Imagem: internet| Foto:

Vale dizer: não sou exatamente um fã ardoroso do caricaturista Carlos Latuff. Por meio de sua arte, posso inclusive intuir que temos visões de mundo distintas. Há contudo um abismo comparável à Fossa das Marianas entre desgostar e até mesmo contestar com veemência uma expressão artística e agredí-la, de forma grotesca, como fez o parlamentar Coronel Tadeu (PSL-SP).

CARREGANDO :)

Mas, afinal, quem é o Coronel Tadeu? No limite, trata-se de um deputado eleito por São Paulo na espuma do bolsonarismo, graças a 98.373 votos (0,47% dos válidos). Isso é possível descobrir em uma pesquisa rápida, porém, não extingue a dúvida: quem é o Coronel Tadeu?

Alguém pode alegar que se trata de um pobre diabo. Um autêntico espécime do chamado zé ninguém. E não estará de todo errado. Admito, dificilmente eu tomaria conhecimento da sua existência não fosse sua primitiva reação em plena Câmara. Podemos ficar assim, então. O Coronel Tadeu é um zero à esquerda. Um borra-botas inexpressivo experimentando seus 5 minutos de fama, mas que que logo voltará ao ostracismo quando essa onda metida a conservadora passar.

Publicidade

A parte da sociedade que se preocupa com o recuo civilizatório em andamento no país, entretanto, não pode se dar ao luxo de ignorar um zé ninguém como Tadeu. Não pode, antes de qualquer coisa, pela razão óbvia: ele é real. E não só é real como é capaz de incentivar atos bestiais e discursos nocivos à ordem democrática.

Para além dessa constatação, todavia, há um motivo ainda mais importante para que Tadeu seja observado de perto, como se fosse um inseto peçonhento recém-descoberto nas profundezas da Amazônia ainda de pé, antes que o establishment do qual faz parte a derrube por completo: Tadeu já foi ignorado por tempo demais.

Pulgas, que habitam minhas rugas

Oncinha pintada, zebrinha listrada

Coelhinho peludo

Publicidade

Vão se foder!

Porque aqui na face da Terra

Só bicho escroto

É que vai ter

Se a letra da clássica “Bichos Escrotos” (Titãs) se parece cada vez mais com o atual momento, cabe ao cidadão civilizado compreender que só reconhecendo a existência de sujeitos como o Coronel Tadeu eles poderão ser enfrentados. Foi por meio do exílio — um exílio imposto por uma elite intelectual presunçosa e com nojo de se misturar ao povo que diz defender — que Tadeu conseguiu ser um legítimo representante da sociedade.

Publicidade

É como se o cidadão comum, pouco instruído, avesso a livros, desconfortável em aeroportos e alheio às maravilhas que só a mistura de culturas pode proporcionar finalmente tivesse decidido votar da maneira mais instintiva possível: em quem possa espelhar seus medos e limitações.

Horrorizar-se com a postura do Coronel Tadeu e de tantos outros como ele, igualmente agressivos e fronteiriços, dispostos a destruir da maneira que for possível um mundo que detestam por oferecer mais do que suas naturezas suportam é fácil.

Fundamental, porém, será resgatar os milhões de brasileiros que desde o dia primeiro de janeiro se envergonham diariamente. Que não votaram esperando tamanhos exemplos de boçalidade, mas por exclusão, enredados em um jogo de palavras populista como sempre acontece desde o início da Nova República.

Tadeu é um zé ninguém, mas é real.