• Carregando...
Ventilador pulmonar de baixo custo da Poli-USP passa em testes com humanos
| Foto:

Em menos de um mês a Escola Politécnica da Universidade de São Paulo conseguiu sucesso na fabricação de um ventilador pulmonar de baixo custo, dentro das especificações da ANVISA para o tratamento de COVID-19.

A USP reuniu os melhores especialistas de diversos departamentos diferentes em busca de um respirador que seja efetivo nas UTIs para tratar pacientes com COVID-19, possa ser feito no Brasil com material brasileiro e baixo custo.

O projeto INSPIRE muito rapidamente conseguiu vários parceiros na iniciativa privada e também o apoio da Marinha do Brasil e do Senai. Participaram voluntariamente empresas que fornecem diversos insumos utilizados nos respiradores e também empresas do ramo de tecnologia.

O custo do projeto foi estimado em R$ 70 mil e os professores da USP resolveram abrir uma vaquinha online para financiar o mais rapidamente possível, sem depender de verbas públicas. A população contribuiu e doou R$ 175 mil para a fabricação dos ventiladores pulmonares de baixo custo e abertos.

A equipe fez um diário de bordo para que todas as pessoas pudessem acompanhar o desenvolvimento do projeto por meio de vídeos na internet.

Os professores da USP responsáveis pelo projeto INSPIRE divulgaram sua primeira nota oficial: o respirador brasileiro de baixo custo funciona.

Foram feitos primeiro os testes em animais. Após o sucesso, o ventilador pulmonar foi testado em pacientes reais de COVID-19, 4 pessoas internadas no INCOR, Instituto do Coração, também ligado à Universidade de São Paulo. Foi um sucesso, estão pendentes apenas os registros legais.

É uma conquista que pode fazer a diferença não apenas na forma como nosso país irá enfrentar a pandemia, mas principalmente nos destinos de inúmeras famílias em todo o Brasil.

Leia a nota oficial:

INSPIRE Ventilador Pulmonar Emergencial, Aberto e de Baixo Custo

Comunicado Oficial  001 20/04/2020

Nos dias 13 e 14 de Abril de 2020 foi realizado estudo do Ventilador Emergencial INSPIRE  com animais, com o devido trâmite de Comissão de Ética em Pesquisa. O estudo foi coordenado pela Professora Titular Denise Tabacchi Fantoni com o auxílio da Professora Dra. Aline Ambrósio, ambas do Departamento de Cirurgia da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da USP. Estes ensaios foram realizados no Laboratório 08 de Investigações Médicas da Faculdade de Medicina da USP, LIM08, coordenado pelo Professor Titular José Otávio Costa Auler Junior com o auxílio da Dra. Denise Aya Otsuki, ambos da Disciplina de Anestesiologia do Departamento de Cirurgia da FMUSP. O ventilador emergencial INSPIRE foi testado em dois animais e foi considerado aprovado neste estudo.

Nos dias 17, 18 e 19 de Abril foram realizados estudos com pacientes, com o devido trâmite na Plataforma Brasil do CONEP, Comissão Nacional de Ética em Pesquisa, sob a coordenação do Professor Titular José Otávio Costa Auler Junior e com auxílio da Professora  Filomena Regina Barbosa Gomes Galas, Professora Associada do Departamento de Cirurgia, Disciplina de Anestesiologia da FMUSP e Médica Supervisora da UTI Cirúrgica e da Divisão de Anestesiologia do Instituto do Coração do Hospital das Clínicas da FMUSP e do Fisioterapeuta Dr. Alcino Costa Leme. Este estudo foi realizado com quatro pacientes, nas dependências do INCOR Instituto do Coração do Hospital das Clínicas da FMUSP. O Ventilador Emergencial INSPIRE foi considerado aprovado neste estudo, inclusive no modo assistido controlado por pressão. Não houve nenhuma intercorrência com os pacientes ventilados com o INSPIRE.

Nos próximos passos, os documentos serão enviados aos órgãos competentes, inclusive à ANVISA.

Prof. Dr. José Otávio Costa Auler Junior FM-USP

Profa. Dra. Denise Tabachi Fantoni FMVZ-USP

Prof. Dr. Marcelo Knorich Zuffo EP-USP

Prof. Dr Raul Gonzalez Lima EP-USP

São Paulo, 20 de Abril de 2020

Escola Politécnica da USP

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]