surgiu na Inglaterra? Será que não é por causa das cobaias que tomaram as primeiras doses. Se eu não estiver enganado, daqui a alguns meses saberemos. Espero sinceramente está completamente errado, por que se eu estiver certo, o caos tomará o mundo e muitos governos cairão, principalmente na Europa.

                            Denunciar abuso

                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                            Qual é o problema nesse comentário?

                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                            Confira os Termos de Uso

                            • P

                              Plinio

                              18/01/2021 14:49:25

                              Artigo medíocre ,cheio de lugares comuns,chavões e sentimentaloides.Propriosnde quem não sabe escrever .Redação de segundo grau. Não assino para ler isso.

                              Denunciar abuso

                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                              Qual é o problema nesse comentário?

                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                              Confira os Termos de Uso

                              • P

                                Plinio

                                18/01/2021 14:45:35

                                Perguntas sem respostas:1. qual a resposta de imunização desta vacina?2.quantas doses são necessárias para imunizar com coronovac?3.por q a Anvisa liberou uma vacina sem todo o protocolo de estudo?4.por que há segredos no contrato?5.o governador se tornou o mascate da vacina.Entao não há conflito de interesses?5.por que a enfermeira que aplica a vacina está sem luvas4. São três doses ou duas, porque a Mônica tomou duas antes ? Quero explicações e resultados. Qual a segurança para a faixa etária de maior risco:acima de 60 anos?

                                Denunciar abuso

                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                Qual é o problema nesse comentário?

                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                Confira os Termos de Uso

                                • D

                                  Dilbert

                                  18/01/2021 13:43:14

                                  Parabéns pelas ótimas reflexões. E, como sempre, muito humanas. Triste é ver que detratores das vacinas e inimigos da vida, como o Constantino, Garcia e outros pseudoarticulistas ainda tenham espaço na Gazeta para criar desunião e recebam muita grana do Governo para manter em êxtase os fanatizados. Mesmo sem concordar com todas as suas opiniões, sei que mais gente como você pode ajudar a colocar de volta os adultos na sala e reorganizar o país, botando os garotos mimados e velhos gagás no seu devido lugar.

                                  Denunciar abuso

                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                  Confira os Termos de Uso

                                  Fim dos comentários.